30 de abril de 2014

Abril 2014

Eh lá! Este mês (pelo menos no seu início) estive lançada, quase que publicava todos os dias, e ainda por cima coisas enormes. O_o Devia ter espaçado as publicações, talvez rendessem para quando não tenho muito para dizer, mas isto é o que acontece quando me dá na cabeça de escrever como se não houvesse amanhã. Mas já sentia falta. Tinha críticas em atraso (no entanto não deu para pôr tudo em dia) e consegui finalmente colocá-las cá fora, contribuindo muito para a minha sanidade mental porque só escrevendo é que consegui deixar de pensar nas coisas.

É estranho como algumas histórias mexem comigo, em que preciso escrever de forma a analisar como me fez sentir, como me tocou, surpreendeu ou magoou. É um processo racional de meter as ideias em ordem. Talvez devesse alargar a escrita para a esfera privada. Nunca fui de escrever diários (muito medo de racionalizar o que vai por aqui dentro) mas talvez seja um exercício salutar... se depois queimá-los, pois está claro. Não poderão ser deixados por aí caso venha a governar o mundo e possam ser usados contra mim por pessoas mal intencionadas! Raios, não devia ter dito isto... :P

Para além de escrever também li bastante. Ter uns dias de férias e fins de semana prolongados ajudou a, pelo menos, acabar algumas leituras que estavam penduradas desde o ano passado.

Livros lidos:
  1. O Meu Programa de Governo de José Gomes Ferreira - Vale o dinheiro gasto
  2. Far and Away de Sonja Massie - Vale o dinheiro gasto
  3. O Livro das Emoções de Laura Esquivel - Se fosse emprestado não se perdia nada com isso
  4. A Night Like This (Smythe-Smith Quartet, #2) [e-book] de Juia Quinn - Se fosse emprestado não se perdia nada com isso
  5. The Centurion's Wife (Acts of Faith, #1) [e-book] de Davis Bunn e Janette Oke - Se fosse emprestado não se perdia nada com isso
  6. O Despertar da Meia-Noite (Raça da Noite, #3) de Lara Adrian - Emprestado e pouco se perde com isso
Filmes vistos:
  1. Hop - Com tanta coisa para ver e tinha de ver isto
  2. 9 Semanas e 1/2 - Com tanta coisa para ver e tinha de ver isto
  3. O Paraíso da Barafunda - Emprestado e pouco se perde com isso
Séries vistas:
  1. Foi Assim que Aconteceu (últimas temporadas) - Com tanta coisa para ver e tinha de ver isto ou Para ter na estante
  2. Black Sails (temporada 1) - Vale o dinheiro gasto
  3. The Killing: Crónica de um Assassinato (temporada 3) - Vale o dinheiro gasto
Empréstimos:
  1. Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie

Desafios:
Desafio 2014 ou Desafio Mini-pilha - foi-me emprestado 1 e li 6 no entanto saldo de 5 livros retirados à pilha!
Disney Movie Challenge - 7 filmes vistos de 98.

Artigos:
  • No segundo episódio do SLNB de Março falámos de literatura no feminino e poucos dias depois encontrei este artigo que fala um pouco sobre as suas experiências como leitora, escritora e ainda se debruça sobre personagens femininas, nomeadamente sobre a falta de agência, ou seja de algo que mova as personagens femininas que muitas vezes são um prémio ou a típica damsel in distress, e o estigma da palavra "princesa";
  • porque outros conseguem colocar, melhor do que eu, em palavras o que penso de um livro;
  • no Dia Mundial do Livro a Telma escreveu uma carta ao seu "eu leitora" de 16 anos;
  • não sei se já disse por aqui mas as Smart Bitches são hilariantes! xD Desta feita mostram como os gifs podem ajudar a perceber melhor algumas cenas dos romances;
  • o The Guardian fez um especial convidando autoras a escreverem alguns comics, entre as quais Gillian Flynn, Margaret Atwood e Audrey Niffenegger;
  • não concordo com tudo o que a autora diz sobre a Éowyn (como a própria diz "It’s literature; you can choose the interpretation you want") mas eis um texto interessante sobre personagens femininas em Tolkien, e um pouco no espírito do último SLNB deste mês.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...