1 de janeiro de 2013

Balanço 2012 e pontapé de saída para 2013

Depois do balanço mensal, que na verdade foi mais um balanço dos desafios a que me tinha proposto para e durante o ano de 2012 e que não vou repetir aqui, segue-se o balanço anual.

Li, consideravelmente, menos livros que no ano anterior, sobretudo porque não peguei tanto em comics e mangas, mas também porque deixei vários livros a meio ou leituras penduradas, porque a disposição não era a melhor quando lhes peguei ou por se tratarem de antologias de contos o que convida a uma leitura mais espaçada, mas se esses são para continuar, estão na pilha, houve 4 que ficaram realmente a meio porque pouco ou nada tinham que me mantivesse presa às suas páginas.

O ano foi por isso algo díspar em termos de leituras, com meses em que li sem parar e outros que para ler está quieto. Tal deveu-se ao facto da vontade de ler ter variado bastante. Que posso dizer, tenho alturas boas e más como toda a gente, e se por vezes a leitura é um escape há também outros momentos em que procuro o escapismo de outras formas. Assim virei-me para jogos de computador (não muito), cinema e televisão (que deste modo passou a ser mais comentado por aqui), cozinha (nomeadamente em forma de bolos e doces) e até costura (continuam a faltar as páginas à agenda mas já faltou mais :P ), pois por muito que ame ler também adoro dedicar-me a outras coisas. Assim, tomando tudo isto em conta, e outras coisas que não interessam para aqui, não me parece que o ano tenha sido mau, de facto já tive anos bem piores. :) No entanto, e como vem sendo hábito, deixo aqui o que de melhor e pior me passou pelas mãos em termos literários (maioritariamente)...

Melhor livro: Provavelmente A Mulher Falcão porque AMO a história. É daquelas que não me canso de ver e não devo cansar-me de reler. E apeteceu-me mesmo relê-lo mal o acabei e só não reli porque entretanto emprestei-o, pois de outro modo imagino que ficasse nas mesmas condições que o Persuasão da Austen... ou seja, quase desfeito.

Livro decepção: qualquer um dos 4 que deixei a meio mas o Dark Lover em particular, já que dizem tão bem da série, nomeadamente que há bromance!

Melhor capa: Este ano é difícil. Gostei muito das capas da Mercy Thompson, houve romances históricos com capas bem bonitas de tal modo que me resolvi a pegar neles. Mas a escolher uma, talvez a capa do The Lady of Bolton Hill. Adoro o jogo de cores, não que tal seja perceptível no Kindle, a janela e o que se entrevê de uma cidade por ela, acho que só a capa possibilita a construção de uma história bem bonita o que infelizmente depois não se revela no interior. :/


Pior capa: Também é difícil, não houve nenhuma que me repugnasse mas, mais uma vez, a ter de escolher uma talvez eleja a capa de Dark Lover. Não esconde o que o livro é, mas o vermelho é um pouco demais. :/

Autor surpresa do ano: Sem dúvida, William Shakespeare! Eu sei, não devia ser surpresa nenhuma ou as histórias do senhor não seriam ainda hoje referenciadas, mas surpreendeu-me. Achei acessível, engraçado e trágico ao mesmo tempo. Fascinou-me como ainda hoje as suas peças são tão reais, contemporâneas, verdadeiramente intemporais. Retrata ainda hoje os maiores medos e ansiedades do homem, assim como o que de pior e de melhor o ser humano é capaz. Continua o debate sobre a figura do autor mas de uma coisa estou certa, poucos conseguiram retratar o Homem como ele.

Melhor personagem: Penso que nenhuma me marcou este ano em termos literários, mas talvez destaque o Barney e a Robin da série televisiva "How I Met Your Mother" pelo crescimento notório ao longo das várias temporadas (já falei um bocadinho aqui) e que culminou num bonito episódio da oitava temporada. *lágrima* Espero que daqui para a frente a coisa seja mais calma e finalmente se descubra quem raio é a mãe!

