1 de março de 2010

O Quarto Mágico

Autor: Sarah Addison Allen
Género: romance
Editora: Quinta Essência | Nº de páginas: 278
Nota: 4/5

Resumo (da badana): Três mulheres inesquecíveis moram numa cidade especial onde tudo, ou quase tudo, pode acontecer: Josey, a viciada em doces, esconde um segredo no roupeiro; Della Lee, a fugitiva, tem uma costela de Némesis e duas de fada madrinha; e Chloe, a apaixonada pela leitura, é perseguida por livros.

Josey Cirrini tem a certeza de apenas três coisas na vida: o Inverno é a sua estação preferida; está perdidamente apaixonada pelo carteiro; e um doce sabe muito melhor quando degustado na privacidade do seu esconderijo secreto. Enfrentando uma vida entediante, o seu único consolo é a pilha de doces e romances a que se entrega todas as noites... Até que descobre que no roupeiro se esconde nada mais nada menos que Della Lee Baker. Fugindo a uma vida de má sorte, Della Lee ajudar Josey a mudar de vida. E, em breve, a jovem renunciará às guloseimas e descobrirá que, mesmo sem elas, a vida pode ser doce.

Influenciada por Della Lee, Josey trava amizade com Chloe Finley, uma jovem que é perseguida por livros que surgem inexplicavelmente nos mais variados lugares e com uma resposta para quase tudo.

À medida que Josey se atreve a sair da sua casca, descobre um mundo onde a cor vermelha tem um poder surpreendente e o amor pode surgir em qualquer altura. E isso é só o início…


Terna e com um toque de magia, esta é uma história encantadora sobre a amizade e o amor — e sobre as surpreendentes e mágicas possibilidades que cada novo dia nos reserva.

Opinião: Bastantes críticas positivas, sobretudo as da Canochinha (podem encontrar uma pequena crítica a este livro no fórum Estante de Livros), no que toca a esta autora fomentaram a minha curiosidade e digo desde já que foi uma árdua tarefa conseguir pôr as minhas mãos num exemplar. Primeiro, porque já não os encontro nas livrarias (também se pode dar o caso de capas mais atractivas, ou seja com menos floreados, me chamar a atenção em detrimento dos 2 livros desta autora), e segundo, porque nas BLX há sempre uma fila de reserva enorme. As minhas reservas já expiraram por 2 vezes e espero que seja à 3ª que O Jardim Encantado chegue finalmente às minhas mãos. O mais engraçado é que tem uma reserva expirada vai para cerca de uma semana (pelo menos que me tenha dado conta) mas passar à próxima pessoa da lista está quieto!!! Por isso, quando a simpatiquíssima Slayra teve a bondade de me emprestar O Quarto Mágico eu aproveitei, está claro!

Este livro conta a história de 3 mulheres que se encontram, de certa forma, ligadas entre si. Josey é a que tem maior destaque, tanto que dá o nome ao livro no original – The Sugar Queen – que me parece bastante mais indicado, e fofo, do que o título que escolheram em português, já que Josey tem um armário cheio de doces, romances cor-de-rosa e revistas de viagem, que constituem o escape à sua vida monótona a tomar conta de uma mãe ressentida. Della Lee é elemento que tira Josey da sua vida recatada e leva-a a conhecer Chloe, que foi traída pelo namorado e que tem um poder mágico que, julgo, muitas leitoras gostariam de ter.

É bastante fácil relacionarmo-nos com as personagens e as suas histórias. Li por várias vezes que se tratava de um romance mágico e, como adepta de fantasia e contos de fada, imaginei uma logo uma história com fadas madrinhas e ratinhos que se transformavam em cavalos e que puxavam um coche feito de uma abóbora, ou bruxas malvadas que enfeitiçavam donzelas com maçãs envenenadas. Claro que estava errada já que a magia aqui é bastante subtil, revelando-se sobretudo nos pequenos detalhes. Adorei, por exemplo, como os encontros de Chloe e do ex-namorado influenciavam o mundo à sua volta.

Queria dar-lhe um 5 mas a previsibilidade nalgumas situações tira-lhe algum brilhantismo. Mas é um romance bastante fofo, e mesmo guloso, que nos deixa com um quentinho no coração, ideal para ler naqueles dias em que nos sentimos um pouco embaixo. Gostei tanto que apesar de o ter lido emprestado, penso em adquiri-lo, para reler vezes sem conta. :)

4 comentários:

Tinkerbell disse...

já li e adorei!

slayra disse...

Eis a crítica que escreveria a este livro se não fosse uma cínica pateta que só gosta de escrever críticas aos livros de que não gosta... :p Gostei muito deste livro. ^^

Also, my library is your library. O_O

WhiteLady3 disse...

És nada uma cínica pateta! E sim, apeteceu-me responder a tudo o que era comentário... :P

Carol disse...

ola!li o livro e também gostei muito, vamos a ver os outros dois ;)...já agora passa no meu blo e dá-me uma opinião:
http://palavrassoltas-carol.blogspot.com/
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...