9 de setembro de 2012

Quando não estou a ler (5)

Agenda
Tinha dito no post sobre a minha experiência com o Moleskine Passions Livros que o ideal para mim seria ter journal e agenda juntos. Pois aqui está ela!

Já era normal eu fazer a minha própria agenda, desde 2005 ou 2006 salvo erro, pegando em cadernos e blocos de notas que andavam cá por casa (mais ao menos como isto mas o meu sistema era diferente, para todo o ano e não mês a mês). No entanto, como nos últimos anos tenho-os achado limitantes, por acabar sem espaço para escrever e por querer manter num só local muita informação que costumo ter dispersa, até por documentos a que só posso aceder através de um computador (o que nem sempre é prático e, devo confessar, está a assustar-me o quanto dependo de um computador), tinha em ideia usar o meu velho filofax para manter-me organizada. Infelizmente as recargas são caras e nem sempre estão disponíveis, fazer eu mesma as recargas também ficou rapidamente fora de questão por não encontrar um furador, assim decidi-me a pegar num velho dossier e fazer então algo à minha medida e dentro das minhas possibilidades.

Comecei por procurar ideias por essa internet fora e encontrei este post e este que me pareceram perfeitos. Depois, aproveitando algum dos tempos mortos no trabalho e horas de almoço, fiz o design para as páginas do interior:
  • calendário mensal - basta depois escrever o mês e os dias.
  • plano semanal - bastante semelhante ao disponível aqui, ocupando 2 folhas e basta escrever o mês e os dias. Também achei a lista a meio muito interessante e mantive-a com ligeiras alterações.
  • orçamento mensal - porque apesar de ainda morar em casa dos pais, não custa nada controlar as despesas. O modelo tem por base um modelo de folha de excel que encontrei no site da Microsoft.
  • folhas para assentar despesas e rendimentos diários - durante a faculdade usava as agendas da Ambar, que tinham uma colunas para apontar despesas e foi um hábito que ganhei pois, mais que o orçamento, apontar a despesa diária tem-me possibilitado manter em mente o dinheiro disponível e quanto ando a gastar.
  • journals - para livros e filmes/tv. São quase como que fichas e seguem mais ou menos o modelo que uso aqui no blog.
  • lista de empréstimos - sobretudo para saber onde é que andam as minhas coisas, porque às vezes a cabeça não se lembra.
Foram feitas para serem imprimidas frente e verso, em folhas A4 depois cortadas ao meio, e para poderem ser usadas em qualquer altura. Ainda não foram imprimidas, porque só penso usar esta agenda para o ano que vem. Está claro que também vai haver folhas em branco, para apontar qualquer pensamento que me passe pela cabeça, fazer listas de compras e sei lá que mais.

Agenda Agenda Agenda Parti depois para a parte exterior.
  • Peguei num dossier A4 de duas argolas, bastante estreito, e mandei cortar, já que não disponho de guilhotina, num tamanho um pouco mais pequeno que o normal A5.
  • Inspirada por estas bookcovers, resolvi que o dossier seria revestido a tecido, já que tinha alguns em casa. Ainda pensei em colar o tecido, como aqui, mas achei que uma outra solução seria melhor, não só para torná-lo lavável e altamente customizável, caso me aborreça com este tecido, mas também para ficar com bolsas para colocar outros papéis. As bolsas não são iguais porque tinha medo de depois não conseguir colocar o dossier lá dentro, pois já assim dá algum trabalho.
  • Para ficar mais fofinho, o tecido foi recheado com manta acrílica acolchoada.
  • Por fim foi colocado um botão (de um pijama velho, tinha-o guardado porque era engraçado) e uma fita que também andava cá por casa.

E pronto, este foi o primeiro de (espero) muitos projectos DIY! Mais que ver algo que tinha imaginado tomar forma e tornar-se útil, a grande satisfação vem do facto de que... aprendi a coser à máquina! \o/ Era uma das minhas resoluções para este ano e cumpri! Go me! É certo que os pontos ainda não saem perfeitos (diz que a máquina também tem culpa, já que é velhinha e os pontos andam a sair de diferentes tamanhos, mas pode ser só a minha mãe a tentar confortar-me), mas já me sinto preparada para outras aventuras, como bainhas e quem sabe camisolas... Enquanto andava a ver de tecidos encontrei uns aqui em casa que seriam perfeitos para coisas como estas 1, 2, 3. Tenho é de meter mãos à obra! Como a minha mãe diz o pior é cortar, mas se não sair uma camisola, dá de certeza para lenço ou trapo.

Desta vez deu para agenda e sei que a vou usar com bastante gosto e orgulho. :D

12 comentários:

Mónica disse...

Adorei a ideia e a concretização está o máximo ;)

Confesso que começa a fazer-me falta fazer algo deste género, personalizado de acordo com as minhas necessidades, mas por enquanto a preguiça tem sido rainha (vou orientando-me com cadernos de folhas lisas no meio da minha desorganização hehehe)

Pode ser que agora me inspire e resolva por mãos à obra.

WhiteLady3 disse...

Obrigada. :)

É verdade que foi difícil colocar a preguiça de lado mas valeu tanto a pena! :D

Se chegares a fazer, quero ver como ficou. ;)

slayra disse...

Estou ansiosa por ver isto ao vivo. :)

WhiteLady3 disse...

Na próxima vez levo-o. :D

p7 disse...

Bem, que giro! Até fiquei com vontade de fazer uma coisa destas, apesar da falta de jeitinho. xD Voto em nos dares um cheirinho da agenda quando estiver recheada. ;)

WhiteLady3 disse...

Vai, vai lá fazer uma... Mas depois quero ver. :D

Quando imprimir as folhas eu venho cá colocar mais fotos. :)

Eloísa disse...

Muito bem! Estás de parabéns! :D

Paula disse...

ADOREI!!!!
Acho que vou fazer um!
Que ideia de gira :)
Fica lindoooooo!
Obrigado pela partilha!

WhiteLady3 disse...

Ainda bem que gostaste. :D Se fizeres partilha!

Tita disse...

Adorei!!! E tens imenso jeito.
Eu só me safo mesmo a fazer bainhas e mesmo assim tem que ser a minha mãe a pôr a linha na máquina que aquilo tem mt "voltas" para a minha Dóri =P

WhiteLady3 disse...

Obrigada. :) Realmente aquilo dá umas voltas estranhas só para pôr o raio da linha. O_o

Paula disse...

Já fiz a minha, acabei de colocar no blogue, passa lá para veres :)
Abraço

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...