24 de maio de 2013

Booking Through Thursday: infância vs idade adulta


A pergunta desta semana é...
Have your reading habits changed since you were a child? (I mean, I’m assuming you have less time to read now, but …) Did you devour and absorb books when you were 10 and only just lightly read them now? Did you re-read frequently as a child but now only read new books? How about types of books? Do you find yourself still attracted to the kinds of books you read when you were a kid?
A grande diferença entre hoje e quando era pequena é que leio (quase) todos os dias. Quando andava na escola a leitura cingia-se às férias, sendo que durante a época de aulas prestava mais atenção às mesmas, passava bastante tempo a estudar ou então para descansar do estudo fazia outras coisas, desporto por exemplo. Só na faculdade é que comecei a ler em tempo de aulas. Muitas vezes na biblioteca, por entre livros de estudo e apontamentos, aproveitava para descansar lendo outras coisas. Foi numa destas ocasiões que comecei a ler Justine do Marquês de Sade mas nunca acabei.

Antes, como hoje, sempre reli livros, mas se antes era porque tinha um medo enorme de me esquecer das histórias que lia, hoje é para reencontrar as histórias e personagens que mais gostei de ler e que deixaram saudades, como grandes amigos de quem me tive de separar.

Quanto a géneros, antes lia mais aventuras do que hoje, assim como livros ilustrados e bandas desenhadas. Podem não ser os que mais leio agora mas ainda hoje prefiro um livro com ilustrações (quando faço downloads no Projecto Gutenberg prefiro sempre as versões ilustradas, tenho um Jane Eyre ilustrado e é fofinho) como o Leviathan do Scott Westerfeld ou A História de uma Gaivota e de um Gato que a Ensinou a Voar. Ainda não li esta versão ilustrada, mas os desenhos são tão fofinhos e ainda me lembro da excitação que foi quando soube que ia ser lançada. Sim, basicamente eu sou uma criança grande. :D

3 comentários:

Unknown disse...

Tenho que ver essa versão ilustrada do "A gaivota e o gato que a ensinou a voar". Gostei tanto do livro.
Eu acho que não mudei os meus hábitos de leitura. Sempre li, sempre andei com livros atrás, sempre fui conhecida como a que tem sempre um livro consigo. Simplesmente não tinha acesso a livros novos pelo que lia e relia como se não houvesse amanhã.
beijinhos
Pat

Olinda Gil disse...

Eu sempre li muito! :D

WhiteLady3 disse...

Patrícia, eu adorei e quando vi a versão ilustrada fui a correr comprá-la e oferece-la a toda a gente. :D Os desenhos são bem fofinhos. Olha só para a capa!

No secundário comecei a andar com livros atrás mas foi um hábito que só cimentei na faculdade. Durante muito tempo foi um género de recompensa para mim mesma, se me desse bem nas aulas podia passar as férias a ler sem me preocupar com mais nada. :D

Assim também não havia grande problema em ter livros novos para ler. A minha mãe ia comprando livros durante o período de aulas, era sócia do Clube de Leitores na época pelo que ainda ia comprando uns quantos, e durante as férias devorava-os. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...