17 de fevereiro de 2011

Booking Through Thursday: Romântico

A pergunta desta semana é...
What’s the most romantic book you’ve ever read?

(Mind you, I don’t mean the hard-core stuff you hide in plain wrappers under your mattress. I mean True Love, Romance, deeply emotional, heart-tugging, and all that stuff.)

And, secondly, did you like it? Is it your usual kind of reading, or did it take you by surprise?

Eis uma pergunta surpreendentemente difícil. Qual o livro mais romântico que já li? Se calhar é melhor começar por dizer que na vida real sou muito pouco romântica, acho tudo uma lamechice pegada, mas adoro livros românticos quando bem escritos. E não só daqueles romances tórridos, mas verdadeiro amor, já que penso que isso só existe realmente nos livros...

Posto isto, há 3 histórias de amor que mexem comigo sempre que as leio, e essas histórias são as de Anne Elliot, Margaret Hale e Éowyn. Não consigo escolher uma só, já que são todas elas diferentes e é exactamente as diferenças que aprecio. Está claro que gostei e é o romance o meu tipo usual de leitura, pelo que não fui tomada de surpresa até porque antes de ler os livros já tinha visto as adaptações cinematográficas.

Apesar de Tolkien não ter escrito um livro romântico, a história da Éowyn é das mais bonitas que tenho lido. :) Procurando ser lembrada por grandes feitos, é depois de fazer um deles que conhece Faramir. Aquele movido por vários sentimentos, entre os quais a beleza de Éowyn e a sua tristeza, declara-se mas ela, sentindo-se debaixo de uma sombra, não sabe como lhe corresponder. Mas com paciência e convívio de ambos, Éowyn apercebe-se de uma mudança, não só em relação aos seus sentimentos mas também ao que deseja fazer daí para a frente.

Persuasão é a história de Anne Elliot que anos antes tinha se apaixonado por um jovem marinheiro, Wentworth, que apesar de inteligente e dedicado era pobre. Sendo ela de boas famílias, é persuadida a renunciar ao seu amor. Ainda solteira e com a família em dificuldades económicas, reencontra a sua antiga chama quando a irmã daquele aluga a casa dela. Wentworth é agora um prestigiado capitão com dinheiro, decorrente de vitórias navais durante as guerras napoleónicas, e apesar de não ter perdoado Anne, com o reatar de relações vemos pequenos indícios de que ambos ainda se amam. Além disso, tem uma das mais belas cartas que já tive o prazer de ler.

North and South conta a história de Margaret Hale e de como esta, tendo mudado com a sua família para o norte, tem de se habituar a um diferente modo de viver. Não é só o cenário que muda mas as pessoas, mais frias, reservadas e por isso com uma aparência mais bruta que as do sul. Um belo exemplar deste tipo de homem é John Thornton, por quem Margaret vem a desenvolver um grande afecto, ainda que a princípio só andassem às turras. Mais uma vez, através do convívio de ambos a relação vai-se intensificando e através de pequenos gestos percebemos os sentimentos dos protagonistas.

São estes pequenos detalhes que adoro ler e que acho que caracterizam os melhores romances que tenho lido. Não é preciso grandes declarações quando um só olhar, um leve toque, um prender de respiração, dão a conhecer o que os protagonistas sentem. E tudo isto vem de um constante convívio de ambos, pois relações duradouras não surgem do nada. Talvez daí a minha relutância em acreditar no amor à primeira vista e em relações amorosas com base no aspecto, com base em “belezas estonteantes” e “desconcertantes perfeições”. Acho que ainda que o exterior possa suscitar alguma atracção, relações duradouras só podem advir de um maior conhecimento de ambos e partilha de gostos e experiências.

10 comentários:

Célia disse...

Concordo especialmente com o que referes no último parágrafo.
Mas só escolhi mesmo um livro, o "North and South" ;)

WhiteLady3 disse...

Vi depois que escolhemos o mesmo livro e pelas mesmas razões, o romance subtil. :)

Eu não consegui cingir-me a um. Todos estes romances praticamente formaram a minha ideia de romance e o que gostaria de ter. *blush* Todos eles marcaram-me pelos mais variados factores e conforme li a pergunta vieram os 3, ao mesmo tempo, à minha cabeça. :)

slayra disse...

Sabia que ias escolher o Persuasão e o Norte e Sul... bem, pensei ou num ou noutro, lol. Quanto à Éowyn, por acaso não associei, mas era só olhar para o icon... eheh.

WhiteLady3 disse...

LOL Somos muito previsíveis. :D O meu fascínio com a Éowyn é difícil de explicar, mas a sua história é tão bonita. *snif*

Diana Marques disse...

Tu e a Célia são ferrenhas do North and South! Estou a ver que um dia vou ter que lhe pegar também ;)

WhiteLady3 disse...

É um crime ainda não o teres feito! É belíssimo e a escrita magnífica.

p7 disse...

Não consigo escolher favoritos entre os livros de Jane Austen, mas ao mesmo tempo o Persuasão, com a Anne Elliot e o Capitão Wentworth, têm um lugar especial no meu coração. =D

E tenho mesmo que ler o North and South, só ouço coisas boas. :) Só é pena que não esteja publicado em português. :/

WhiteLady3 disse...

Eu só posso aconselhar o livro da Elizabeth Gaskell! Quanto ao Persuasão é de longe o meu preferido e tem a minha heroína preferida. Não me identifiquei tanto com as outras personagens femininas da Austen como me identifiquei com Anne Elliot.

Ana C. Nunes disse...

Também não gosto nada de ler romances em que o amor acontece à primeira vista. Soa tão falso!

Não li nenhum dos livros que mencionaste, mas fiquei curiosa quanto ao North & South, já que és a segunda pessoa a nomear este livro como bom romance. :)

WhiteLady3 disse...

North and South é simplesmente lindo e nem só pelo romance. A escrita é belíssima e gostei de como a autora introduziu um tema social, à semelhança de Dickens. Só posso aconselhar. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...