4 de maio de 2011

Sangue Felino (Sangue Fresco, Livro 7)

Autor: Charlaine Harris
Género: fantasia urbana
Editora: Saída de Emergência |Nº de páginas: 278

Resumo (do livro): Traída pelo seu namorado vampiro de longa data, Sookie Stackhouse, empregada de bar do Louisiana, vê-se obrigada não apenas a lidar com um possível novo homem na sua vida (Quinn, um metamorfo muito atraente), mas também com uma cimeira de vampiros há muito agendada. Com o seu poder enfraquecido pelos estragos do furacão em Nova Orleães, a rainha dos vampiros locais encontra-se em posição vulnerável perante todos aqueles que anseiam roubar o seu poder. Sookie vê-se obrigada a decidir de que lado ficará. E a sua escolha poderá significar a diferença entre a sobrevivência e a catástrofe completa...

Opinião: Ter muitas expectativas, às vezes, dá nisto. Apesar de ter gostado bastante dos volumes anteriores, neste volume Sookie não me convenceu.

Para começar, no volume anterior falava-se num comício/convenção/cimeira de vampiros e tinha alguma curiosidade para ver que problemas seriam debatidos, nomeadamente tendo em conta que os vampiros, neste universo, saíram à relativamente pouco tempo dos caixões. Debateriam os casamentos com humanos, algum problema de abastecimento, a dificuldade em arranjar emprego devido a discriminação? Está visto que deveria ter lido opiniões sobre este livro (o que não fiz para evitar possíveis spoilers e cheguei à conclusão de que foi parvo, já que eu até gosto de spoilers e assim ia meio avisada) porque não tivemos nada disto e talvez não me sentisse tão defraudada. Em vez dos temas referidos, temos antes um casamento real e julgamentos. Não é que tenha sido mau, foram acontecimentos interessantes (mais não seja pelos banhos de sangue), mas mesmo assim esperava um pouco mais desta linha de história.

Já no que toca aos mistérios, é daquelas coisas que se topam à distância, praticamente no início do livro, e deixa uma pessoa a revirar os olhinhos quando percebemos que os personagens são todos cegos e não percebem o que se passa à volta. Sobretudo Sookie, que supostamente deveria conseguir ler as mentes e perceber as intenções das mais variadas pessoas. Em vez disso, parece optar por preocupar-se com a sua vida amorosa que, sinceramente, começa a fazer-me ranger os dentes (já não bastava o revirar de olhos) e a aborrecer-me de morte. Ainda assim houve um desenvolvimento interessante, ainda que muito (e deixem-me reforçar o MUITO) forçado.

A escrita também não me convenceu neste volume. Ok, já sabia que era algo simplista, mas o uso constante de “disse” nos diálogos, tanto quando era a própria Sookie (e talvez seja melhor relembrar que os livros são narrados na primeira pessoa por esta personagem) a falar ou outra qualquer personagem, fez-me ter que reler algumas partes porque perdia-me a meio da conversa, sem perceber quem é que afinal tinha dito o quê. Um “ele disse”, “disse ela” ou “disse-lhe” parecendo que não enriquecem a narrativa e mostram de forma mais clara quem é que fala. Mas e daí, o problema pode ter sido meu, já que este ano ando com algum deficit de atenção... Além disso, esperava um pouco mais de humor e de tiradas sarcásticas, mas pouco mais que um sorriso me conseguiu arrancar.

No cômputo geral, é um livro que entretém, mas sem dúvida de que esperava um pouco mais. Parece que não avança muito, mas ainda assim deixa algumas questões em aberto, sobretudo no que toca às relações amorosas de Sookie.

Emprestado e pouco se perde com isso: Este deve ser, na minha opinião, o livro mais fraquinho desde o segundo volume. Diria que está ao nível do primeiro, que também não me agradou por aí além. Chegou a aborrecer-me um pouco e não parece trazer grandes desenvolvimentos à história, tirando uma certa ligação com um certo vampiro.

2 comentários:

sam-1994 disse...

Olá. É a primeira vez que visito o teu blog e estou a gostar.
Não é deficit de atenção. Eu sofri do mesmo enquanto lia este livro da colecção. "Disse" quem? E lá tinha de voltar atrás para ver quem era.
Concordo contigo de toda a colecção foi o que me prendeu menos.

WhiteLady3 disse...

Obrigada. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...