1 de junho de 2012

Temporada William Shakespeare

William Shakespeare
É verdade que ainda não completei os desafios a que me propus, nomeadamente o Inverno Filhos da Terra, sendo que o inverno já lá vai e a primavera de Gelo e Fogo (que era uma das resoluções para este ano) nunca chegou a andar para a frente, mas ainda assim acho que este tipo de coisas me motiva a pegar em livros em que tardo a pegar e faz-me querer conhecer um pouco mais sobre as temáticas ou autores por detrás dos livros. Chegou por isso a vez de William Shakespeare.

Ahah! Ele é o Henry V,
ele é o Cassio... *suspira*
Este ano planeava ler uma das suas peças para o Back to the Classics Challenge, mas como a BBC vai ter uma temporada dedicada ao senhor, nomeadamente com a apresentação de algumas das peças históricas (entre as quais Henry V e acho que é fácil perceber o porquê do entusiasmo, yep fangirlismo tem destas coisas :D ), pensei "porque não tentar fazer o mesmo?" E cá está a temporada Shakesperiana.

Estava a contar ler os dois livros com várias peças de Shakespeare que encontrei há algum tempo, a minha avó estava para os deitar fora (o crime!), no entanto a tradução não me parece das melhores de modo que fiz o download das The Complete Works of William Shakespeare no Projecto Gutenberg. O meu plano é por isso ler as peças no original e, caso tenha algum problema com o inglês e sobretudo com o sentido do texto, socorrer-me das traduções que tenho disponíveis. Assim vou escolher as minhas leituras dentro destes títulos:
  • Hamlet
  • O Rei Lear
  • Romeu e Julieta
  • Macbeth
  • Otelo
  • O Mercador de Veneza
  • Júlio César

Digo escolher porque não vejo a ler todas estas obras, apesar de o querer fazer mas isso é um projecto a longo termo, mas gostava de ler pelo menos 3 destes títulos. Se a leitura em inglês acabar por não ser tão complicada como isso, talvez me aventure por outras peças.

É também meu objectivo nesta temporada ver e rever algumas das adaptações cinematográficas que têm sido feitas, não só das suas peças mas também da sua vida. Gostava de ver sobretudo as adaptações pela mão do Kenneth Branagh, o filme "Anónimo" e rever "A Paixão de Shakespeare", não que seja um grande filme mas tem Judy Dench como rainha Isabel I e só isso vale a pena. "Romeu + Julieta" do Baz Luhrman também faz parte dos planos (tenho andado a querer revê-lo desde que vi o trailer do seu novo filme que conta também com a participação do Leonardo DiCaprio). Se tiverem mais alguma sugestão, agradeço. :)

Vou tentar ter algumas participações de outras pessoas dispostas a entrar nesta temporada mas não prometo nada. Se quiserem participar e contribuir estão à vontade. ;)

E só porque sim...

6 comentários:

Diana Marques disse...

Eu gostei do Hamlet do Franco Zeffirelli, com o Mel Gibson e a Glenn Close.

Outro filme/documentário curioso e bastante interessante porque nos obriga a reflectir não só sobre a peça tratada mas também sobre Shakespeare e a intemporalidade e pertinência das suas obras, é o Looking for Richard realizado pelo Al Pacino, protagonizado por ele mesmo, pelo Alec Baldwin e a Winona Ryder. Entre a excelente dramatização da peça Richard III vamos vendo Al Pacino e os actores nas suas "buscas" pela maneira ideal de interpretarem as suas personagens. À medida que o fazem, vão desconstruindo a própria figura de Shakespeare, vão reflectindo sobre o autor, sobre as várias peças, sobre as questões mais importantes daquela peça em particular, sobre as motivações por detrás de cada personagem, sobre os vários temas e porque é que continuam tão actuais. É muito interessante e diferente, mas altamente aconselhado! :)

WhiteLady3 disse...

Já ouvi falar do Looking for Richard. Vou ver se o encontro, parece ser interessante.

p7 disse...

Ei, sinto-me enganada. O Tom Hiddleston parece muito diferente sem aquele cabelo ranhoso do Loki. xD

Creio que do Shakespeare só li algumas adaptações dos irmãos Lamb, que são boas mas imagino que não dêem ideia do que é ler a peça correspondente. Tenho para aqui a edição de Romeu e Julieta da revista Focus, no entanto...

WhiteLady3 disse...

O Tom com caracóis loiros é tão lindo. Vê o Wallander, parece um cachorrinho. *suspira*

Adaptações? Que tipo de adaptações? É como a adaptação do João de Barros dos Lusíadas? Isso era capaz de ser interessante. :)

p7 disse...

São mais ou menos como essa. O Charles e a Mary Lamb são dois irmãos do sec. XVIII/XIX que adaptaram várias peças shakespeareanas a linguagem (e formato, já que são em prosa) mais adequados a crianças - as Tales from Shakespeare. Li os primeiros em português, porque na biblioteca a que tinha acesso em miúda havia umas edições velhinhas para cada "conto", mas hoje em dia isso já não se encontra, e cheguei a ler alguns em inglês via uma edição da Penguin. Felizmente, os contos estão em domínio público visto terem sido escritos há tanto tempo, e podem encontrar-se no Project Gutenberg. São bastante curtos, e bem úteis para ter um resumo da história em cada peça, quase como umas "Cliff Notes" do séc. XIX. xD

WhiteLady3 disse...

Vou já fazer o download que pode vir a dar jeito. :D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...