23 de dezembro de 2013

Thor: The Dark World

Diretor: Alan Taylor
Baseado nas comics da Marvel por Christopher Yost, Christopher Markus, Stephen McFeely, Don Payne e Robert Rodat
Atores: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Christopher Eccleston

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: a 2 de novembro no IMAX em boa companhia e amena cavaqueira!

Opinião: Um fartote de riso, é o que me vem à cabeça para descrever este filme. Isso e "Loki Show", mas vai daí eu sou parcial ao Tom (<3) e acho que o homem é a melhor coisa deste franchise. Olhem San Diego! E a quantidade de vezes que o homem dançou enquanto promovia o filme! Aqui, aqui e aqui num dance-off com o Zachary Levi! *olha em transe para os moves e esquece-se do que estava a fazer...*

*1 hora depois....*

A história continua após os acontecimentos de "Os Vingadores", com Loki a ser julgado e preso e Thor entretido a apagar fogos por todos os 9 Reinos, quando começa a sentir-se um fenómeno estranho que faz com que os vários universos convirjam e as suas fronteiras se esbatam, surgindo uma série de "portais", chamemos-lhes assim, que permitem a passagem de um mundo para o outro e criam situações bizarras. É assim que Jane passa para uma outra dimensão e toma contacto com o "aether", uma substância que supostamente havia sido destruída, acordando uma raça de elfos negros, que supostamente deveriam ter sido dizimados. Muito supunham erradamente... De qualquer maneira, isto dá o mote para o regresso de Thor a Midgard, para reacender a chama com a sua amada Jane (e levar um par de estalos) e tentar protegê-la, tendo de recorrer à ajuda de Loki (que também leva um belíssimo estalo) pois acabam por ter um adversário comum.

Sim, aquilo é todo o enredo e dito assim parece algo "meh" e tão cheio de clichés... E é exatamente isso, mas tão hilariante! A relação Thor-Loki é aqui trabalhada na perfeição para suscitar vários momentos de risota, como quando Thor liberta Loki e há um cameo genial, a Darcy é o comic-relief em pessoa (mew-mew xD) juntamente com o seu estagiário, e o Dr. Selvig está completamente doido. Mas para balançar o riso, há também momentos tensos, afinal de contas Thor está mais maduro e apesar de ainda não ter conseguido perceber exatamente porque raio é que a mente do seu irmão se tornou um "bag full of cats", já está um pouco de pé atrás e não se deixa iludir tão facilmente pelos truques Loki. Este está a tornar-se um autêntico deus do caos, sendo que nunca sabemos bem para que lado pende, pois quando parece que está a virar bom, é precisamente quando é necessário parar e pensar "espera aí, ele não ganha nada com isto, há aqui algum truque!" Mas apesar deste lado caótico e calculista, também é mostrado um lado mais frágil, sobretudo na prisão. É interessante ver como é a personagem que acaba por ter mais profundidade (necessidade de mostrar o que leva alguém a ser mau ou a ter comportamentos desviantes, porque o ser humano e inerentemente bom?), já se tinha visto no primeiro filme algum desespero e inadequação no diálogo com o pai adotivo e aqui vemos (muito pouco mas ainda assim explorado de forma brilhante para mim) a ligação que tem com a mãe.

Neste filme também sai a ganhar, apesar de ainda não me convencer completamente, a relação de Jane e Thor. Ainda não percebo o que vê nela (ok, é a Natalie Portman, mas mesmo assim) mas também acho que os enredos não têm sido assim tão bons para a cientista. Mais uma vez é fora de Midgard que a história tem interesse, parecendo que aquela só serve para ser palco de lutas. Sim, é um filme com deuses, mas se há uma cientista podiam inventar coisas com mais... ciência e não apenas "ah e tal a ciência explica isto desta forma"! Podiam fazer algo que desse à Jane um papel com ainda maior destaque (desde já sugiro um filme só com a Jane a dar estalos a todos os heróis e vilões da Marvel!), para além de dizer "vamos espetar estas coisas no chão e esperar que dê certo" ou ser uma damsel in distress. No que toca a outras personagens, YAY! Zachary Levi a substituir o Príncipe (Chato) Encantado! \o/ Foi daqueles momentos "aquela cara não é a mesma do outro filme, eu conheço aquela cara de outro lado, é o Chuck!" (e diga-se que o filme teve vários momentos, como "oh não isto é a cena do Boromir all over again... *1 minuto depois* espera aí..."). Acaba por ser uma pena que tantas personagens interessantes, ou não fossem elas figuras da mitologia nórdica, tenham tão pouco destaque como Sif e Heimdall, mas contribuem para dar cor e ajudar na caracterização de Asgard.

Visualmente o filme é muito bom, vi-o no IMAX e pareceu-me muito bem ainda que o 3D não se sentisse assim tanto como estava à espera (a minha experiência neste género também se resume apenas ao Parque Jurássico, que também vi no IMAX, e esperava que fosse um cadinho nada melhor por ser um filme mais recente e não convertido 20 anos depois, mas foi bastante semelhante, não coloco de lado o mal ser meu e não dos filmes). Gostei bastante da luta final, a cena dos portais permite uma sequência de ação interessante (ainda que nem sempre fácil de seguir, mas penso que era propositado) e piadas muito bem conseguidas, o que acaba por tornar a coisa em algo de diferente apesar da premissa (salvar o mundo!!!) tantas vezes vista.

