23 de janeiro de 2013

Pode Curar a Sua Vida

Autor: Louise L. Hay
Não Ficção | Tema: auto-ajuda
Editora: Pergaminho | Ano: 1998 (publicado originalmente em 1984) | Formato: livro | Nº de páginas: 256 | Língua: português

Como me veio parar às mãos: foi-me emprestado por uma colega de trabalho.

Quando e porque peguei nele: 2 a 5/janeiro/2013. Tinha dito à colega que mo emprestou que o lia durante as minhas férias e assim o fiz.


Opinião: Este não é propriamente o meu tipo de livro mas foi-me emprestado por uma colega que pensou que me poderia ajudar, já que tenho alguns problemas nervosos que tendem a revelar-se como problemas de pele (eczema e urticária).

O livro lida sobretudo como uma pessoa deve esquecer e perdoar o passado, viver no presente, amar-se a si próprio e pensar positivo, pois assim as coisas boas têm o poder de vir a ter com ela. O problema é que não acredito muito nisto, apesar de achar que até tenho uma mente bastante aberta, mas o facto de pensar positivo as coisas boas passarem a ter o condão de vir até mim? Não me parece que seja bem assim, apesar de reconhecer que talvez tenha muita sorte e tal, mas não sou das pessoas mais positivas que por aí anda, considero-me mais uma pessoa realista.

O livro sugere alguns exercícios para alterar os pensamentos, ser menos crítica com o próprio e até com os outros e coisas do género. Não apontei nenhum (coisa que fui fazendo com o Projecto Felicidade) mas ok, talvez tente mudar os meus pensamentos, nomeadamente ser menos crítica no que à minha pessoa diz respeito e tentar respirar fundo e ficar mais positiva quando tenho ataques de nervos. Na verdade, já há alguns tempos que tenho tentado inverter alguns pensamentos menos bons, para não stressar tanto com coisas que não consigo controlar, como outras pessoas ou quando as coisas não correm como quero - no trânsito, por exemplo, ou quando estou à espera do autocarro.

Veredito: Emprestado e pouco se perde com isso. Não alterou a minha maneira de ver a vida, acho que deve haver um equilíbrio entre o positivismo e o negativismo, mas tem algumas ideias interessantes ainda que ache que não é isto que possa curar todo e qualquer mal que surja.

2 comentários:

Diana Marques disse...

Isso do pensar positivo atrair coisas positivas para a nossa vida... é verdade :P Mas acho que é preciso experienciar isso, ou ter consciência de que isso acontece para se perceber.
Talvez por ser reikiana, fazer meditações e alguns workshops que têm a ver com esse tipo de filosofia, acredite mais nisso :)

WhiteLady3 disse...

A minha colega também disse isso! xD Que precisava de ter consciência disso. Eu lá está, não posso dizer que tenha tidos muitos azares e há alturas em que a minha vida dá voltas para o melhor que nem eu chego a perceber o porquê de tal me acontecer, mas como vi numa tira do Mutts "se obrigado é a única oração que dizes, é o suficiente" e é o que digo nesses momentos. Mas se é o pensamento positivo que os atrai? Não o consigo dizer. Sei que são nas alturas em que estou do género "o que acontecer, acontece" ou penso "o não está garantido" e coisas do género. Talvez não pense positivamente mas são os momentos em que me sinto mais leve, se é que isto faz sentido.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...