10 de março de 2011

Booking Through Thursday: Multi-tasking

A pergunta desta semana é...
Do you multi-task when you read? Do other things like stirring things on the stove, brushing your teeth, watching television, knitting, walking, et cetera?

Or is it just me, and you sit and do nothing but focus on what you’re reading?

(Or, if you do both, why, when, and which do you prefer?)

Sim! É mais fácil fazer várias coisas ao mesmo tempo quando oiço áudio-livros do que propriamente quando leio um, aí prefiro silêncio mas se estiver numa sala com a televisão ligada, o rádio a tocar, com pessoas a conversar (desde que não seja comigo, conversar e ler é coisa que de facto não dá para fazer) também o faço pois consigo abstrair-me do mundo à minha volta e concentrar-me na leitura. Aprendi este dom na escola, onde conseguia concentrar-me de tal forma em exames que colegas chegaram a ficar aborrecidos comigo por não responder, a meio dos testes, às suas questões. Simplesmente não os ouvia e para chamar a minha atenção era necessário darem-me encontrões... :/

Quando oiço livro em formato áudio é fácil fazer tarefas mecânicas, como lavar os dentes, fazer crochet, lavar a loiça, já que a atenção necessária não é tanta nem para a audição nem para o que estou a fazer.

7 comentários:

Paula disse...

Habituei-me a ler com muito barulho à minha volta e não me causa incómodo nenhum :)
Cozinhar e lavar os dentes é que não :)

slayra disse...

Lol, áudio-livros devem ser do melhor para quem quer estar a fazer outras coisas... mas ler um livro, mesmo, só quando estou sozinha e a relaxar, senão perco metade dos pormenores. :p Já experimentei ler e fazer exercício ao mesmo tempo e não resultou assim muito bem. O_O

E como vão as férias? :D

p7 disse...

Fazer várias coisas ao mesmo tempo que ler... Bem, costumo ouvir música no autocarro, que me permite abstrair-me melhor e focar-me no livro que estiver a ler.

Se estiver mesmo "viciada" no livro também consigo fazer uma miríade de coisas do dia-a-dia sem me distrair... Cozinhar, ver TV, ...

E também já andei pela rua a ler. xD Conversar com alguém é que não dá. Audio-livros ainda não experimentei, mas já não faltará muito.

Cat SaDiablo disse...

Audio livros de facto permitem fazer multitasking all the way. Quero.
lol xD

WhiteLady3 disse...

Andar pela rua a ler não consigo. Quer dizer, nunca tentei mas como sou propícia a acidentes (do tipo, chocar contra postes ou semáforos) acho melhor continuar a não fazê-lo. Até ouvir música na rua me faz confusão. :S Mas em casa, faço todas as tarefas domésticas a ouvir áudio-livros! Até parece que as coisas não correm bem se não estiver a ouvir uma história. :P E há livros que compensa mais ouvir do que ler, como os que estou a ouvir agora, A Academia de Vampiros que tenho a sensação de que se lesse não gostaria tanto. :/

Slayra, estão a correr muito bem! Pena que aqui a net seja fraquita e o frio aperte um pouco, mas a vista, o verde das colinas e o azul do céu compensam. *descansada*

A minha biblioteca disse...

Quando o tempo é pouco, a vontade de ler é mais que muita e o barulho é aterrador não há nada melhor que recorrer à nossa capacidade de abstracção mas andar e ler ao mesmo tempo é que não.
"Cuidado com o poste!!!!" Pois, se calhar não é a melhor ideia:)

Boas leituras!

Ana C. Nunes disse...

Realmente nesse aspecto os audio-livros devem dar muito jeito. Tenho de comprar um leitor de jeito (até porque o meu sumiu :().

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...