23 de dezembro de 2012

Dezembro 2012

Nota: Este post será bilingue em algumas partes. A lista de livros lidos pode ser encontrada no post dedicado a cada desafio. É só carregarem no link.
~*~
Note: This post will be bilingual at some parts. The list of books read can be found on the post dedicated to each challenge. Just click on the link.

Este balanço mensal chega mais cedo mas aqui pretendo debruçar-me sobretudo nos desafios a que me propus este ano, fazendo depois fazer um outro balanço mais geral. Podem ver também os anteriores em marçojunho e setembro.


O primeiro grande falhanço, por assim dizer. Demorei bastante tempo a ler os dois primeiros e fiquei a meio da primeira parte do 3º livro (eu sei, é algo complicado :P). O meu maior problema é com a protagonista, a maravilhosa, a espectacular, a perfeita, a poliglota... AYLA! *palminhas para o Homo Sapiens que aprende uma língua da noite para o dia* Ok, agora sem brincadeiras, o facto de ela ser capaz de tudo e perfeita em todos os sentidos tira-me um pouco do sério, mas ainda assim é de louvar o setting histórico destes livros. Muitas das ideias que apresenta já estão ultrapassadas, devido aos estudos que se têm feito nos últimos 30 anos, de lembrar que o primeiro foi editado nos anos 80 e entretanto a Arqueologia tem oferecido novas respostas para um período da História do Homem tão recuado e tão vasto, mas ainda assim parece-me apresentar uma visão algo convincente de como seria o dia-a-dia na época, a organização social e o estilo de vida.


Fiz 2 linhas! O grande objectivo era fazer todo o cartão mas ter lido 19 de 25 temas não me parece um mau resultado. Achei que correu tão bem que fiz um novo cartão para 2013, com algumas diferenças.


O desafio que mais me dói por não ter concluído. Por 3 livrinhos! E não é que não os tivesse, porque sabe Deus a quantidade de livros que tenho por ler em casa, mas distraí-me com empréstimos e aquisições... Mas gostei de o fazer, afinal de contar li livros que vinha a adiar a leitura há bastante tempo e por isso este é outro desafio a manter e até elevei a fasquia. A ver se em 2013 ando mais certinha do que este ano.

~*~

It does hurt me that I haven't finished this challenge. I was so close, only 3 books more! I mean, I have so many books to read but I got distracted with lendings and new aquisitions... Still, I did enjoy it and came around to read some books I was putting off for a very long time so I already signed up for the 2013 edition and even raised the bar. Let's hope I don't go off track next year.


Só li 3 temas de 9. Este não foi um ano muito bom para clássicos, ainda que me tenha feito descobrir Shakespeare. Para mim os clássicos têm que ser lidos no momento certo, e parece que este ano não houve muitos desses momentos em que me apetece levar uma ensaboadela moral ou um verdadeiro enxerto de porrada emocional. Mas os que li foram bons, provavelmente dos melhores livros que li este ano. Não vou fazer este desafio em 2013, mas acho que os temas são interessantes.

~*~

I've only read 3 themes out of 9. This wasn't a good year for classics, even if I came to discover Shakespeare. For me the classics have to be read at the right time and I just didn't felt like having my soul exposed on books. But I did enjoy the ones I read and they're even the best books I've read this year. Won't be signing up for 2013 but the themes seem interesting.


Li 3 de 6 temas. Penso que neste caso o mal foi não ter feito uma lista de potenciais leituras, o que me fez dispersar e acabar por não ler todos os temas. Também me apercebi de que talvez funcione melhor quando é dado realmente uma palavra, como no Monthly Key Word Challenge daí a opção por me inscrever nesse desafio e não na versão 2013 de What's in a Name apesar de os temas serem interessantes.

~*~

Read 3 of 6 themes. I think my mistake was not making a list of potential readings, which led me to stray to other books and not completing the challenge. I realized that a challenge with given words, such as the Monthly Key Word Challenge, might be my thing so I decided to sign up for that one instead of 2013 version of What's in a Name, but the themes are interesting.