O final é deixado em aberto e como todos os finais de filmes da Marvel é bastante sugestivo. Infelizmente não sei muito do universo das comics pelo que me socorro da Wikipedia para tentar ter uma ideia do que pode vir aí, não só em termos de Phase 2 e mesmo 3 do Marvel Cinematic Universe, mas também no que diz respeito a "Thor". Resta aguardar pelos filmes e ver se a coisa até bate certo. *torce pela Morte e Infinity Gauntlet*

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Acho que me entusiasmei, sobretudo com links para vídeos, pelo que é melhor ficar por aqui, mas deixem-me dizer que tudo o que é Marvel Cinematic Universe corre o risco de vir parar a casa. Quem me quer oferecer, hem? Podem começar por isto. :D

6 comentários:

p7 disse...

"Um fartote de riso (...)" Agora que penso nisso, também passei o filme todo na risota, está cheio de cenas divertidíssimas... o sentido de humor do realizador e do argumentista estava em alta. ^_^

Também voto num filme com a Jane a distribuir chapadas a quem as merece por esse Marvel Universe fora... podia ser o super-poder dela. xD

Estou curiosa para ver o que eles vão fazer a seguir em relação ao endgame que se vislumbra... estou vagamente familiarizada com a saga Infinity Gauntlet e com o papel do Thanos nela, e calculo que seja aí que eles queiram chegar... mas por este andar nunca mais lá chegamos mesmo. Não são umas 5 ou 6 jóias/poderes? É que com os filmes todos que fizeram só se "descobriram" ainda duas, o tesseract e o aether. :S

E OMG, essa edição de coleccionador! Tão, tão gira. <3

WhiteLady3 disse...

Sim! Eu gostava de ter tanta piada como quem escreveu o filme deve ter. E reparaste no "tcharan!" do Loki quando saem de Asgard? xD Ainda dou comigo a rir de tanta piada ou situação deste filme. xD

Vai Jane! *\o/*

Não sei estou a fazer confusão com o Ant-Man, mas o Guardians of the Galaxy não é para ser uma espécie de heist movie? E acho que o Thanos é o vilão, pelo que imaginei que ele andasse numa demanda à procura das jóias e os Guardians a chegarem lá primeiro. Mas sinceramente não faço a mínima ideia porque não conheço as comics.

É linda não é? *_* Mas ainda não foi este Natal. *sniff*

p7 disse...

A minha parte favorita foi as mudanças de forma do Loki/Thor, especialmente aquela do Loki em Cap... "I can feel the righteousness!" xD Ou a cara que ele faz quando a Jane lhe um estalo merecido. :P

Eu ainda não percebi bem qual é a "pinta" do Guardians of the Galaxy... fiquei com a sensação que era um Avengers no espaço, com a diferença que nunca tinha ouvido falar desta equipa de super-heróis até anunciarem o filme. Ao que sei, o vilão é o personagem do Lee Pace, mas calculo que o filme possa envolver uma demanda por uma ou mais jóias... fora isso, tenho a sensação que devem meter o Ultron algures, nem que seja numa cena pós-créditos... para preparar o Avengers 2, pois pelo que li o Ultron já tem aparecido nos comics dos Guardians. Parece-me o tipo de ligação que eles gostam de fazer nas cenas pós-créditos. :)

WhiteLady3 disse...

SIM! Quero ver a cena feita pelo Tom! Acho que ele fez a palhaçada toda e depois o Chris Evans só teve de o imitar e tal. O Tom até andou vestido de Capitão América, pelo que dizem nas entrevistas. xD

O melhor é esperar para ver. Sim, também julgo que a cena pós-créditos estará relacionado com o Ultron, até porque já escolheram o James Spader e com tanta pancada sobre secretismo não faria grande sentido, a meu ver, anunciarem com tanta antecedência quem seria o vilão. E não vejo como pode ser anunciado no Winter Soldier. :/

p7 disse...

Ohhhh tenho mesmo de ver isso! Deve ser lindo. ^_^

No Winter Soldier achei que podiam pôr uma cena para o Ant-Man, mas isto era só um palpite baseado no facto de que as cenas pós-créditos nem sempre fazem referência ao filme que vai sair imediatamente a seguir no MCU para os cinemas... estive a espreitar a página da Wikipedia do filme e lá mencionava que o Ant-Man podia vir a ser um heist-movie, será que era a isto que te referias ali mais atrás?

WhiteLady3 disse...

Sim, mas também acho que li o mesmo em relação ao Guardians, mas posso ter feito confusão, é muito filme da MCU!

E isso das cenas pós-créditos viu-se com o Thanos no final do Avengers. Ainda tenho alguns filmes da Phase 1 por ver, basicamente os Iron Man e o Capitão América e está a ser engraçado ver como vão progredindo e dando origem a coisas maiores. Isto leva, no entanto, a que ache que estão a aproveitar tão mal a série Agents of SHIELD. Eu à espera que apresentassem alguns personagens e temas de filmes que estão por vir ou que já foram feitos e nada. A ligação ao Thor foi tão... meh. Ok, era sobre mitologia nórdica, mas meh.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...