13 de dezembro de 2009

Balanço Julho – inícios de Dezembro

Era para fazer um post destes no final do ano, mas como há já algum tempo que não falo de aquisições (que apesar de poucas têm existido), acabei um dos desafios deste ano (ultrapassei os 50 livros lidos!), e não devo de ler assim tantos livros como isso até ao final do ano, resolvi que se calhar até não ficava mal fazer um pequeno apanhado.

Atingi a meta dos 50 livros com o último volume da saga Uglies de Scott Westerfeld mas o livro que, possivelmente, mais me marcou este ano terá sido North and South de Elizabeth Gaskell. É realmente magnífico: tem personagens dos mais diferentes extractos sociais, com ideias próprias e com as quais nos podemos relacionar; este livro tem também uma história de amor muito bonita (daquelas de trazer lágrimas aos olhos) e que vai crescendo com cada voltar de página; tem uma crítica social muito bem conseguida, talvez não com o humor de Austen, mas que sensibiliza o leitor para os problemas sociais e que ainda hoje não deixam de ser válidos; mas o que mais sobressai é sem dúvida a mestria com que a autora usa a língua, as palavras. Não deixem de o ler se puderem, mas garanto que fiquei interessada em ler tudo o que há publicado desta autora. Uma grande descoberta!

Já no ponto oposto, nos livros que menos gostei, está a série Elizabeth I Mysteries de Karen Harper. Até agora foram publicados 9 livros dos quais eu tinha 6 e só li 3. As histórias eram mais que previsíveis e a personagem principal tão arrogante que desisti. No entanto a autora tem mais livros publicados pelo que talvez venha a pegar neles se me vierem parar as mãos.

Por falar em vir parar às mãos, posso dizer que a greve foi seguida com algum êxito. Desde a última vez que postei sobre aquisições e exceptuando a série Sherlock Holmes, que saiu com um jornal, e a já mais que famosa Biblioteca Sábado, comprei apenas dois livros nestes meses que passaram, A Guerra de Tróia de Lindsay Clarke (é verdade que não está assim tão bem tratado mas quer dizer, estava a 7 euros na Bertrand!) e Anna Karénina de Lev Tolstoi, para a 6ª Leitura Conjunta a ser realizada no Fórum Estante de Livros. Via BookMooch chegou-me Frankenstein de Mary Shelley e foram-me oferecidos O Homem Pintado de Peter V. Brett, O Mar de Ferro de George R.R. Martin (sim, falta-me o sétimo volume *assobia inocentemente*) e O Aprendiz de Assassino de Robin Hobb (e quer-me parecer que vai ser mais uma desgraça para a carteira). Recentemente também me foi emprestado Um Beijo na Escuridão de Linda Howard e ganhei, num passatempo promovido pelo blog Páginas Desfolhadas, o livro Raparigas de Xangai de Lisa See, autora que há algum tempo tenho debaixo de olho.

Apesar de, mais uma vez, este ano não concluir grande parte dos desafios a que me propus, o desafio dos áudio-livros é o que estou mais perto de completar, o do Suspense & Thriller e o das escritoras dos séc. XVIII e XIX foram engraçados e fizeram-me descobrir novos autores e colocar um pezito em géneros que não leio assim com tanta frequência.

Já pensando em 2010… não devo participar em desafios, mas devo continuar com as minhas pilhas (numa tentativa de ler os livros que tenho cá por casa), vou tentar comprar menos livros e frequentar com mais frequência as BLX. Também estava a pensar fazer meses temáticos, mas essa é uma ideia a pensar melhor. ;)

4 comentários:

Alice disse...

Olá WhiteLady!
Temos no nosso blog um miminho para todos os que seguimos com muito prazer e regularidade, bem como para os que nos seguem e têm demonstrado o seu apoio. Também é para ti...
Bjs

Jojo disse...

Tens um selinho de Natal no meu blog!!!

NLivros disse...

Só 50 livros?
Para muita gente não passas de uma má leitora, isso é o que certas pessoas lêem em 3 meses... ;)

Fora ironia, eu passei pouco dos 50, acho que devo andar nos 55, 56 livros lidos. Também eu não me vou meter em nenhum desafio em 2010 e muito menos traçar objectivos, irei ler o que me der prazer.

No entanto a razão deste comentário é apenas para te desejar um feliz natal e umas boas entradas.

WhiteLady3 disse...

Gostava de agradecer os selos e votos de Boas Festas! :D Espero que tenham um dia feliz com os vossos e um 2010 cheio de coisas boas (iincluindo livros :P ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...