29 de novembro de 2010

Natal

Já se vêem as decorações e iluminações natalícias por aí o que me leva a questionar, o que lêem durante estas festividades?

Nos últimos anos tem sido um pouco difícil motivar-me ou deixar-me entusiasmar pelo período natalício. Por vários motivos, que não são para aqui chamados, parece que o Natal perdeu a magia que tinha para minha pessoa e queria ver se voltava a ganhar algum do entusiasmo lendo livros que tenham como fundo esta época, como o caso o conto de Dickens que tenho e sou capaz de o reler. Sugestões?

9 comentários:

NLivros disse...

Olá White!

Eu adoro o Natal, não na sua vertente comercial e consumista, mas adoro o frio, os sons, os cheiros e as luzinhas nas cidades e em casa.

Durante alguns anos li nessa época um livro de Dickens e depois Shakespeare (tenho a impressão que foi assim que li a obra quase toda). Perdi a conta ao número de vezes que li o "Conto de Natal" de Dickens. Dickens, para mim, está muito associado à época.

Desde há uns anos para cá que já não o faço e as minhas leituras já não são efectuadas a pensar na época. Ou seja, a nível de leituras, é como se fosse um mês como outro qualquer, depende sempre do que me apetece ler.

WhiteLady3 disse...

As minhas leituras também não costumam ser pensadas tendo em conta a época, apesar de saber que gosto de ler um determinado tipo de livros numa certa altura do ano mas tento sempre conjugar com outros. Este ano queria recuperar alguma da magia do Natal e acho que o conto de Dickens é fabuloso, já que para mim é o que o Natal devia significar - a bondade para com o outro, a festa em família - e queria ler mais coisas que se centrassem nesses temas, se possível em torno de uma árvore de Natal. :P

NLivros disse...

Tens uma obra excepcional que é composta por uma série de contos de natal de escritores portugueses.
http://static.publico.clix.pt/docs/cmf3/escritores/82-1-AntologiaVascoGracaMoura/gloriaInExcelsi.htm

Penso que consegues arranjar facilmente na loja do Jornal "O Publico"

smobile disse...

Algo leve para esta quadra, para desformatar o cérebro:

- "Crimes de Natal" (antologia de contos dos mais variados escritores clássicos)

- "A Companhia de Jesus" (conto de Miguel Esteves Cardoso)

"Smobile"

Pedro disse...

Iceman, identifico-me tanto contigo nesse aspecto...

"Eu adoro o Natal, não na sua vertente comercial e consumista, mas adoro o frio, os sons, os cheiros e as luzinhas nas cidades e em casa."

A sério, eu digo a mesma coisa desta época. Sinto o seu espírito.

Tenho aqui o livro de Vasco Graça Moura que ele já referiu! E, bem, não estou a ver mais nenhum de momento... O que eu realmente aconselho é, num tempo livre, saíres de casa e ires dar uma volta ao centro de Lisboa ou apenas "por aí", apreciar o espírito (mesmo que nostálgico) do Natal. Faz-te pensar muito, talvez, pode ser que nem queiras pensar demasiado, mas acho que algumas vezes é o que melhor sabe.

NLivros disse...

Pedro,
já viste o Polar Express?

É talvez o filme que melhor representa o que eu sinto pelo Natal, pelo seu espírito.

É um filme que, na altura, fui ver ao cinema e já o vi n de vezes e é um filme que vejo sempre no dia de Natal com a minha filha.

WhiteLady3 disse...

Pedro, passear já tenho feito e não consigo sentir a magia, daí tentar virar-me para a leitura até porque é mais agradável, sempre está mais quentinho.

Obrigada pelas sugestões, tanto de livros como filme que nunca vi. A antologia feita pelo Vasco Graça Moura parece muito interessante e já o reservei na biblioteca (está emprestado mas assim que o devolverem vem parar às minhas mãos), de qualquer maneira, se o encontrar antes à venda também me parece que pode ser uma belíssima aquisição.

Pedro disse...

Partilho aqui a minha música de Natal preferida:

http://www.youtube.com/watch?v=wjEIP6otc4Y

É o meu natal, o melhor e o pior.

Iceman, já vi o Polar Express, e também adoro ^^
E quem não gosta do "Love Actually", ou em português "O Amor Acontece"? Excelente =D

WhiteLady3 disse...

A música tem uma letra interessante.

"O Amor Acontece" já é quase tradição cá em casa. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...