11 de julho de 2010

Of Mice and Men

Autor: John Steinbeck
Género: romance
Editora: Penguin Books | Nº de páginas: 107
Nota: 5/5

Resumo (do livro): They are an unlikely pair: George is “small and quick and dark of face”; Lennie, a man of tremendous size, has the mind of a young child. Yet they have formed a “family”, clinging together in the face of loneliness and alienation.

Laborers in California's dusty vegetable fields, they hustle work when they can, living a hand-to-mouth existence. For George and Lennie have a plan: to own an acre of land and a shack they can call their own. When they land jobs on a ranch in Salinas Valley, the fulfillment of their dream seems to be within their grasp. But even George cannot guard Lennie from the provocations of a flirtatious woman, nor predict the consequences of Lennie's unswerving obedience to the things George taught him.


Opinião: Já havia visto o filme há alguns anos atrás, que confirmou John Malkovich e Gary Sinise como alguns dos meus actores preferidos. Desde aí que fiquei interessada neste livro, até porque gostei de outro do autor, que deve ter sido o único livro de leitura obrigatória que gostei de ler, A Pérola. Aproveitei por isso o facto de este livro sair no exame de inglês que fiz em Junho, para riscá-lo da lista dos 1001 livros a ler antes de morrer. Infelizmente, ter visto o filme primeiro teve as suas consequências e o final não teve tanto impacto em mim como provavelmente teria caso não tivesse visto a adaptação. Ainda assim, deixou-me com uma lágrima nos olhos.

Neste pequeno livro seguimos a história de dois homens que se conhecem desde muito novos e que se complementam. Trabalhando em fazendas, nas colheitas, são movidos por um sonho: terem ambos um pedaço de terra onde possam ser senhores, cuidando-a e vivendo dela. Infelizmente, Lennie tem a mente de uma criança e uma força descomunal, o que os faz partir para uma nova fazenda, onde Curley, o filho do dono da terra, persegue Lennie que é também vítima dos avanços da mulher daquele. Aí, Candy, um velho com algum dinheiro guardado e que teme ser posto fora da quinta por em breve não ser capaz de fazer o serviço na fazenda, e Crooks, um negro colocado de parte devido ao seu tom de pele, passam também a fazer parte do sonho temendo a solidão e querendo viver a sua vida de forma digna, semeando o que colhem. Mas o sonho é desfeito.

Este é um pequeno livro que se lê de forma agradável num par de horas. Focando-se a história em temas como a solidão e os sonhos, é impossível não nos revermos nas personagens e partilhar-mos as suas esperanças. Mas o destino não liga a esperanças nem sonhos e consegue ser cruel. :(

3 comentários:

slayra disse...

Okay, convenceste-me! Parece que o livro até é bom... :p Penso que o tenho cá em casa algures acho que vou tentar ler este... para ver se o meu trauma com o Steinbeck

slayra disse...

... acaba de uma vez por todas. :p O_O

WhiteLady3 disse...

Se não resultar, a culpa não é minha. :P

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...