16 de abril de 2014

As minhas razões para reler

Não sei se já disse mas o espaço para arrumar livros é crítico. Aliás, é mais ao menos como esta imagem que encontrei no Facebook de algumas pessoas amigas...


Pois que shelves já não há e, tenho a certeza, cheguei a um ponto em que se entra mais um livro em casa alguém pode ter de ir dormir para a rua. Podem ter uma pequena ideia de como as estantes estão seguindo este link, tendo em conta que já têm alguns anos logo há mais livros. :P Tive mesmo de comprar um baú (já não tenho o puff que penso se vê num dos vídeos) para comprar os livros que já tinha lido, de modo a eu a olhar para estante e ver, logo escolher, por entre títulos que não li as minhas próximas leituras. No entanto, há livros que são mais fortes que eu e que mesmo já os tendo lido por mais de uma vez (no caso do HP 4 ou mais O_o) têm lugar cativo na estante, não porque fiquem bem (apesar de ficarem :D) mas porque posso vir a ter a súbita necessidade de os reler.

Mas porquê, foram realmente assim tão bons? Porque a necessidade de pegar neles novamente? Bem, para isso tenho de falar neles. Como disse, há 26 livros que quero reler e eles são:
  • 6 volumes do Harry Potter - não me digam que estão surpreendidos! Falta o primeiro, que emprestei (sempre a espalhar a Pottermania), e é verdade que já reli por várias vezes a série, mas está a voltar aquela saudade! NUNCA outra série me disse tanto e julgo que nunca vai haver outra;
  • trilogia O Senhor dos Anéis e O Silmarillion - opá, simplesmente tenho de o fazer! São histórias belíssimas que ainda hoje me acompanham, sobretudo a cena nas Casas de Sarar. <3 É todo um mundo que se encontra naquelas páginas, que nasce e se desvanece. É óbvio que tenho de voltar à Terra Média, e descobrir outras histórias que também ali estão;
  • segundo volume do Outlander em português e a novela gráfica The Exile - parece que a tradução é atroz, mas a série está aí à porta e além disso tenho os restantes para ler, pois fiquei no quarto volume de, até agora, 8 livros e ainda há os da série Lord John Grey. Há personagens que sinceramente não quero reencontrar, basta ter de as seguir nos restantes livros, mas há também pormenores que já se foram da minha cabeça e, sinceramente, não há outra série que me faça viajar no tempo (percebem?! xD) como esta;
  • 2 volumes de Iron Seas - acho que nunca consegui escrever nada sobre a série, e sinto que devia pois é muito boa, e tenho também o terceiro livro para ler. Acresce que o quarto anda a sair aos bocados;
  • a trilogia (original) Sevenwaters - também nunca escrevi sobre ela, pois li antes de ter o blog e numa altura em que se escrevia no ficheiro Word, há muito que ele desapareceu no meio dos meus 2 casos de fritar o disco. *sad panda* Foi uma das primeiras recomendações internéticas que li, no seguimento do meu fascínio por Harry Potter e descoberta de fóruns dedicado ao fandom, assim como julgo ter sido também o primeiro que li com protagonistas femininas fortes, autênticos role model;
  • 3 volumes da saga Téméraire - dragões! A serem usados nas Guerras Napoleónicas! Estou cansada de estar à espera que a Presença se digne a publicar os que 5 que faltam, pois saíram até agora 8, e por isso andei a juntar as versões originais ao longo destes anos. Começa a estar na hora de ler tudo, pois o próximo parece ser o derradeiro, e convém refrescar a memória;
  • Possession - nem a propósito a Célia partilhou um artigo que descasca no livro, mas já era para o ter relido o ano passado para tentar acompanhar um read-a-long mas não foi a melhor altura. Sim, concordo com os pontos do artigo da Célia, pois apesar de o adorar e me ter arrependido de ter dado a versão que inicialmente e cuja capa mostrava o quadro "Beguiling of Merlin" (quem me manda ser parva?), consigo entender os seus defeitos e o porquê de não agradar a todos. Mas quero voltar a perder-me no romance daqueles dois autores fictícios;
  • Fantasma da Ópera - adoro a história, adoro o musical ainda que seja diferente, adoro romances epistolares, adoro o Persa. Tenho de voltar a ficar de coração partido com aquele final;
  • A Corte do Ar - sabem aqueles livros em que são largados sem perceber o mundo em que entram? Foi o que aconteceu neste e sinto que não desfrutei tanto do livro, das histórias e personagens, por querer tentar entender aquele mundo. Parecia que tudo se passava rapidamente e ao tentar focar-me numa coisa, havia outra a acontecer por trás e a passar-me despercebida;
  • os volumes 3 e 4 de As Crónicas de Gelo e Fogo - parei há tempos porque os volumes seguintes ainda não tinham saído em português, depois era o Martin que nunca mais acabava de escrever... enfim, fui adiando e agora há uma, perdão... duas cenas que jamais terão o impacto tivesse eu lido pela primeira vez, antes de as ver na série. Mas tal não há-de voltar a acontecer, espero;
  • As Crónicas de Nárnia - reli 5 livros o ano passado, faltam os restantes para voltar a acabar a série.
Eis os livros que estão na calha para as releituras. Felizmente vou conseguindo resistir ao seu chamamento, mas em alguns, porque fazem partes de séries que quero mesmo ler, vou ter realmente de pegar (mais cedo ou mais tarde) sob pena de não entender os volumes que se seguem. Triste a vida de um leitor, com livros novos a saírem todos os dias (ultimamente, e felizmente, nem tanto do meu agrado porque o hype começa a enjoar e acabam por não corresponder às minhas expetativas) e já tão boas coisas publicadas, que uma pessoa nem se sabe para onde se virar.

3 comentários:

Rui Bastos disse...

A trilogia do Tolkien vai ser relida este verão, numa edição muito antiga em inglês, com os 3 livros, que encontrei por 8 euros num alfarrabista :D

A saga da Novik tem andado a olhar para mim, tenho ali os 3 que já foram lançados em português, e well, é como tu dizes... dragões!

WhiteLady3 disse...

Eu vou para ali roer-me de inveja porque não encontro coisas catitas a baixo preço. :P

E o Téméraire é tão fofinho! :D

Rui Bastos disse...

Os alfarrabistas lisboetas são um sonho :p

Fofinho? FOFINHO? I DEMAND FIRE AND BLOOD!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...