8 de julho de 2014

Curtas: Submarine, The Social Network

Título: Submarine
Diretor: Richard Ayoade
Adaptação de Submarine de Joe Dunthorne por Richard Ayoade
Atores: Craig Roberts, Yasmine Page, Sally Hawkins

Mais informação técnica no IMDb.

Opinião: O meu irmão recomendou-me este filme e apesar de lhe estar grata, é um belíssimo filme, não deixei de ficar com uma sensação de dejá-vu.

O filme é uma coming of age story e segue Oliver Tate (Craig Roberts), um rapaz peculiar que para passar o tempo imagina como é que os seus colegas reagiriam caso ele morresse. Algo iludido, não deixa de, no entanto, atrair para si a atenção da rapariga de que gosta (e algo pirómana) e começar uma relação com ela. Mas a coisa não é um mar de rosas e a sua relação passa por problemas enquanto se envolve demasiado na tentativa de salvar o casamentos dos seus próprios pais.

Se a história peca por parecer que pouco ou nada tem de novo, não há muito que a destaque de outras do género, neste filme sobressai sobretudo a atuação, tanto dos elementos jovens como adultos. Craig Roberts foi uma surpresa, talvez não tanto nos diálogos mas a sua voz off, quase como um diário, estava magnífico. Yasmine Page foi outra surpresa, a sua Jordana até me pareceu mais bem conseguida que Oliver. Já nos adultos, começa a ser uma delícia ver Sally Hawkins. A banda sonora também me pareceu bem conseguida, acompanhando e dando alguma cor às cenas sem se sobrepor.

Veredito: Emprestado e pouco se perde com isso.

Título: The Social Network
Diretor: David Fincher
Adaptação de The Accidental Billionaires de Ben Mezrich por Aaron Sorkin
Atores: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Armie Hammer

Mais informação técnica no IMDb.

Opinião: Tenho de me confessar surpreendida pelo filme. Pouco ou nada esperava de um filme sobre o Facebook, pois não é das minhas redes sociais de eleição, apesar de lhe reconhecer valor na medida em que consegue jntar pessoas que há muito tempo não se falavam e que estudaram juntas ou eram amigas antes de a vida, como tantas vezes faz, as afastar. Mas dizia, pouco nada esperava porque também pouco ou nada sabia da história da sua fundação ou de quem estava por trás. Quer dizer, conhecia, de ouvir falar que era dos mais jovens milionários, Mark Zuckerberg e já tinha ouvido que havia alguma polémica em torno de roubo de ideias, mas nunca acompanhei a coisa.

Posto isto, não sei em que medida ou até que ponto é verídico, tanto a história como a representação das personagens mas apeteceu-me esbofetear algumas, sobretudo o próprio Zuckerberg. As atuações pareceram-me todas muito bem conseguidas mas Jesse Eisenberg destaca-se no papel principal. Sinto que preciso de descobrir mais deste ator, nem que seja para ver como se sai fora do personagem "nerd neurótico", já que em certa medida lembrou-me a sua prestação no "Zombieland". :/

Veredito: Vale o dinheiro gasto.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...