26 de abril de 2014

Far and Away

Autor: Sonja Massie
Ficção | Género: romance histórico
Editora: Berkley | Ano: 1992 | Formato: livro | Nº de páginas: 316 | Língua: inglês

Quando e porque peguei nele: de 6 a 13 de abril. É o primeiro livro da nova mini-pilha e há já algum tempo que olhava para mim e a dizer "Lê-me...LÊ-ME!" Sim, os livros falam comigo.

Opinião: Este é um daqueles raros (?) casos em que o filme vira livro, ou pelo menos o inverso é que me parece, sobretudo nos últimos tempos, ser o mais comum, senão vejam o nosso SLNB sobre adaptações, tentem contar os títulos que enunciámos e todos os outros que se lembram e não foram mencionados... Mas dizia então que este livro começou por ser um filme, então porquê lê-lo?

Porque gosto da história, ora essa! Na verdade, peguei no livro à espera que houvesse um maior diálogo interno das personagens, que estas fossem mais desenvolvidas, mas nem por isso, e não nego que não me importava de ler sexy times, como lhes chamam as meninas do Vaginal Fantasy, mas nem aqui as personagens do, então casal Cruise/Kidman, tiveram direito a momentos mais escaldantes (haverá sempre o filme do Kubrik...). O livro é todo ele muito semelhante, praticmaente ipsis verbis, do que me recordo do filme, que há-de ser revisto (mais uma vez) em breve. Tem a cena da forquilha, que adoro, as brigas entre o Joseph e a Shannon, que são giras de seguir, as mesmas dúvidas quanto ao final que trouxe para algumas personagens. Como é que os pais dela fizeram a sua vida na nova terra? Ficou a Molly com o Danty? Arranjou o Stephen alguém tão emproado como ele?!

Não fiquei surpreendida por a história não se afastar do filme, já com Ladyhawke aconteceu o mesmo. A escrita também não é nada de outro mundo, lê-se como qualquer outro romance do género. Apesar de ter adorado posso dizer que não aconselho o livro para quem não goste do filme. Eu adoro-o e por isso adorei o livro mas quem não gostou não há-de mudar de opinião por ler. Acaba por ser uma maneira diferente de apreciar a mesma história mas pouco ou nada acrescenta ao visionamento.

Fica a nota também de que a comprar novelizações de filmes, só fazê-lo do que realmente adoro, como tem sido o caso até agora.

Veredito: Vale o dinheiro gasto.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...