6 de novembro de 2010

A Vingança do Assassino (A Saga do Assassino, Livro 4)

Autor: Robin Hobb
Género: fantasia
Editora: Saída de Emergência | Nº de páginas: 441
Nota: 3/5

Resumo (do livro): FitzCavalaria renasce dos mortos graças à magia desprezada da Manha, mas a sua fuga das garras da morte deixou-o mais selvagem do que humano. Os seus velhos amigos têm que ensiná-lo a ser um homem de novo, e depois deixá-lo escolher o seu próprio destino.

Incapaz de esquecer a tortura a que foi submetido às mãos do príncipe usurpador, Fitz planeia vingança enquanto recupera a sua alma e sanidade. Até ao momento em que o seu verdadeiro rei o chama para o servir numa missão misteriosa com consequências inimagináveis.

Numa terra arruinada pela ganância e crueldade onde Fitz se tornou uma lenda temida, ele fará tudo para restaurar a verdadeira regência nos Seis Ducados. Mas primeiro terá que escapar dos seus inimigos que lhe movem uma perseguição sem quartel…


Opinião: Parece-me que estes livros são maiores do que deviam ser. Este quarto livro em português corresponde a metade do terceiro volume original e nada de grande relevância parece ter lugar. Como sempre acompanhamos Fitz, aqui a tentar encontrar novamente o seu lado humano, depois dos acontecimentos finais do livro anterior, e a iniciar uma viagem de modo a obter vingança. Devido ao título pensei que teria sucesso, fui ingénua. Fitz tenta vingar-se mas sem o conseguir, descobrindo no entanto que Vontade (um dos Talentosos do rei usurpador) tem bastante talento no uso do Talento, digamos assim. Mas é nesta tentativa de vingança que o verdadeiro rei o marca para ir ter com ele, pelo que Fitz empreende então uma difícil viagem, sendo procurado pelo usurpador e suas tropas e Talentosos, mas encontrando também quem o esteja disposto a ajudar.

E o livro é basicamente isto. Temos Fitz a sair de encrencas e ficar em situações piores que a anterior. Vemo-lo a separar-se do seu “irmão” para ser reunido outra vez. E tudo isto se passa num ambiente previsível em que nada de novo parece ter lugar. Os momentos mais interessantes são aqueles em que vemos Fitz a usar o seu Talento, dando a conhecer os vários ataques que os Navios Vermelhos vão fazendo às cidades costeiras dos Seis Ducados, mas mais nada aprendemos sobre quem está por detrás e o porquê. Começo mesmo a duvidar que as perguntas que os Navios Vermelhos suscitam sejam respondidos no último volume. Quer-me parecer que o final desta série será algo do género “e Fitz encontrou Veracidade, que encontrou os Antigos (dragões???) e vieram para a costa onde os Navios Vermelhos ficaram com medo e partiram para deixarem de incomodar o reino dos Seis Ducados, havendo paz!” A sério, quando penso num final para esta série algo como isto vem-me à cabeça. :/

Se calhar parti com expectativas muito elevadas, mas esta série não está a corresponder à ideia que tinha. Para começar, e mais uma vez foco isto, o ritmo é lento e pouca acção é digna de interesse. A autora repete-se constantemente (acho que nas primeiras 150 páginas repetiu por 3 ou 4 vezes como é que Fitz escapou no final do livro anterior) e não me consegue fazer com que eu sinta empatia para com o personagem principal, cuja inteligência deixa a desejar. Vejo-me a sentir saudades dos personagens que desapareceram sem deixar rasto, casos de Veracidade, Kettricken e Bobo, mas porque parecem-me as únicas dignas de nota e que davam um outro brilho à história.

8 comentários:

slayra disse...

Oh não, e eu que tenho os 5 volumes para ler... eu e as minhas compras impulsivas! Mas toda a gente dizia tão bem... *sigh*

WhiteLady3 disse...

Não deixes que a minha opinião te desanime, dá pelo menos uma chance ao primeiro volume. Até posso ser eu que não estou com espírito para o livro, ou pode estar-me a escapar algo que outros leitores encontraram no livro... mas não sei, parece-me que esta é uma série algo overated. :/ Vamos a ver como é o final...

Anónimo disse...

Ainda não li este livro!

Quero tanto lê-lo!!

Este Natal tenho que encomendar os dois volumes que me faltam!!

slayra disse...

"Não deixes que a minha opinião te desanime, dá pelo menos uma chance ao primeiro volume. Até posso ser eu que não estou com espírito para o livro, ou pode estar-me a escapar algo que outros leitores encontraram no livro... mas não sei, parece-me que esta é uma série algo overated. :/ Vamos a ver como é o final..."

Pois, hei-de ler... agora já cá estão, lol. Mas ainda bem que li as tuas críticas assim já não entro na leitura com expectativas tão elevadas (que depois me faz escrever críticas acutilantes... :p)! ^_^;

Aconteceu-me o mesmo com "Os Jogos da Fome", toda a gente dizia tão bem, eu vou a ler e bah!

WhiteLady3 disse...

assim já não entro na leitura com expectativas tão elevadas (que depois me faz escrever críticas acutilantes... :p)! ^_^;
Oh... :( E eu que até gosto das críticas acutilantes... :P

Mas lê, quero ver o que achas. :)

Cat SaDiablo disse...

Este livro vai ser muito provavelmente a minha próxima leitura! Andei a adiar, até comprar o volume 5, e vou ler de seguida.
Confesso que nem li a opinião :p
O primeiro volume, apesar de ter gostado, não me agarrou tanto como esperava. O mesmo não posso dizer dos 2 volume seguintes, que devorei! A história evolui ao longo da saga. Estou ansiosa por continuar.

Mónica disse...

E pronto, depois de ter os 5 cá em casa ainda por ler (gosto de ter as colecções completas quando começo a ler) leio as tuas opiniões e penso: "porra.... se calhar mais valia ter investido noutra série!!"

Agora que os tenho cá eventualmente vou ter de os ler mas digamos que acabaram de ficar bem longe das minhas prioridades.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...