4 de outubro de 2010

Leituras de Outono

Vi este post no Livejournal a perguntar que livros se sugeriam para esta estação do ano. Para mim, tal como para a autora desse post, o Outono é a melhor estação do ano e nos últimos anos, ou desde que tenho o blog, tenho reparado que é mais ou menos por esta época que leio livros que me marcam. Não sei se estou mais predisposta para gostar dos livros, se o facto de adorar a estação faz com que me entregue mais aos livros, de tal modo que as personagens parecem tocar-me muito mais levando a que no fim da leitura sinta que digo adeus a grandes amigos. Parece que durante esta época sinto a necessidade de ler ou reler clássicos, livros que exigem um pouco mais de mim ou que me toquem profundamente.


Este ano estava a pensar ler Os Pilares da Terra de Ken Follett, que parece ser um grande livro. Só leio boas críticas e estando a meio do primeiro volume posso dizer que estou a gostar. Não me parece ser um livro viciante mas para ler devagar e é o que estou a fazer. Tal como a construção de uma catedral, a história progride a um ritmo lento mas que permite um bom e credível retrato do séc. XII, bem como permite que conheçamos as personagens, de tal modo que podemos antecipar algumas das suas decisões.

Também queria ler a Saga do Assassino da Robin Hobb, sobretudo porque estou a precisar de um escape para um outro mundo. As críticas também têm sido algo entusiásticas, pelo que me pareceu uma boa escolha.

Estava também a planear ler algum trabalho do Oscar Wilde. É um autor que tenho vindo a adiar constantemente mas que exerce um fascínio enorme. Tenho muita curiosidade mas as minhas expectativas são tão grandes, gigantes mesmo, que tenho medo que não corresponda. No entanto, esta parece a época mais propícia a tomar tal passo e a pegar numa das suas obras. Não sei por qual começar, mas como tenho a colectânea com todos os seus trabalhos, logo se vê o que mais me chama a atenção.

Talvez venha ainda a reler North and South da Elizabeth Gaskell, sinto saudades de Margaret Hale e de John Thornton, ou venha a ler mais alguma obra desta autora. As comemorações do seu bicentenário alimentaram a minha curiosidade e quero aprofundar mais da obra desta autora que com um só livro, lido exactamente per esta altura, me conquistou.

7 comentários:

Mónica disse...

O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde) é muito bom. É um dos meus livros favoritos de sempre. Altamente recomendável!!!

WhiteLady3 disse...

Estava indecisa entre esse e The Importance of Being Earnest mas assim tornas a escolha bem mais fácil. :D

Marco disse...

eu apenas posso referir que um escape para outro mundo a saga do assassino na minha opinião é excelente, acho que não ficas a perder

Jacqueline' disse...

Curiosamente, os livros que pensas ler este outono são livros cuja leitura tenho vindo a adiar, principalmente Oscar Wilde.

Espero que as tuas opiniões não sejam apenas mais um incentivo para pegar neles, mas o empurraozinho para os ler de que necessitava. Até agora, não me tenho desiludido nada com as tuas sugestões :)

Boa sorte com as leituras deste outono!

WhiteLady3 disse...

Obrigada Marco, é bom saber que há muita gente que gostou da saga.

Obrigada Jacqueline'! *blush* A ver se é mesmo desta que pego em Wilde. :)

susemad disse...

Também adoro esta época do ano! Talvez seja pelo colorido das folhas no chão...
Comprei os "Pilares da Terra" na promoção irresistível da Presença e as expectativas são tão altas, que acho que só lhe pegarei no próximo ano.
Quanto a Oscar Wilde recomendo "O Retrato de Dorian Grey". É mesmo o meu preferido. ;)
Boas leituras outonais!

WhiteLady3 disse...

Já vão 2 votos para o Retrato de Dorian Gray! Deve de ser um dos próximos a ser lido. :D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...