18 de julho de 2009

A Linguagem Secreta da Arte

Autor: Sarah Carr-Gomm
Género: arte (não ficção)
Editora: Editorial Estampa | Nº de páginas: 256
Nota: 4/5

Resumo (do site Editorial Estampa): Um guia fidedigno e de fácil consulta para nos levar através das tradições mitológicas, religiosas, históricas e literárias que têm inspirado artistas de todas as épocas até aos nossos dias. Contém uma análise pormenorizada de mais de 75 grandes quadros, assim como uma síntese fascinante da história de 500 figuras, símbolos e alegorias ao longo de 700 anos de criação artística. Oferece informação sobre as personagens reais ou imaginárias, cujas vidas inspiraram artistas ao longo de séculos - de Apolo, Zeus e todos os outros deuses e deusas do Olimpo a Jesus Cristo, à Virgem Maria, aos Apóstolos e aos Santos. Inclui caixas com informação específica, ilustradas com pormenores de obras de arte de grandes mestres como Caravaggio, Miguel Ângelo, Botticelli, Bosch, Klimt, Chagall ou Picasso, por exemplo, com a explicação de como interpretar um vasto leque de temas artísticos, desde as Nove Musas aos Sete Pecados Mortais. Conclui com um índice dos quadros citados ou que ilustram a obra, com referência explícita ao museu ou galeria onde se encontram.

Opinião: Peguei neste livro por se encontrar no gabinete onde trabalho. Tendo trabalhado num Museu de Arte e estando agora a trabalhar noutro em que a Arte continua a ter alguma importância, achei que seria interessante descobrir o que se encontra por detrás de algumas imagens, figuras e episódios retratados em várias telas e retábulos.

A autora pega em alguns quadros e analisa-os, focando-se depois em elementos chaves que nos dão a conhecer não só a biografia dos representados, mas também a importância de determinados temas e objectos. Achei a análise muito bem conseguida, nomeadamente no que toca aos quadros com temas cristãos, pois apesar de ter crescido numa família católica confesso que era ignorante no que tocava a alguns episódios ou personagens representados. Neste livro, a autora dá a conhecer algumas dessas personagens, hoje um tanto ou quanto obscuras, explicando os atributos que servem para ajudar a nomear as personagens, e os episódios retratados. Este é também um livro de fácil consulta, podendo ser uma ferramenta útil quando se analisa um quadro com mais alguma profundidade. Não digo que se leve o livro atrás, quando se visita um museu, mas é sem dúvida um bom livro para quem se interessa por arte ou tem curiosidade em saber algo mais sobre as histórias que inspiraram os autores.

A tradução portuguesa está bem conseguida, com excepção dos santos Blaise e António, que em português são conhecidos por S. Brás e Santo Antão, de modo a não ser confundido com outro Santo António, em inglês aqui.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...