26 de março de 2012

LadyHawke - A Mulher Falcão

Autor: Joan D. Vinge
Ficção | Género: fantasia
Editora: Publicações Europa-América | Ano: 1990 (publicado originalmente em 1985) | Formato: livro | Nº de páginas: 136 | Língua: português

Como me veio parar às mãos: pedi-o no BookMooch este ano.

Quando e porque peguei nele: 18 de março. Estava a falar no twitter sobre o filme e na impossibilidade de o rever (fica a nota de que se me quiserem oferecer o filme estão à vontade, em DVD se possível :P ), resolvi pegar no livro.


Opinião: Este é daqueles livros que deve a sua existência ao filme, tal como acontece com Horizonte Longínquo cujo livro também tenho ali por ler. Desde sempre que me recordo do filme, sobretudo do final, onde Etienne Navarre obriga o bispo a olhar para os amantes (“Look at her! Look at me. Now, look at us.”), nas suas formas humanas, para desta forma desfazer o feitiço. *suspira* Sempre foi das minhas histórias de amor preferidas e, ainda que os efeitos especiais estejam bastante ultrapassados, ainda hoje é um filme que mexe comigo.

E o livro também mexeu. A história é exactamente a mesma do filme, e os diálogos são retirados ipsis verbis, pelo que me pude aperceber. Assim começa com Navarre à espera de um qualquer sinal, quando o pequeno ladrão Phillipe consegue fugir das prisões do Bispo, que apesar de aqui ser o representante máximo da Igreja em Aquila, tem muito pouco de santo. Navarre encontra Phillipe e tenta convence-lo a ajudá-lo a entrar em Aquila para que se possa vingar do Bispo. Enquanto segue Navarre, Phillipe apercebe-se de que aquele desaparece durante a noite enquanto que uma estranha dama aparece. Demora pouco a perceber que tanto Navarre como a dama são vítimas de uma cruel maldição, que transforma os dois amantes em animais separando-os, pois se ela é falcão durante o dia e humana à noite, ele é homem durante o dia e transforma-se em lobo ao anoitecer. Sempre juntos, eternamente separados.

Só posso aconselhar tanto o livro como o filme. Apesar de pequeno, li-o numa tarde (!), tanto as personagens como a história estão muito bem construídas e batem aos pontos, na minha humilde opinião, alguns protagonistas e romances que hoje em dia são publicados ou transpostos para o grande ecrã. É das mais belas histórias que já tive oportunidade de ler/ver. Uma verdadeira história de starcrossed lovers que conseguem o seu final feliz.

Gostaria de falar da escrita, uma vez que é a primeira obra que leio desta autora, do qual já tenho ouvido falar bem, sobretudo no que toca a livros de ficção científica, mas o facto de a história ser tão colada ao filme como que me impede de fazer uma análise mais competente, digamos assim. Tinha sempre presente as imagens do filme e ao ler via o filme a passar na minha cabeça, mas o certo é que a escrita não será má, mantendo o interesse e fazendo-nos voltar a página para continuar a leitura.

Veredito: Para ter na estante. E reler vezes sem conta. Por falar nisso, acho que é mesmo o que vou fazer.

Há de seguir-se: Crónica de Paixões e Caprichos (Bridgertons, #1) de Julia Quinn. E daí talvez não, pois pouco mais tenho a acrescentar à crítica que fiz à versão original, a não ser que a tradução está bem conseguida.

2 comentários:

olumor disse...

Oi...esse livro é bom mesmo...o filme vc ja conseguiu? pois eu o tenho e caso ainda deseje posso te ajudar ^^!

WhiteLady3 disse...

Ainda não mas diga-se que não tenho procurado muito. Obrigada, mas não é necessário. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...