1 de fevereiro de 2009

Tom Clancy's Op-Center: Mirror Image

Autor: Tom Clancy, Steve Pieczenik e Jeff Rovin
Género: Thriller
Editora: Berkley Books | Nº de páginas: 436
Nota: 3/5

Resumo (da capa): The Cold War is over. And chaos is setting in. The new president of Russia is trying to create a democratic regime. But there are strong elements within the country that are trying to stop him: the ruthless Russian mafia, the right-wing nationalists, and those nefarious forces that will do whatever it takes to return Russia to the days of the Czar.

Op-Center, the newly-founded but highly successful crisis management team, begins a race against the clock and against the hardliners. Their task is made even more difficult by the discovery of a Russian counterpart... but this one's controlled by those same repressive hardliners.

Two rival Op-Centers, virtual mirror images of each other. But if this mirror cracks, it'll be more than seven years of bad luck.

Opinião: Estava um pouco de pé atrás com este livro, já que Tom Clancy é conhecido por se incluir no género techno-thriller e eu não sou grande apreciadora de descrições tecnológicas (como o que acontece no livro Atlantis de David Gibbins). Felizmente a descrição dos elementos electrónicos não é extensa, apenas o necessário para se compreender que uso é que tem na história.

Quanto à história em si, também gostei se bem que a certa altura achei que sofria de jet-lag. Os capítulos saltam de um ponto geográfico para outro, onde a acção se encontra a decorrer, e como estes pontos encontram-se por vezes em locais opostos no mundo, os capítulos tratam então de nos indicar o dia, o local e a hora a que passa a acção. Passamos de uma tarde, para um local à noite e no capítulo seguinte é de manhã. Isto cansou um pouco a início, daí a sensação de jet-lag porque não sabemos a quantas andamos, mas após apanhar o ritmo torna-se bem mais agradável.

Encontramo-nos então nas vésperas de a Rússia colocar um centro de operações completamente operacional, um exacto reflexo de um outro centro existente nos E.U.A., mas este gerido não pelo estado russo, mas antes por um ministro, derrotado em eleições e que deseja que a Rússia volte aos tempos áureos da União Soviética. Para se certificar que os E.U.A. não se intrometem, ameaçam com ataques terroristas, mas é claro que os E.U.A. não podem ficar de braços cruzados e é assim que o Op-Center americano entra sorrateiramente em acção.

As personagens são pouco desenvolvidas, apenas de maneira a perceber o que lhes vai pela cabeça, mas não podemos deixar de ficar indiferentes ao que os espera nas variadas missões. É fácil ligarmo-nos a elas a sentirmo-nos como que dentro das equipas.

É um livro algo visual e que penso que resultaria como filme, à semelhança das adaptações de Bourne e Jack Ryan. Como livro entretém e não é maçador, é uma boa leitura para desanuviar a cabeça.

4 comentários:

Pedro disse...

Conheço um livro de Tom Clancy, em versão inglesa, já não me lembro do nome, só sei que a capa é toda branca e tem três bandeiras. Vi um tio meu lê-lo, era bem grande (=D) mas duvido que o chegue a ler...

E ainda bem que não tem descrições como Gibbins! =P

WhiteLady3 disse...

Como gosto das adaptações cinematográficas dos filmes dele, os do Jack Ryan, achei que seria interessante ler livros da sua autoria. Gostei, acho que é um bom livro para desanuviar de outros mais pesados, gostava de ler mais mas é daqueles que se os livros me vierem parar às mãos tudo bem, não vou gastar dinheiro a comprá-los. ;)

E não, não tem descrições como o Gibbins. Descreve-te um avião e diz quais as características que fazem dele algo de especial, mas não te diz como funciona e quais são os seus componentes, como Gibbins seria capaz de fazer. :P

Paula disse...

Passei para dizer que tem um prémio no meu blogue.

;)

WhiteLady3 disse...

Obrigada! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...