27 de abril de 2011

Last Sacrifice (Vampire Academy, Livro 6) [e-book]

Autor: Richelle Mead
Género: fantasia
Editora: Penguin Group | Nº de páginas: -

Resumo (do site Goodreads): The astonishing final novel in Richelle Mead's epic series!

Murder. Love. Jealousy. And the ultimate sacrifice. Now, with Rose on trial for her life and Lissa first in line for the Royal Throne, nothing will ever be the same between them.


Opinião: Eis-nos chegados ao último livro, que conta com um pouco mais de acção, ou não estivesse Rose a tentar limpar o seu nome, tendo sido acusada de um crime que não cometeu. Além disso, procura também um Dragomir perdido, para ajudar Lissa na sua pretensão a representar a família na Assembleia da Corte Moroi. Mais uma vez as coisas não são fáceis, mas nota-se que este é de facto um livro que encerra um ciclo, sendo que as personagens tornam-se naquilo que já antecipávamos desde o primeiro livro.

Mais uma vez não posso deixar de salientar o crescimento das personagens, que foi praticamente uma constante em toda a série. Personagens com problemas reais, nem sempre fáceis de ultrapassar mas com os quais nos podemos relacionar. Foi assim um prazer ver Rose tornar-se numa personagem mais calma, um pouco menos impetuosa e mais ponderada, mas ainda assim disposta a meter-se em apuros pelas pessoas que mais ama no mundo. Além disso consegue ultrapassar os seus próprios problemas e ajudar os outros a resolverem os seus. Lissa também tem um crescimento gradual ao longo da série, mas confesso que neste último livro aborreceu-me, ainda que as partes em que Rose estava na sua cabeça fossem interessantes.

Mas nem só de personagens vive um livro e a história também foi muito bem contada. Adorei a voz de Rose, já que os livros são escritos na primeira pessoa, bastante sarcástica e com um humor delicioso. A construção do mundo também me pareceu bem conseguido, ainda que por vezes ficasse com a ideia de que algumas coisas estavam mal contadas ou que havia algumas inconstâncias, sobretudo no que ao Espírito dizia respeito. Fica a curiosidade para conhecer mais de algumas personagens e esperar que outra tenha um final mais feliz, de modo que mal posso esperar pelo spin-off desta série que será lançado este ano e terá como protagonista Sydney, uma Alquimista com quem travámos conhecimento noutros livros e que também neste é importante.

Para além de tudo isto, esta série também constituiu uma interessante leitura, já que comecei por ouvir em versão áudio e só depois passei para a escrita. Achei curioso o facto de que quando lia, conseguia imaginar que estava a ouvir a narradora dos livros anteriores, o que fez com que as personagens tivessem a sua própria voz, a sua própria identidade mesmo na minha cabeça. Conseguia imaginar como a narradora leria as frases e com que intensidade e intenção. Foi um exercício engraçado.

Gostei bastante desta série, algo que realmente não estava à espera e não me importava de continuar a seguir as aventuras e desventuras de Rose. Assim parece que tenho de me contentar com Sydney, que espero venha a ter uma voz diferente da de Rose mas com algum humor semelhante (estou mesmo curiosa quanto ao spin-off!) e fiquei com curiosidade em ler mais livros desta autora, no entanto espero que a Slayra me diga algo quanto à série Succubus. *wink wink*

Vale o dinheiro gasto: Tendo em conta que esperava algo na onda Twilight e que pensei em ficar-me pelo segundo volume, esta série foi sem dúvida algo que me apanhou de surpresa. Não esperava de gostar tanto como acabei por fazer e só posso aconselhar ainda que com algumas reservas. É sem dúvida um livro YA, pelo que quem não gosta deste género é capaz de vir a ter problemas com isso. Eu mesma tive a início. Mas se partirem para a leitura apenas desejando uma boa história e personagens credíveis e fortes que vos mantenham entretidos por algumas horitas, este será um bom livro.

7 comentários:

Philippa_Vic disse...

Eu também estou muito curiosa com o spin-off principalmente depois do que me disseste... =)

Não vou dizer mais nada para não Spoilar.

WhiteLady3 disse...

Em Agosto vem cá parar, juntamente com a comic. :D

sam-1994 disse...

Estou super ansiosa para o Bloodlines, principalmente porque vai ser lançado no meu dia de anos. Duas razões para estar ansiosa por dia 23 de Agosto.
Em relação à outra serie da Richelle Mead, Succubus, eu já li, gostei mais da Academia de Vampiros. Não significa que Sucubbus não seja também boa, é diferente.

WhiteLady3 disse...

Sortuda! Só no meu dia de anos é que não lançam nada. :P

Quanto à Succubus, anda debaixo de olho. É uma pena se não é tão boa como a Academia, mas adoro o estilo de Richelle e só por isso deve valer a pena. :)

sam-1994 disse...

Sim, realmente tive sorte.

Vale a pena, nota-se pela escrita que o livro é da Richelle, mas como eu disse é diferente. Enquanto na Academia nós temos uma acção que se desenrola sempre sobre aquele tema, a Rose que se vai tornar guardiã para proteger a Lissa e etc, na Succubus em cada livro o problema vai sendo outro, podemos compará-lo com a Sookie, tudo lhe acontece, está sempre em apuros!

WhiteLady3 disse...

E seguimos sempre a mesma personagem? Até é capaz de ser giro. Eu gosto da Sookie, exceptuando os 5 pretendentes, até não é má. :P

sam-1994 disse...

Sim, seguimos sempre a Georgina, e tal como no Sangue Fresco, a história é contada na primeira pessoa. Mas a história em sim até é gira, ou não é o livro da Richelle Mead, vale a pena ler.

A Sookie é interessante se bem que agora os últimos livros que saíram têm deixado um pouco a desejar, e os 5 pretendentes podiam desaparecer todos e ficar só o Eric. (Team Eric =D )

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...