13 de junho de 2013

De momento... (5)

Odeio meias semanas como esta. Ter um fim-de-semana de 3 dias, depois trabalhar dois, folgar mais um para trabalhar um dia e depois ser fim-de-semana outra vez... Isto faz com que quando esteja de folga pense no trabalho e no trabalho pense em folgas, o que leva a que não esteja a 100% enquanto trabalho, ando mais dispersa e distraída, mas também não faz com que descanse, porque penso no que devia ter feito mas ficou pendurado. Enfim...

Comida: chegou a melhor altura do ano! Farturas, gelados, morangos! Já só falta mesmo comer caracóis.

Livros e leituras: este ano estou mesmo completamente enjoada de romances. Tenho dois pendurados e parece-me que vou deixar um terceiro. Até mete dragões e dragoas(?) mas aquilo é um pouco mau. Parece que algumas coisas ocorrem ao autor já muito tarde na escrita e em vez de contribuir para uma leitura fluída faz antes com que seja fragmentada, se é que me faço entender. Além disso alpha male denominado de "The Whore" e moça apelidada de "The Innocent"... *suspira* Não está a ser mesmo a minha praia este ano, tudo na fórmula me parece estar a irritar, mas isso será algo para debater em outras conversas.

Entretanto, li bons livros que só não foram melhores, parece-me, devido às traduções. Sobre a do Blade Runner já escrevi um pouco por aqui, mas de resto o livro é bom, com uma história interessante e que levanta questões pertinentes sobre o que é ser humano. A tradução de O Grande Gatsby parecia melhor a início mas algures pelo meio a coisa deixou de soar tão bem. Ainda não percebi se foi do texto, da tradução, de mim (o facto de saber o final e com isso deixar de estar tão entusiasmada) ou de ler nos transportes. Talvez tenha sido um misto de tudo isso. O certo é que os dois textos apelam às emoções mas foi um vazio das mesmas que senti ao ler ambos e não me parece que o mesmo aconteça no original. Nalgumas situações pareceu-me mesmo que tal se deveu a escolhas menos acertadas na passagem para português, quando temos melhores expressões. Quer dizer, um dia destes estava a ver o Masterchef e enquanto o Gordon Ramsay usava três vezes a palavra "amazing" para descrever um prato, o tradutor usou "magnífico", "íncrível" ou 3 outros adjectivos semelhantes, o que só mostra o quão rica a nossa língua é. Sei que a tradução não deve ser fácil, sobretudo de clássicos ou livros que marcam um certo género, há o querer ser o mais fiel possível ao texto original, mas a opção mais literal não me parece ser a melhor. 

Também reli A História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, que só posso aconselhar e a edição ilustrada é das coisas mais fofas que já vi, e li Easy que já há um ano andava a querer ler. Eis um romance, desta feita da onda new adult que para aí anda, que conseguiu manter a minha atenção e de que gostei! Geralmente não sou fã de romances contemporâneos mas este surpreendeu-me pela positiva.

Em termos on-line, tenho partilhado bastantes links no twitter para diversos artigos, algo que já não acontecia há algum tempo:

  • adorei este artigo pela inclusão do Gone Girl na lista de livros a ler depois de terminada uma relação xD
  • seguindo o esquema dos Mythbusters, eis alguém que desmistificou os vários mitos que rodeiam os áudio-livros e porque devem ser ouvidos
  • já falei de livros em vários momentos e locais mas penso que nunca falei nestes
  • uma lista com as 50 essenciais obras de fantasia épica, parte 1 e 2, e uma crítica à mesma lista
  • "Because we are the readers"
  • sobremesas inspiradas em livros
  • mais algumas sugestões para livrarias, a juntar aquelas que foram dadas num dos últimos SLNB, e devo dizer que receber um livro escolhido exclusivamente para mim e recebê-lo em casa parece-me bem.

Por essa blogosfera fora também se tem falado e feito balanços da Feira do Livro de Lisboa. Aqui fica o meu: gastei um euro num argonauta, As Labaredas de Azeroth volume 1 (já tinha o 2 cá em casa) de  C.J. Cherryh e convenci a minha mãe a comprar O Grande Amor da Minha Vida e O Quarto Mágico. :D

Filmes/TV: no que toca a filmes, vi recentemente o "Silver Linings Playbook" e esperava bem mais, tendo sido nomeado para Óscares e outros prémios. A história é interessante, as personagens principais com os seus problemas e o modo como o ultrapassam está bem conseguido, mas pensei que fosse algo mais dramático na medida em que focasse mais os problemas mentais de cada um, mas parece acabar por ser abordado apenas superficialmente. No entanto, a química entre os dois é indiscutível e gostei bastante de os ver, assim como toda a família de Pat. Foi claramente um caso de demasiadas expectativas.

Também com expectativas altas parti, finalmente, para a segunda temporada de "A Guerra dos Tronos" e só agora reparei como as histórias do Jon e da Dany avançam... pouco. Ou quase nada. E reparei também no quanto não me lembrava dos acontecimentos do segundo livro. Talvez por ter lido logo a seguir ao primeiro e tendo aquele tantos momentos chaves, pelo menos para mim (com os tais momentos WTF! que me fizeram ficar fã do Martin), alguns acontecimentos deste estavam bem enterrados na minha memória e sinto realmente necessidade de o reler. Mas se há coisa de que me lembrava era Blackwater e foi exactamente como imaginei! Melhor ainda porque havia cabeças a serem esmagadas e cortadas! Decepcionante foi a cena da Casa dos Imortais. :/ Entretanto também já parti para a terceira temporada. Ainda não li o livro mas ter o meu irmão a spoilar-me é quase impensável. Eu é que devia de o spoilar a ele! Eu comecei a ler os livros e a ver a série primeiro que ele! É inconcebível ele ser, de momento, o maior fã de GoT cá em casa! Não permito tal coisa! *reinvindica o Trono de Ferro lá de casa*

Música: não tenho ouvido grande coisa mas a música dos Deolinda, que partilhei por aqui recentemente, anda a passar em loop na minha cabeça.

Espero: de momento nada de especial. Talvez encontrar o livro ou a história certa para me fazer ficar todo hum dia a ler como aconteceu com o Easy. Quase que me tinha esquecido de como há algo de mágico em ficar completamente perdida nas páginas de um livro.

2 comentários:

Diana Marques disse...

Como eu te percebo, também estou assim... Desde que li o The Return of the King que não me tenho conseguido concentrar em mais nenhum livro. Já tentei ler pelo menos 3, este quarto não estou a gostar e acho que vou mudar outra vez. Nem a Julia Quinn resulta! E quando os Bridgertons não resultam, o caso é grave... Veremos!

WhiteLady3 disse...

Muito grave, digo eu! O certo é que um dos que está pendurado é da JQ e apesar de não ser Bridgerton tem os Smythe-Smith e os seus quartetos que são um atentado aos ouvidos, mas nem isso. :/ Tenho que variar ainda mais de géneros a ver se alguma coisa desperta o interesse. Hoje no autocarro vinha a ler um livro da Trudi Canavan e até estava a gostar, não me estava a apetecer sair nem nada (pode dar-se o caso de tal se dever ao não querer vir para o trabalho e tal :P ). Será este?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...