11 de junho de 2013

Before Sunrise & Before Sunset

Já há muito que ouvia falar nestes filmes, mas a curiosidade era pouca ou nenhuma. No entanto, estando o terceiro por estrear, tendo gostado do trailer e ouvindo, ainda mais do que antes, pessoal a falar muito bem destes dois filmes, lá parti à sua descoberta e agora só posso bater no meu "eu" passado por jamais tê-los visto antes! :P

Não sou moça de acreditar no amor à primeira vista e tenho vindo a ficar cada vez mais céptica no que toca ao um casal apaixonar-se num curto espaço de tempo. Não nego a atracção física quase instantânea mas acho que relações duradoiras se desenvolvem com tempo. E continuo a achá-lo ainda que acredite que no dia em que as duas personagens que protagonizam estes filmes se conheceram, se tenham também apaixonado e que a relação podia durar muitos anos, e que tal é realmente possível de acontecer a outros casais. :)

Basicamente o primeiro filme retrata o dia em que Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) se encontram e, por existir uma certa química e à vontade entre ambos, resolvem passar o dia juntos. Seguimos então esse dia por Viena e ficamos a conhecê-los ao mesmo tempo e ritmo que se conhecem um ao outro e é realmente impossível não nos apaixonarmos por ambos. Falam de tudo e mais alguma coisa, o que possibilita compreender o que move cada um deles, enquanto a intimidade aumenta e o amor parece acabar por ser inevitável, assim como o facto de que têm que se separar manhã cedo o é. Tais 24 horas acabam por ser como que um encontro perfeito com o senão de que a despedida é inevitável e, muito provavelmente, mais permanente apesar de prometerem encontrar-se dali a 6 meses.

Cumpriram a promessa? Ficamos a saber a resposta cerca de 9 anos depois, quando encontramos Jesse a promover o seu livro em Paris. Gostei bastante do início em que brinca um pouco com o espectador, questionando o que cada um terá achado que aconteceu 6 meses depois do encontro inicial e dividindo os espectadores em 3 categorias: aqueles que acreditam que o encontro aconteceu, os que não o acreditam e aqueles que gostariam que tal acontecesse mas que duvidam que tenha tido lugar.

Este segundo filme decorre como que em tempo real, sendo que a 1h20 de filme corresponde a 1h20 em que Jesse e Céline estão juntos e passeiam por Paris. A início há alguma estranheza mas rapidamente voltam a química e o à vontade entre ambos enquanto vão progressivamente falando dos mais variados temas até que esses começam a tornar-se cada vez mais íntimos, chegando a tocar o como as suas vidas e ideias, sobretudo no que toca ao amor, mudaram por causa daquela única noite partilhada pelos dois. Mais uma vez o final é deixado em aberto, parecendo que a história vai ter uma conclusão em breve.

Foram dos filmes mais românticos que vi nos últimos tempos e, apesar de alguma irrealidade da situação, um dos filmes mais verdadeiros sobre relações que já vi. Além disso os dois actores estão fantásticos, conseguem carregar muito bem todo o filme nas suas costas com nada mais que diálogo e química entre ambos. Estão realmente fenomenais e estou ansiosa por ver a continuação/desfecho.

2 comentários:

Diana Marques disse...

Opá! Opá!! Gostanto desses dois filmes! São dos meus filmes favoritos de sempre :D
Acho que os actores estão fantásticos e era um filme que poderia facilmente perder a magia se os actores não estivessem tão bem.

WhiteLady3 disse...

Sim, era um daqueles que poderia facilmente ser aborrecido porque só tem conversa e nada mais. Mas a química entre os dois é excelente e o diálogo flui de forma tão natural que parece que podíamos ser nós a participar na conversa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...