30 de março de 2009

Mansfield Park (1983)

Informação técnica no IMDb.

Director: David Giles
Escritores: Ken Taylor (adaptação) e Jane Austen (romance original)
Actores: Sylvestra Le Touzel, Nicholas Farrell, Robert Burbage
Nota: 4/5

Esta é a única versão das que vi que se mantém fiel ao livro original e devo confessar que, mais uma vez como se passou com Ema, prefiro a adaptação ao livro. As partes mais chatas são colocadas de lado e a protagonista, Fanny Price, parece crescer mais aqui que no livro. Também foi mais fácil gostar dela, assim como de todas as outras personagens, à excepção da Tia Norris, como seria de prever, e de Henry Crawford, o que vai bem com os sentimentos de Fanny, mas mesmo assim deviam ser mais dúbias as suas intenções e o actor não consegue desempenhar tão bem essa duplicidade da personagem, como o conseguiu o actor da adaptação de 1999.

Vi esta série, composta por seis episódios, editada em Portugal pela Prisvideo e devo de confessar-me um pouco desiludida com a tradução. No primeiro episódio, “you need to call on” é traduzido por “tem de telefonar a”. Ora bem, os telefones na época, finais do séc. XVIII – início do séc. XIX, não existiam! Há que ter este tipo de pormenores em conta. Eu até pensei que estava a ler mal e voltei atrás, mas está lá. É um erro crucial, a meu ver, e acho que pedir para terem mais cuidado não é pedir muito.

2 comentários:

Julianna Steffens disse...

Meu deus que tradução de titulo mais absurda, ainda não assiti esta versão de Mansfield Park, apenas a mais recente da BBC, e realmente concordo com você a adaptação tira todas as partes chatas... vou ver se baixo esta para assistir..

Ps: achei seu blog por acaso fuçando no blog dos outros, tb adoro Jane Austen, e tenho um blog onde falo sobre literatura, na maior parte das vezes sobre Chick-lits. Dê uma passadinha lá^^
http://lostinchicklit.blogspot.com/

Ps:2 vou te add na lista de seguidores =o***

Adriana Sales Zardini disse...

Que legal conhecer alguém que já viu a série de 1983! Estou aqui com uma fila enorme de filmes e livros e sem tempo para vê-los ou então lê-los.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...