24 de fevereiro de 2009

Mansfield Park (2007)

Informação técnica no IMDb.

Director: Iain B. MacDonald
Escritores: Maggie Wadey (adaptação) e Jane Austen (romance original)
Actores: Billie Piper, Blake Ritson, James D'Arcy
Nota: 3/5

De todas as adaptações que vi dos livros de Jane Austen, penso que esta é a que mais se afasta do original, na medida em que partes são cortadas, outras são modificadas, e assim são também mudados os diálogos. Mas a maior diferença está na personagem de Fanny. Enquanto que no livro ela é descrita como sendo uma moça frágil, que mal pode andar durante 15 minutos sem se cansar, nesta adaptação ela corre, salta, dança… sem se afoguear. Sendo que era essa imagem de moça frágil que mais me fazia revirar os olhos ao longo da leitura, era de supor que gostaria da sua versão televisiva. Mas nem por isso. Acho que tenho algum problema com a Billie Piper, já na série "Doctor Who" não vou muito à bola com ela, e nesta adaptação também não lhe podia ser mais indiferente.

Mais uma vez gostei de Sir Thomas e mesmo a Lady Bertram, que também se afasta do original, é bem mais aprazível. Gostei de como conseguiram dar o tal sentido dúbio às acções de Henry Crawford, tanto no que toca a Fanny como às irmãs Bertram. Pena é, que não se perceba realmente, como acontece no final do livro, as verdadeiras intenções para com Fanny. Mrs Norris é talvez a personagem que mais se aproxima da descrição de Austen, e também está muito bem nesta versão.

O meu maior problema com esta adaptação nem foi as diferenças, as liberdades tomadas em relação ao original. Entendo que se seguissem ponto por ponto o livro, os custos seriam maiores bem como o tempo de filme. Mas tive um sério problema com a velocidade a que as coisas se processam na adaptação. Parece acontecer tudo de um dia para o outro e não no espaço de um ano, como acontece no livro. O mais flagrante foi mesmo o final onde, de um momento para o outro, Edmund olha para a Fanny e zás!, fica apaixonado.

É uma boa maneira de desfrutar desta história, apesar de tudo, mas espero que haja versões melhores que esta.

1 comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...