23 de abril de 2013

Conheces os seus hábitos de leitura?

Vi isto no blog da Tita que viu no Páginas Encadernadas e pensei "bah, porque não?"

Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;) Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas. Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?

1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito? 
Sim! Sou preferencialmente adepta de bolachas e bolinhos mas também já tenho lido durante a hora de almoço, sobretudo quando leio no Kindle, de outro modo é muito díficil pegar no livro enquanto manejo talheres. Acidentes já têm ocorrido.

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
Chá! Bem quentinho. Que outra coisa poderia ser para acompanhar as bolachas e os bolinhos?

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? 
Não, simplesmente porque nunca encontro material de escrita e não me apetece parar a leitura. Mas, mais uma vez, com o Kindle geralmente sublinho passagens que me dizem alguma coisa e também já tenho tirado notas.

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Geralmente uso um marcador que diz "Go on, just one more page!" mas como tenho imensos livros a meio, basta verem no GR, não sei em que livro anda, mas está lá, a marcar o lugar. Assim uso os vários que tenho, até porque faço colecção, ou papéis no caso de em determinado momento não ter um à mão. Também já usei um telemóvel. :/

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Neste momento ficção, mas ambos.

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Prefiro ler até ao final do capítulo mas depende do que me faz interromper a leitura. O sono não se importa realmente se estou ou não a uma página do final do capítulo, ataca e pronto e eu sou fraca demais para lhe resistir! *drama*

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite? 
Não, sou mais de revirar os olhinhos.

8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Não, mais uma vez não gosto de interromper leitura mesmo que seja para saber o que significa uma palavra. Prefiro tentar descobrir pelo contexto ou procurar depois, quando faço uma pausa na leitura. Se estiver a ler no Kindle aí sim faço uso do dicionário, mas também já me tem acontecido perder-me por entre as explicações, pois tenho aquele hábito de ir ver o significado de uma e depois de outra, e a raíz etimológica de outra que aparece e por aí fora. Mas pior, pior é com enciclopédias e acontecimentos históricos...

9. O que estás a ler presentemente? 
Vou começar O Jardim dos Segredos da Kate Morton. Estou a tentar não ter grandes expectativas mas por dentro estou aos pulinhos e a guinchar "Kate Morton! vou ler mais um livro da Kate Morton!"

10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
Não digam a ninguém mas comprei As Brincadeiras do Menino Nicolau.

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Depende do momento. Este ano ando a ler vários porque não me consigo concentrar num só.

12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
A varanda lá para o sítio onde o diabo perdeu as botas, mas dêem-me uma sombrinha, tempo agradável e fico igualmente satisfeita. A minha cama também é excelente. Quanto à altura do dia, tarde/noite.

13. Preferes séries ou histórias únicas? 
De momento sinto necessidade de histórias únicas, que comecem e se resolvam num único livro. Preciso de histórias bem escritas e que se centrem num número de personagens e situações finitas e as séries muitas vezes perdem-se por aí. Não quer dizer que não goste de séries, adoro-as e há mundos que realmente custa abandonar, mas saber que uma história tem um fim dá-me um certo conforto quando pego num livro.

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Julia Quinn e o seu Romancing Mr Bridgerton. A sério! Estou em pulgas para que seja editado para ir a correr comprar o livro e emprestá-lo a umas amigas.

15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Qual delas?! xD Ok, agora a sério, estão organizados por tamanho ou em qualquer sítio onde caibam. Mas tento fazer com que os do mesmo autor e colecção fiquem juntos.

7 comentários:

Fernanda disse...

É giro ir encontrando o meu desafio por aí! :)

Boas leituras!
Fernanda

Tita disse...

Eh lá, uma influência minha eheheh
Estou a ver que tenho mesmo que ler Julia Quinn pois tu e a Diana referiram o mesmo livro e a Ana também está muito empolgada =)
Quanto ao Jardim dos Segredos fico à espera da tua opinião. Não quero pressionar mas adorei o livro =D

Tita disse...

Acho que não me expliquei bem, a Diana está a ler o livro que recomendas, mas ela também sugere Julia Quinn. Era isto que queria dizer mas troquei-me toda eheheh

jen7waters disse...

A PERGUNTA DA FICÇÃO *sorry caps *fez-me rir agora, porque fez-me lembrar de uma cena, acreditas que no outro dia um troll tentou gozar comigo porque leio ficção e sobretudo fantasia? omfg ri-me tanto!! como se uma pessoa que não lê ficção me pudesse atingir de alguma maneira xD

14. YES. também planeio impingi-lo a uma amiga quando sair, porque ela não lê em inglês e eu estou sempre a fangirlar com outra amiga que já leu e adorou, e amiga #1 fica DE QUE É QUE VOCÊS ESTÃO A FALAR CREDO, e nós " mas a penny e o colin e tudo akhdhaalglusalh!!! " xD

Jessinha Cruz disse...

Olá *-* Ando à procura de blogs de Portugal com quem me possa familiarizar porque apesar de eu também ter um, a maioria das vezes só conheço outros do Brasil. Foi um prazer ver o blog.
Pode visitar o meu e dar também a opinião.
www.fofocas-literarias.blogspot.pt

WhiteLady3 disse...

Fernanda, foi muito giro responder Às várias questões. :D

Tita, Julia Quinn é a deusa das autoras de romances! Ide, ide ler os seus livros! :D Ela escreve muito bem e as suas personagens são daquelas que continuam connosco mesmo depois de ler os livros. São daquelas personagens que adoraríamos conhecer e ter por amigos (ou interesses amorosos *suspira enquanto pensa "ai o meu Colin"*). Aquela família Bridgerton é qualquer coisa de excepcional. ;)

Jen, mas porque raio embirram com a ficção e sobretudo a fantasia?! O mundo já tem situações tão deprimentes que sabe bem pegar num livro em que o protagonista tem poderes especiais para o ajudar a vencer as dificuldades e tal. Bah! Quem não aprecia ficção não sabe o que é sonhar. :P

Eu já como que viciei duas colegas do meu antigo serviço nos Bridgerton e estou sempre "epá, têm que ler é o quarto livro! O quarto livro é que é bom!" :D

Jessinha, sê bem vinda. :) Se quiseres conhecer mais blogs portugueses, na minha barra lateral há alguns. ;)

jen7waters disse...

I know right? a minha primeira reacção foi :OOOO!! mas depois ri-me muito xD

Penny!! :3 Colin ! <3

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...