4 de novembro de 2012

Temporada William Shakespeare - o balanço final

Ora bem, passados cerca de 5 meses sobre esta temporada e tendo em conta que não devo ler mais nenhuma peça até ao final do ano (demasiados desafios e livros por ler que me chamam mais a atenção) vou dá-la por terminada... e com sucesso!

No post de introdução tinha-me proposto a ler pelo menos 3 peças e ver algumas adaptações, tanto das peças como da vida do autor. Acabei por ler as 3 peças, todas elas trágicas, e aí sinto-me algo dececionada comigo mesma pois poderia ter variado, tendo Shakespeare comédias e peças históricas, podia ter lido uma de cada, já para não falar nos sonetos. Se a primeira que li, fui lendo em português e em inglês, as outras duas li apenas em inglês, sem grande dificuldade. O truque, descobri relativamente cedo, é ler em voz alta. Está claro que havia palavras e passagens que nem sempre percebia a 100% a início, mas depois de ler a peça tentava informar-me um pouco mais sobre as mesmas e foi uma aprendizagem, por assim dizer, interessante.

No que toca a adaptações, gostava de ter visto mais do Kenneth Branagh, pois acabei por ver apenas uma. No entanto, acho que todas as adaptações valeram a pena e é curioso notar como um mesmo texto pode ser interpretado de maneiras diferentes, contribuindo para diferentes perceções de uma mesma história. Já agora, uma nota importante, vi uma peça de teatro ao vivo e quero mais! Foi uma experiência bastante agradável e se já tinha respeito por atores, sobretudo por serem capazes de vestir personagens que pouco ou nada têm que ver consigo, mais respeito ganhei por atores de teatro que decoram textos enormes. O_o Sim, para mim é uma qualidade porque se há coisa que não consigo fazer é decorar uma linha que seja. Ok, talvez uma ou duas, mas um texto inteiro, está quieto.

Deixem-me também dizer que, apesar de adorar os textos de Shakespeare, ver os textos ganharem vida é muito mais satisfatório.

Nesta temporada também queria ver se convencia alguém a participar e a contribuir, o que felizmente veio a acontecer mesmo que fosse do género "leste uma peça do Shakespeare? não queres escrever um texto para eu colocar na minha temporada?" :D

Seguem-se os links para os variados posts.

Li:
Vi:
Participaram também:

Estou-lhes muito agradecida, assim como à Kris e à Xanoquita que viram então que havia uma peça de teatro na Regaleira e arranjaram bilhetes (Shakespeare in the Park!!!), para além de squeearem com The Hollow Crown e o Hiddles, que acabei por não ver mas não há-de tardar . :D Foi uma das temporadas que mais gozo me deu fazer e sinceramente, porque demorei tanto tempo a ler Shakespeare? Daqui para a frente hei-de ler mais, nem que seja uma peça por ano...

2 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Gostei bastante deste post e dos restantes acerca desta temporada. Estou também a precisar de colmatar esta falha! Nunca li nada de Shakespeare, mas agora fiquei com vontade :)

WhiteLady3 disse...

Obrigada. :D A peça que mais gostei de ler foi Hamlet mas aconselho qualquer uma delas. No entanto, acho que realmente as adaptações, seja teatral ou cinemática, valem tanto ou mais a pena que os textos e é incrível ver diferentes versões e um mesmo texto conseguir ser tão diferente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...