9 de novembro de 2008

O Dragão de Sua Majestade (Téméraire, Livro 1)

Autor: Naomi Novik
Género: Fantasia histórica
Editora: Editorial Presença | Nº de páginas: 285
Nota: 4/5

Resumo (da capa): Imagine-se o leitor em pleno decurso das Guerras Napoleónicas. Com uma ligeira alteração... os combates travam-se, não somente em terra ou no mar, mas também... nos céus. Num tempo alternativo, o planeta é compartilhado por duas espécies igualmente inteligentes: os humanos e os dragões. Estes associam-se aos homens quando à nascença recebem o arnês das mãos de um deles, criando um vínculo quase simbiótico que perdura ao longo das suas vidas. Seres magníficos e poderosos, além de capazes de voar, os dragões transportam toda uma tripulação de aviadores, acrescentando um devastador contributo às batalhas. Foi assim que o capitão Will Laurence viu a sua vida mudar de um dia para o outro quando abalroou uma fragata francesa e capturou um ovo de uma espécie muito rara de dragões, oferta do Imperador da China ao próprio Napoleão. Naomi Novik estreia-se com esta epopeia histórica pensada ao pormenor a todos os níveis da narrativa, inaugurando uma nova era na literatura fantástica. Críticos, escritores e leitores em geral têm testemunhado de forma unânime o seu fascínio e, entre eles, conta-se um leitor muito especial - Peter Jackson, o realizador de O Senhor dos Anéis - que adquiriu já os direitos da série para o cinema.

Opinião: Por incrível que pareça, tomei conhecimento desta série devido à minha paixão pelos livros de Tolkien e fiquei satisfeitíssima por saber que Peter Jackson deverá adaptar estes livros ao cinema.

Encontrei menção a esta série no site da minha ilustradora favorita das obras de Tolkien, Anke Eissman, em que a mesma dizia ter gostado da série devido ao facto de juntar dragões e guerras napoleónicas. Começando eu a mergulhar no universo Sharpe, herói de Bernard Cornwell, cuja acção também decorre aquando das guerras napoleónicas, e desde sempre tendo um especial apreço por dragões, mantive durante bastante tempo esta série debaixo de olho. A espera valeu a pena.

A história começa a bordo de um navio francês, abordado e conquistado pelos britânicos que encontram um ovo de dragão prestes a chocar. Não havendo nenhum aviador ou especialista em dragões entre os tripulantes do navio, estes ficam um pouco atrapalhados até que por fim o dragão escolhe o capitão Laurence para ser o seu tratador. Este, de forma reticente, lá se deixa convencer de que a sua vida está para sempre mudada enquanto se vai afeiçoando ao dragão.

A autora leva-nos então através do treino do dragão e do seu aviador, em que ambos ficam a conhecer não só um e outro mas também a si próprios. Vemos um certo conflito entre as mentalidades da Marinha, para onde geralmente iam os filhos segundos e aqueles que desejavam ter alguma fortuna, e a dos aviadores, mais libertinos e, supostamente, condenados a uma vida bastante difícil. As personagens humanas são bastante aprazíveis, tais como os dragões, que são claramente distintos. A personagem que mais me agradou foi de facto Téméraire, já que acompanhamos toda a sua evolução. Não se pode deixar de o comparar a uma criança pequena, que tudo a seduz e com uma grande sede de conhecer o mundo. As batalhas são muito bem descritas, é como ter uma RAF antes das duas Guerras Mundiais.

Bastante interessante, é também inovador e a história muito bem construída, já que ao pegar em dois temas distintos, até certo ponto, as coisas poderiam ter corrido mal. Felizmente não aconteceu. Aconselho-o a quem gosta de História com um pouco de fantasia. A quem se pergunta “como teria sido este bocado da história se criaturas fantásticas realmente existissem?”

9 comentários:

Morah disse...

Já vi este livro por diversas vezes, e já o tive para comprar outras tantas, mas como não tinha a certeza se ia gostar da história tinha desistido sempre.

Depois de ter lido a tua opinião acho que o vou comprar assim que tiver oportunidade.

Boas leituras ;)

WhiteLady3 disse...

Eu aconselho vivamente! Se por um lado é histórico, por outro é fantasia. Nunca tinha lido nada que juntasse os dois. Os livros históricos geralmente cingem-se à nossa realidade, enquanto que os do género fantástico passam-se em outros universos, outras terras.

Foi uma verdadeira lufada de ar fresco.

Morah disse...

Foi precisamente essa combinação que a principio me afastou do livro, pensei que não fosse encaixar lá muito bem. Mas vou arriscar dado que gosto bastante de livros históricos e de fantasia.
Quando tiver uma oportunidade, irei comprar o livro. Obrigado ;)



Os livros da Série Emperor, apesar de não porem nada de muito fantasioso, a história não é o que realmente aconteceu, é uma mistura de ficção do autor com dados históricos.

Célia disse...

Tenho muita vontade de ler esta saga... Parece mesmo valer a pena!

WhiteLady3 disse...

Morah, depois de ter lido sobre a série no teu blog, fui à procura de críticas na Amazon que dizem o mesmo. Parece que a ficção desagradou a alguns leitores, mas continuo curiosa e acho que tenho uma mente aberta no que toca a livros. Se quisesse uma biografia lia algo escrito por um historiador. Há bastantes por aí, mas parece que há pessoas que acham que os livros com personagens históricas têm que representar o que aconteceu de facto. Se assim fosse, não teríamos os livros da Naomi Novik.

Canochinha, aconselho mesmo. Acho que eras capaz de gostar bastante.

Mónica disse...

Este é outro daqueles livros que fico de olho sempre que passo por ele (tenho uma pancada qualquer com dragões LOL) mas tem sido, mais um dos que vão ficando para trás.
Vou esperar pela crítica do próximo volume para me decidir, mas pelo que li do primeiro volume parece ser algo do género que iria gostar bastante.

WhiteLady3 disse...

Mónica, o segundo volume também está a ser bastante bom. Já estou a chegar a meio e a história promete.

cafe.Esteiro disse...

qual é o segundo volume, ja li o 1º e gostei bastante, gostava de baber qual é o segundo!

WhiteLady3 disse...

O segundo volume chama-se O Trono de Jade. Encontra-se disponível em grandes hipermercados. ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...