Em termos de aquisições de livros este ano foi a loucura, sobretudo no que a e-books diz respeito. No que toca ao Custo do Vício, tal como no ano passado, o saldo é positivo. Entre ofertas e empréstimos poupei bastante e a pilha cresceu exponencialmente, o que é um ponto negativo. Em 2013 o Custo do Vício vai desaparecer ali do lado, mas vou continuar a fazer o registo para mim, e mesmo assim espero que haja pouca coisa a registar que a pilha TBR já é bastante grande, tanto no que toca a livros físicos como no Kindle. Ainda tenho que pensar numa estratégia para comprar menos e ler mais dos que tenho, que com a força de vontade já percebi que não vou lá, pois são muitas as vezes que a força fraqueja e foge. *suspira* Já vi noutros lados imporem-se um número de livros a adquirir por mês ou ano, ou então adquirir/pedir emprestado um livro por cada x livros da própria pilha TBR lidos, mas não sei se este tipo de coisa resultará comigo. O mais certo é não resultar, até agora pouco ou nada tem resultado, continuo a ser uma compradora compulsiva. Mas pronto, em género de brincadeira vamos pegar numa das resoluções que era para este ano e digamos que por cada 5 livros lidos da pilha por ler (o que automaticamente exclui releituras), tanto no Kindle como livros físicos,  posso comprar/pedir emprestado 1.

Estava a pensar em outras resoluções literárias, mas não tenho assim tantas. Em 2013 conto continuar a fazer temporadas temáticas, pois divirto-me mesmo que não as cumpra, e já tenho alguns desafios para me manter entretida. Tal como este ano, se conseguir concretizá-los "YAY!" se não o fizer paciência, o mais importante é que leia bons livros. Ou melhor, o importante é que me divirta. :) Falando em divertir, não sei se já viram o episódio zero do Só Ler Não Basta (eu sei, tem pouco mais de uma hora, mas a sério se virem até ao fim digam o que acharam). Porque realmente, só ler não basta, é preciso falar e forçar as pessoas a ler o que nós gostamos. :P A leitura até pode ser algo que se faz sozinho mas que piada tem quando não podemos falar sobre o que gostámos ou detestámos com outros? Foi assim que surgiu a ideia e vamos a ver como corre. :)


4 comentários:

p7 disse...

*suspiro* Não estás sozinha, a minha pilha TBR também está a ficar monstruosa... e não há modo de a diminuir. :/ Não sei se uma coisa do género "ler 5 compra 1" funcionaria comigo. xD

Estou a ver se ganho coragem para ler uma peça de Shakespeare, tenho algures Romeu e Julieta em português, e um obras completas em inglês, mas não sei me arrisco ler em inglês... recomendas alguma coisa?

WhiteLady3 disse...

Pois, a mim está-me a parecer que a coisa não vai resultar mas tenho de ter desafios! Nem que seja para poder dizer "falhei redondamente" mas são os desafios que apimentam a vida! :D

Eu comecei logo pelo Hamlet porque sou meio doida, mas Romeu e Juliet parece-me ser um bom ponto de partida (o facto de a história ser conhecida pode ajudar ao ler) e já me aconselharam o Midsummer Night's Dream. Se arriscares ler em inglês, tenta ler em voz alta.

jen7waters disse...

Awww, Barney ...ando agora a ver a temporada 8 *julgo eu*, que anda a dar na fox e ele está tão diferente, ainda igual a si próprio, mas diferente---ai o amor, o amor. :D

Também acho que o Ted já sofreu demasiado. Oh Mother, aparece lá... custa dizer adeus a esta série, mas também começa a dar comigo em doida.

WhiteLady3 disse...

A 8ª chegou agora à FOX mas eu acompanho conforme vai sendo exibida lá por fora. Eu sempre soube que ele ia crescer mas permanecer o mesmo Barney de sempre! Apetece-me fazer squee... *faz squeee que nem doida pela casa fora*

E sim, a mãe já aparecia. Não por o Ted ter sofrido demasiado mas pelos filhos que há 8 anos ouvem o pai a falar de como conheceu a mãe! :P

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...