2 de março de 2013

Fevereiro 2013

Cansativo. A rasar mesmo a exaustão. Assim se descreve este último mês. No meio de tal cansaço, sobretudo físico, pouca vontade foi havendo para pegar em livros ou sentar-me a ver filmes e séries. Mas os que li/vi foram bons e não tenho razão de queixa.

As navegações pelo meu feed reader também andaram algo tumultuosas, cheguei a estar cerca de três semanas sem ler nada e ao ver as mensagens amontoarem-se foram mais as mensagens "marked as read" do que as que li. Ainda assim, faço sempre questão de ler os títulos e quando me chamam a atenção faço um esforço para os ler, daí que tenham sobressaído estes posts:
  • What is a Book Snob? Um texto bastante interessante com que tendo a concordar.
  • 10 Shifted Perspective Novels I Would Totally Read. Ok, talvez não lesse todos, até porque não li alguns dos que indicam mas OMD! Harry Potter sobre o ponto de vista do Snape e o Senhor dos Anéis pelo de Faramir? Porque é que ainda não foram escritos?!
  • Stop Apologizing for What You Like to Read. Acho que vem na linha da ideia expressa no artigo sobre o book snob. Sim, há livros que são praticamente obras de arte, que desafiam as regras de gramática (Saramago vem-me à cabeça) ou fazem um tal retrato do ser humano que perduram no tempo, mas isso não quer dizer que o romance ou o thriller, que seguem sempre a mesma fórmula e cuja linguagem é acessível, sejam menores. Cada livro oferece alguma coisa a quem o lê (ok, há livros que deixam uma pessoa indiferente, talvez seja o que de pior pode acontecer ao ler um livro), nem que seja escape, diversão, por isso há que ler não interessa o quê.
  • Houve um seminário sobre Tolkien e aqui podem ler sobre o mesmo. O link é para o último artigo que tem ligações para os restantes.
  • O novo livro do Dan Brown tem capa! \o/ E parece que vai ser sobre a obra de Dante! Talvez a devesse ler... Falando em livros que já li, Harry Potter vai ter novas capas, e tão lindas! *_*
  • The Best Video Games for Readers. Sim, porque há jogos com histórias bem interessantes. Acho que já tenho dito que sou uma naba a jogar, daí que me fique por point and clicks ou a ver o meu irmão jogar e há jogos cujas linhas de história eram bem capazes de dar bons livros e outros há  ue acabaram em livro, como os Metal Gear Solid, já para não falar em Assassin's Creed ou Uncharted. Se ao menos conseguisse meter a minha mão neles...
  • Isto lembrou-me que acabei por não mostrar a minha agenda/journal concluída e deu-me mais algumas ideias. Tenho também a dizer que infelizmente não tenho usado tanto como queria a minha, sobretudo no que à parte da escrita diz respeito.
  • O Dragon Ball Z é provavelmente o melhor desenho animado de sempre e aqui está um top com os melhores momentos.
  • Eu adoro as tiras do Mutts, sobretudo quando têm citações bonitas.
  • A Telma escreveu um texto muito bom sobre "a intimidade da leitura num mundo de partilha da informação". Devo dizer que não me revejo por inteira no texto, mas tem pontos bastante interessantes numa sociedade que de momento parece partilhar de mais. Por acaso o que mais me anda a aborrecer não é tanto a partilha da experiência de leitura, é mais a nova informação, os novos livros que são publicados TODOS os dias, o facto de aparentemente andar TODA a gente a ler o mesmo, mas isso talvez fique para outra ocasião.

Apesar de tudo, foi um mês que deu para colocar algumas coisas em perspectiva e ver em que áreas devo trabalhar para ter tempo e dedicar-me ao que gosto (all work and no play makes Carla ficar mais doida do que o normal), sem esquecer que descansar também é importante e que ficar um dia sem fazer nada pode acabar por ser produtivo. Mas acabou por ser um mês que, apesar do cansaço, trouxe bastante satisfação, para além de ter perdido dois kilos! \o/ *dança* Mas senti falta do blog. Não, peço desculpa, senti sobretudo falta de escrever. Parar e pôr os meus pensamentos em ordem, sobre o que vou lendo e vendo ou sobre o que quer que me passe pela cabeça. É verdade que fui tentando escrever sempre as primeiras impressões assim que acabava de ler ou ver alguma coisa em sites como o Goodreads e o Letterboxd, e vou continuar a fazê-lo, já aqui no blog, não sei. Quero tentar estar mais activa por aqui em Março, talvez pôr em dia as opiniões, que agora não devem sair nada de jeito mas vamos a ver se o que tenho escrito nos sites que indiquei activam as minhas célulazinhas cinzentas, mas não vou estar preocupada com isso.

E não, não vou falar em aquisições ou empréstimos e na pilha TBR. Já são livros e e-books a mais (e insistem em não parar de chegar, porque também não consigo recusar quando me dizem coisas como "ah e tal tenho livros que já não devo ler e precisam de uma boa casa e uma boa dona, que os leia e isso") e cada vez que olho para os números fico desanimada, e se há coisa que não quero sentir é desânimo. Não quero com isto dizer que abandono a guerra à pilha, mas que o melhor é mesmo encarar um livro de cada vez. Se leio um, YAY! Se por esse um que li me chegam dois a casa, pronto, é uma pequena derrota mas é pegar em mais um livro e continuar a ler...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...