11 de dezembro de 2010

Slumdog Millionaire/Quem Quer Ser Bilionário?

Informação técnica no IMDb.

Director: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Escritores: Simon Beaufoy (adaptação), Vikas Swarup (obra original)
Actores: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor
Nota: 5/5

Eis um filme que nunca me chamou muito a atenção, mesmo depois de ganhar variados prémios, entre os quais um Óscar para Melhor Filme. Agora percebi porque o mereceu, o filme é sem dúvida fantástico.

Não posso dizer que tenha visto muitos trailers mas imaginava uma outra história, pelo que fiquei surpreendida quando percebi que Jamal Malik (Dev Patel) contava a sua história antes de responder à última pergunta do concurso, antes de ser milionário. Devido à sua excelente participação no conhecido programa e tratando-se ele de um simples “rapaz do chá”, com nenhuma instrução, o seu desempenho suscita dúvidas e é acusado de fraude. Ao ser interrogado pela polícia, que tenta então averiguar se realmente ele fazia batota, ficamos a conhecer a vida de Jamal, levando-nos numa viagem pelo pior que a Índia deve ter (a tensão religiosa, o abuso de crianças por forma a pedir esmolas) e como sabe ele a resposta a todas as perguntas, porque mais do que a escola é a vida que nos dá grandes lições. Ficamos também a descobrir o que leva Jamal a concorrer e como a sua prestação é seguida pelas televisões, dando esperança a quem vê e abrindo caminho para um final feliz.

Como disse o filme é fantástico. As interpretações estão muito bem conseguidas, o retrato que faz da Índia é impressionante se tivermos em conta que o Taj Mahal e o melhor que a Índia tem para oferecer é que costuma ser bastante publicitado, e achei curioso o uso do hindi (devido à internacionalidade do filme esperava que todo ele fosse em inglês) mas que confere um maior realismo. A história é belíssima e não podemos deixar de torcer por um final feliz depois de percorrido um caminho tão cheio de obstáculos. Um filme a rever vezes sem conta e um livro a ler, já que se trata da adaptação de um livro de Vikas Swarup editado por cá pela Asa.

Já agora, a resposta à pergunta do poster é dado no final do filme que, como todos os filmes feitos em Bollywood, não podia deixar de ter dança. :)


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...