18 de agosto de 2010

Silk

Autor: Alessandro Baricco
Género: romance histórico
Editora: Canongate | Nº de páginas: 148
Nota: 4/5

Resumo (do livro): This sensual and hypnotic novel tells a story of adventure and obsession. In 1861 French silkworm merchant Hervé Joncour travels to Japan, where he encounters the mysterious Hara Kei. He develops a painful longing for Kei's beautiful concubine – but they cannot touch; they do not even speak. And he cannot read the note she sends him until he has returned to his own country. But the moment he does, Joncour is enslaved.

Subtle, tender and surprising,
Silk is an evocative tale of erotic possession.

Opinião: Não sei bem o que me levou a participar no passatempo do blog Historical Tapestry, que teve lugar o ano passado por alturas do aniversário daquele blog, talvez ter adquirido outro livro do autor que tinha saído na colecção Sábado, talvez algumas críticas, talvez tenha sido apenas um impulso, enfim... não me recordo o que me levou a participar mas ainda bem que o fiz, pois ganhei um livro belíssimo.

Silk é um livro bastante pequeno, que conta a história de Hervé Joncour, que trabalha na indústria da seda, comprando e vendendo ovos de bichos-da-seda. Por o mercado europeu encontrar-se a braços com uma praga, que se alastra rapidamente a circuitos mais próximos, Joncour tem de se deslocar ao Japão para assim adquirir os tão necessários ovos. Aí conhece uma jovem que não tem olhos orientais, amante do homem a quem compra os ovos, e dá assim início a uma relação amorosa estranha, isto porque só se vêem, não se tocam nem chegam a falar um com o outro. Ainda assim, sempre que regressa a casa regressa também para os braços da sua esposa, Hélène, que com o decorrer do tempo parece aperceber-se de algo.

É um livro belíssimo. É notável como num livro com tão poucas páginas o autor consegue dar a conhecer um leque de personagens interessantes (gostei sobretudo de Baldabiou) e aprofundar a personagem principal. Consegue também dar a conhecer a indústria da seda e umas luzes sobre a cultura oriental, sempre com uma escrita poética. Só pecou por ser tão curto.

3 comentários:

Mónica disse...

Depois desta crítica foi direitinho para a wishlist da amazon hehe

WhiteLady3 disse...

Ora bolas, se tivesses comentado ontem eu dava-te o livro, assim foi pelo BookMooch. :( *note to self: só colocar os livros disponíveis no BookMooch um mês depois de publicar a crítica*

Catherine disse...

óptimas sugestões! ;)

http://chovemlivros.blogspot.com/

passa por lá!

Catherine

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...