30 de setembro de 2009

Extras (Uglies, Livro 4)

Autor: Scott Westerfeld
Género: Ficção científica
Editora: Simon and Schuster | Nº de páginas: 417
Nota: 4/5

Resumo (da capa): These days, it’s all about fame…

‘Tech-heads’ flaunt their latest gadgets, ‘kickers’ spread gossip and trends - and it’s all monitored by millions of cameras. The world is like a giant reality TV show, where popularity rules and everyone else is just an extra.

As if it isn’t hard enough being fifteen, with a face rank of 451,369, Aya Fuse is a total nobody. But when she meets a clique of girls who pull crazy, dangerous tricks in secret, Aya knows that if she can just kick their story, her popularity rating will soar…

Aya is sure she’s destined for a life in the spotlight, but is she really prepared for everything that comes with it - instant fame, celebrity… extreme danger?


Opinião: Depois do terceiro volume me ter decepcionado um pouco, parti para este volume de pé atrás, mas confesso-me rendida e curiosa em ler mais livros de ficção científica.

Neste volume a acção passa-se cerca de 3 anos depois da “Era Bonita”, por assim dizer. Os adolescentes podem continuar a fazer operações, para fazer parte ou fundar novas “cliques”, mas já não ficam com as cabeças vazias. No Japão, esta nova era trouxe uma nova economia baseada na fama, ou em quantas vezes o nome de uma pessoa é mencionado, seja por serem extremamente bonitas mesmo sem operação, por fundarem novas “cliques” e tendências, por “kickarem” a melhor e mais interessante história dos últimos tempos, ou por terem simplesmente mudado o mundo - o que acontece com Tally, a famosa nº1 do planeta. No entanto, não seguimos esta mas Aya Fuse, uma “kicker” (um género de jornalista), que sente estar destinada à fama assim que der a conhecer a história de um grupo de raparigas algo esquivo. Mas Aya não esperava ver-se metida numa história ainda maior…

As personagens neste volume são muito mais agradáveis de seguir que no volume anterior, nomeadamente a personagem principal – se Tally com tanta operação ao cérebro muda radicalmente, sobretudo de livro para livro, isto não acontece com Aya, que nunca tendo sofrido nenhuma alteração e querendo dar notícias em primeira mão e assim conquistar fama, assemelha-se a qualquer blogger dos dias de hoje pelo que é fácil identificarmo-nos com ela. :P

A história é interessante o suficiente para lermos página atrás de página sem ligarmos ao tempo, quando lhe pegava era difícil voltar a largá-lo, e gostei do título do livro e de como ele depois se relaciona com a história. ;) Parece-me um final muito mais digno para esta série que terceiro volume, que supostamente deveria ter sido o final. Temia outro “Meyer” *assobia inocentemente* mas este tem acção que baste.

No conjunto, é uma série agradável e um bom primeiro passo para quem tem algumas reticências no que toca à ficção científica, como eu. A sociedade é interessante e o autor consegue colocar-nos a pensar em alguns temas, apesar de não serem muito aprofundados, mas que resulta se tivermos em conta a faixa etária a que este livro se destina, o público jovem-adulto (ou YA, como agora é conveniente chamar :P ) entre os 15 e os 19 anos.

3 comentários:

Jacqueline' disse...

Fiquei mesmo curiosa em relação a esta série :)

WhiteLady3 disse...

É uma pena o terceiro livro não ser grande coisa, mas ainda assim recomendo.

Depois de ler o segundo livro mandei um e-mail à SdE, mas parece que não estarão interessados nesta série. :( Mas quem sabe, com tanto livro do género YA a ser publicado, pode ser que também apareça por cá. :)

Tinkerbell disse...

tens um selo no meu blog :D jinhos*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...