11 de junho de 2009

Eclipse (Luz e Escuridão, Livro 3)

Autor: Stephenie Meyer
Género: Fantasia urbana
Editora: Atom | Nº de páginas: 628
Nota: 2/5

Resumo (da capa): In the dead silence, all the details suddenly fell into place for me with a burst of intuition. Something Edward didn’t want me to know. Something that Jacob wouldn’t have kept from me. Something that had the Cullens and the wolves both in the woods, moving in hazardous proximity to each other…

Something I’d been waiting for anyway.

Something that I know would happen again, as much as I might wish it never would.

It was never going to end, was it?


Opinião: Este volume foi uma decepção, depois de Lua Nova e das mudanças que podia trazer à série. Esperava que tivesse confrontos, nomeadamente entre lobisomens e vampiros, talvez mesmo duelos. No início até parece que vamos ter, sendo que Bella tenta manter alguma neutralidade, se bem que seja uma coisa algo díficil, sobretudo quando a sua escolha já há muito que estava feita. Mas o que mais me desiludiu foi os outros dois vértices do triângulo amoroso. Infelizmente Edward tenta ser a “better person” do livro, aquele que desiste da sua amada para não lhe provocar uma dor tão profunda como no segundo livro, e de ciumento passa a namorado compreensivo, tentando não se intrometer na relação de Bella e Jacob. Este último, passa de compreensivo a ciumento e manipulador.

Quase todo o livro anda em volta do relacionamento entre estas 3 personagens, o que chega a ser bastante cansativo, sobretudo quando esperava que o mistério de Seattle e a situação com Victoria tivessem mais destaque. No entanto, à semelhança do primeiro livro, estes elementos de acção são deixados para a última parte do livro e, na minha opinião, o livro só ganhava em se cingir a esta parte e às histórias de Rosalie, Jasper e dos Quileutes. A história destes últimos foi um pouco decepcionante em parte, já que pensei que os lobisomens tinham aparecido para destruir vampiros, pelo que surpreendeu que se tivessem tornado inimigos por acaso, mas faz com que a união de esforços contra Victoria tenha um outro sentido.

Penso que este volume, para além de muito previsível, pouco trouxe à história. Elucida-nos um pouco mais no que toca à mitologia da autora, mas, como disse, seria melhor se tivesse menos páginas e mais acção. Parece-me que Meyer tem algum medo em aprofundar e lidar com mistérios e com as batalhas que se dão, preferindo desenvolver relações que, sinceramente, não têm assim tanto por onde se possa puxar mais. O mundo dos vampiros e dos lobisomens, mesmo segundo a mitologia da Meyer que se afasta um pouco dos cânones mais comuns, parece bem mais interessante que a vida sentimental da Bella por quem, para ser sincera, não nutro simpatia alguma. É por isso uma pena a autora não se desviar do romance, penso que só tinha a ganhar com isso.

6 comentários:

Tinkerbell disse...

pois eu estava com esperança que o eclipse trouxesse mudanças para melhor mas pelos vistos aquela stephenie e a palha toda dá cabo de tudo uma colega minha estava a ler eclipse e disse-me se gostaste dos outros vais adorar este, mas eu achei os outros razoaveis e lua nova achei o melhor, mas pelos vistos eclipse não é grande cena e a minha colega deve ser daqueles que lê e gosta porque todos gostam lol, e por todos falo de malta que nunca leu fantasia na vida e agora lê stephenie e pensam que é a maior, até devem pensar que foi ela que inventou os vampiros e o resto é tudo copiadores

Mónica disse...

Esse livro, e tendo em conta que inicialmente parecia que iam ser apenas 3 volumes e não 4, dá-me a sensação que serviu mesmo para "encher chouriços"! É chato, aborrecido e parece que nunca mais acaba!!!

Diana Marques disse...

sim, o eclipse realmente é muita palha e ainda por cima tem mais de 600 páginas...só que como li os três,já agora vou terminar a saga.
concordo com o que disse a mónica com o "encher chouriços". viram que a saga estava a ter muito sucesso nos estados unidos e, por isso, em vez de três, prolongaram-na para 4 livros.
espero, sinceramente, que o 4 livro seja um pouco mais emocionante, já que é o fim da história em que tudo ficará resolvido.

WhiteLady3 disse...

Por mim até podia ter palha, desde que se avançasse na história, o que praticamente não acontece...

O quarto volume está a ser um pouco parado, mas é um pouco mais apelativo que o terceiro, nem que seja por nos mostrar eventos através dos olhos de Jacob, o que torna algumas situações hilariantes. Ver a alcateia a discutir através dos pensamentos é interessante e o Seth é demais. :D

Ventilando Umas Sucuris disse...

eu li todos os livros o que eu axei mais emocionante foi o lua nova.
o eclipse tudo bem foi legal e tudo mais naumfoi o que eu esperei.
o amanhecer tambem ta muito sem sentido na minhaopinião nao sei a de vcs

WhiteLady3 disse...

Também preferi o Lua Nova mas Eclipse e Amanhecer foram desilusões. Muita parra e pouca uva. :(

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...