11 de julho de 2011

Harry Potter e os Talismãs da morte (parte 2) ou como chega ao fim uma época da minha vida

Há pouco mais de 10 anos pegava eu no primeiro livro da série e toda a minha vida mudava. É certo que não o sabia e muitas das mudanças que ocorreram não se deveram ao livro, mas foi a série que mais me acompanhou nestes últimos anos em que, sem dúvida, me tornei o que sou hoje.

E o que sou hoje? Isso é difícil de definir, mas um dos traços que mais gosto de focar é que sou uma pessoa que gosta de ler, e essa pessoa reaprendeu esse gosto com esta série. Sou uma blogger, e sem Harry Potter provavelmente não andava aqui, já que a minha primeira incursão na net se deu através de fóruns sobre esta série, onde se debatiam os livros e os filmes que começavam a surgir, e só depois sobre literatura e que, muito posteriormente, levou à criação deste blog.

Além disso, foi com Harry Potter que conheci uma das minhas melhores amigas. Na verdade conhecemo-nos na faculdade mas depressa percebemos que tínhamos gostos em comum, sendo esta série um deles. Lembro-me das teorias maradas que desenvolvíamos com uma outra colega, muitas vezes a caminho dos locais de estágio, e de como parecíamos um trio de fan-girls no cinema.

Bons tempos... que só não foram melhores porque havia quem pensasse que eu tinha mente de miúda por gostar deste tipo de livros mas, sinceramente, era para o lado que dormia melhor e ainda hoje sinto orgulho em dizer que gosto desta série.

É por isso com tristeza, e algumas lágrimas nos olhos, que vejo o último filme chegar às salas dos cinemas em Julho. Pensei que o último livro tinha fechado o ciclo, mas foi ao ver o trailer, que na verdade nem é assim nada de especial (muitos efeitos e cenas épicas, há disso em tantos outros filmes), que senti um baque e compreendi que "uma época da minha vida chega ao fim".

É incrível perceber como em 1999 eu era ainda uma miúda e hoje sou, bem, praticamente uma mulher. É incrível perceber como tanta coisa à minha volta mudou, como a minha vida mudou, mas houve uma coisa que continuou igual, a minha devoção e amor a estes livros.

Guardarei sempre com muita estima esta série. E agora venha o último filme... e uma caixa de Kleenexes se faz favor!



E daí, talvez ainda não tenha de dizer adeus... Em Outubro há Pottermore...

7 comentários:

Joana Neto Lima disse...

Como te entendo tão bem! Eu acompanhei os livros desde o momento em que começaram a ser publicados por cá, era eu mais ou menos da idade do Harry...

O final deste ciclo também me fez refletir no quanto mudou e no que esta saga me trouxe. Foi também a primeira vez que me chateei a valer com personagens que morrem, e ainda hoje acredito que vão voltar :P
Apesar de tudo, um obrigado especial ao Harry e à Rowling por terem trazido a magia de volta!

Cheers

Lauh disse...

acho que vou sair do cinema a chorar baba e ranho ._.

WhiteLady3 disse...

Joana, apesar de algumas mortes me terem custado muito, nunca tive essa ideia de voltarem. Mas isto digo eu agora, que já passei as 5 fases :D

Laura, somos duas. Eu já choro só de ver os posters a dizer "Tudo Acaba" :'(

Cat SaDiablo disse...

Ai... como te compreendo. Praticamente 10 anos acompanhada por estes livros. É a parte mais significativa da minha vida e estive sempre à espera de um Potter. Tal como tu, quando saiu o último livro achei que era o fechar de um ciclo, mas lembro-me de ter abraçado o livro e pensado: "ainda tenho os filmes".

Agora vão acabar os filmes, e a minha infância vai terminar (oficialmente, pelo menos :P). Acho que só "realizei" que não vai haver mais HP e do que isso significa quando vi as imagens da estreia mundial em Londres.
Ver toda aquela gente, os actores e produtores, a JKRowling e os fans, emocionados com o fim desta saga, abriu um buraquinho no meu coração, e cada vez que vejo uma referência a HP fico instantaneamente melancólica.

Cedo desisti de me sentir chateada com os chicos espertos que gozavam por eu ser fan de Harry Potter, tanto na adolescência como já a entrar nos 20's. Não me afecta, mas acho piada ver que agora que o mundo literário reconhece o HP pelo fenómeno que é, e lhe reconhece o mérito, já é fixe ser fan de HP! Enfim :)

Para mim, e sei que para ti, e para milhares, milhões de pessoas no mundo, Harry Potter não é uma mera saga de livros de magia. Mas é sim, uma saga mágica.
É o fim de uma era, sem dúvida.

Anónimo disse...

Harry Potter foi das minhas primeiras sagas de fantasia... das minhas primeiras sagas... Adoro.a e vou ter saudades dos filmes! Os livros acabaram e deixaram aquela sensação de perda tão característica... agora sem os filmes :'(

Para a semana que vem estarei numa sala de cinema a ver este tão aguardado filme...

Agora é só ir mostrando esta saga à "juventude" (até parece que sou muito velha xD). Eu já viciei o meu manito de 11 anos a quem disse há dois meses "experimenta esta saga" e agora já a leu toda, viu os filmes todos até agora e está um super fã! =D

Bjs*

WhiteLady3 disse...

Sem dúvida de que é uma saga mágica!

*abraça os outros Potter lovers e passa lencinhos*

Lauh disse...

Não me passes lencinhos, passa-me caixonas de lencinhos. Obrigada. LOL

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...