Não peguei num único livro. *envergonhada* Ainda pensei "vou pegar neste da Deana Barroqueiro" ou "até me está a apetecer ler o livro do João Paulo Oliveira e Costa" mas realmente pegar neles? Está quieto. Estou realmente bastante triste comigo mesma e em 2013 hei-de corrigir isto!


Já fiz o balanço aqui pois foi a única com balanço positivo, ainda que gostasse de ter ido mais longe.


Foi a última temporada na qual me inscrevi e terminou na passada sexta feira, dia 21 de dezembro. Balanço? Mal peguei num único livro... Aqui culpo o facto de não acreditar realmente que o mundo ia acabar e pensar, por isso, que dispunha de todo o tempo do mundo. :P



E porque um balanço mensal tem, quase obrigatoriamente, de ter artigos que me chamaram a atenção, aqui ficam alguns que não foram parar ao Instapaper para ler mais tarde... Pergunto-me se algum dia vou voltar a pôr a leitura do Instapaper em ordem. Esteve quase, quase...
  • vi este Biblio-mat no início do mês e pareceu-me uma forma interessante de descobrir novos livros
  • mais uma vez a Patrícia do Ler Por Aí foi ao seu baú de memória buscar paixões antigas. Desta vez partilhou a sua "primeira paixão literária", e que foi também a minha, Enid Blyton. Como me revi neste texto *saudades de tempos idos*
  • um infográfico interessante sobre livros em papel e e-books e que basicamente ilustra o que se passa comigo: tenho um e-reader onde até penso que leio bastante, mas não é por isso que deixo de comprar e ler livros em papel ou de frequentar bibliotecas. O que importa é que "nothing beats a good book" seja ele em que formato for
  • isto meus amigos
  • já por aqui falei do Vaginal Fantasy, que há algum tempo passou a ter os seus Hangouts no canal Geek and Sundry no YouTube (têm aqui a playlist), mas agora tenho de chamar a atenção para outros programas também alojados naquele canal como Sword and Laser que, para além de terem um bookclub no Goodreads entrevistam autores (a cada entrevista fico mais fã do Martin e da Gail Carriger!), e têm contribuído para aumentar a minha wishlist, assim como os Hangouts conduzidos pelo Pat Rothfuss, do qual ainda só consegui ver o primeiro e parte do segundo mas achei interessantes e, lá está, contribuiu um pouco para conhecer novos autores e aumentar a wishlist. Damn you people, mas continuem a fazer coisas destas...
  • sobre e-books e design. Realmente já reparei no "amadorismo", sobretudo no que toca a self-published books, e irrita-me um pouco que em alguns e-books em vez da capa tenham só uma página com o nome e o autor, mas gostaria de destacar que, como a autora do artigo, por muito cómodos que sejam os e-books é verdade que em termos de capas nunca poderá possibilitar a mesma experiência, como por exemplo o do amor à primeira vista (sim, já me apaixonei por capas). Destaco também o vídeo, para o qual o artigo faz ligação, com um designer gráfico a explicar como pensou algumas capas, e já agora aproveito para deixar também este (esta é uma das capas pelas quais me apaixonei e tenho pena que em português não seja semelhante)
  • a vida é mesmo assim
  • o meu irmão deu-me a conhecer esta comic aqui há uns tempos e eu só posso aconselhar, não só porque tem coisas com que me identifico mas também é fofinha.

No que toca a aquisições e empréstimos, este mês foi outro deslize quase tão grande como em outubro e por isso não vale a pena ir por aí. Resta só dizer que 2013 tem que ser um ano mais comedido e dar-se uma alteração de hábitos. Como disse no balanço de novembro, tenho de apostar mais em e-books do que em livros. Mas o melhor era mesmo não adquirir nada e diminuir a pilha TBR tanto física como no Kindle...

E pronto, com pouco mais de uma semana até ao final do ano posso dizer que em termos de mês e desafios foi isto. Só me resta desejar um Feliz Natal. :)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...