14 de maio de 2010

Lançamento «O Romance da Bíblia» de Deana Barroqueiro

Não é meu hábito fazer este tipo de coisas, mas desde a Feira do Livro, onde a minha mãe adquiriu este livro e esteve um pouco à conversa com a autora, também eu tenho falado, ainda que muito pouco, com Deana Barroqueiro por e-mail e asseguro de que é muito simpática. :)

Gostava então de alertar para o lançamento do seu novo livro, O Romance da Bíblia.

C O N V I T E

A Ésquilo – edições e multimédia e o Centro Nacional de Cultura têm o prazer de convidar V. Exa. para o lançamento de O Romance da Bíblia – Uma Visão feminina do Antigo Testamento, de Deana Barroqueiro, que terá lugar no próximo dia 20 de Maio, quinta-feira, às 18.30 horas, no Centro Nacional de Cultura, sito no Largo do Picadeiro, nº 10 – 1º andar, em Lisboa.

Como escreve Maria Teresa Horta, no Prefácio deste livro, a odisseia das mulheres e homens do Antigo Testamento é minuciosamente recriada com «uma escrita toda ela tecida por sensualidades e cintilações audaciosamente irónicas».

A apresentação estará a cargo da Doutora Manuela Gamboa, professora de literatura e investigadora.


Autor: Deana Barroqueiro
Género: romance histórico
Editora: Ésquilo | Nº de páginas: 352

Sobre o livro:
«O Romance da Bíblia possui o riso que acontece debaixo da palma da mão entreaberta sobre a boca, mas igualmente o desfrute do gozo, ambiguamente trocado, tomado, pelo gosto do outro, no tactear da língua. Um livro de memórias ancestrais, que nos mostra o despertar da mortal e venenosa serpente das seitas religiosas, do obscurantismo, do sexismo com a sua rancorosa face. Mas, O Romance da Bíblia é ainda a beleza traba­lhada, cinzelada, com um bom gosto literário inusitado, eu diria mesmo raro, na ficção portuguesa. (…)

O livro de Deana Barroqueiro traz consigo a visão da mulher. Lúcido olhar, que ao longo dos séculos tem faltado à visitação deste universo da Bíblia: Velho Testamento moralista, repleto de anciãos preguiçosos, libidinosos e lascivos, de brutamontes ignorantes e violadores, convocados por um Deus irado frente à própria incompetência e à própria ima­gem, segundo a qual teria criado o homem, de quem afinal não gosta e castiga. E é precisamente no enredamento deste dilema, que se abrem as páginas do primeiro dos dezanove textos que, fragmentariamente, irão formar um todo literário uno: falando de Noé e de Jacob, de Isaac e de Sansão, de Asmodeu e dos circuncisos, de Labão e de Abraão, arrancando-os do seu pedestal de heróis divinos, com uma habilidosa cruel­­dade implacável.»


Maria Teresa Horta
Crítica Literária


Sobre a autora: Nasceu em New Haven, Connecticut, nos Estados Unidos da América, em 23 de Julho de 1945. Atribui à sua ascendência murtoseira e lisboeta, as­sim como à longa viagem de transatlântico, de New York para Lisboa, que fez aos dois anos de idade, a génese da sua paixão pela grande aventura dos Descobrimentos Portugueses e seus protagonistas.

Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa e fez-se Professora de Francês e Português por vocação, efectivando-se na Escola Secundária Passos Manuel, em Lisboa, onde fez o estágio e concretizou a maioria dos seus projectos de Teatro e de Escrita Criativa com os alunos. Publicou várias colectâneas de contos e peças de teatro com o Grupo de Trabalho do M.E. para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de Inovação Educacional.

Dotada de uma invulgar capacidade de comunicação, é frequentemente solicitada para palestras e conversas com os leitores, em escolas e outros espaços culturais, sobre a época dos Descobrimentos, a Cultura e História Portuguesas, em particular, do século XV ao XVII, que estuda há quase três décadas.

Em Novembro de 2003, nos Estados Unidos da América, durante o sarau para atribuição de prémios do Concurso Literário Proverbo, de cujo júri fez parte, a escritora recebeu um louvor pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa.

Publicou nove romances históricos e dois livros de contos, um dos quais traduzido e editado em Espanha, Itália e Brasil. O seu romance D. Sebastião e o Vidente, que a Porto Editora escolheu para se lançar na área da ficção, foi agraciado com o Prémio Máxima de Literatura 2007 – Prémio Especial do Júri.

Em 2009, a Ésquilo publicou de sua autoria O Espião de D. João II, romance histórico dedicado à missão secreta de Pêro da Covilhã.

Para mais informação:

4 comentários:

DEANA BARROQUEIRO disse...

Muito obrigada, cara amiga, por esta longa apresentação do livro e da autora. Espero que os leitores gostem. É de todas as minhas obras aquela que sinto mais minha, com a minha verdadeira e íntima linguagem.
Bem haja!

slayra disse...

Oh, este livro parece interessante! Ainda bem que a Feira do Livro fica mais uma semana em Lisboa! Tenho de ir lá folheá-lo! ^_^

Papillon disse...

Tem graça que vi este livro na Feira, e os meus pensamentos foram imediatamente centrados na beleza da capa :)
Após folhear umas páginas, concluí com satisfação que daria uma excelente leitura, pois o conteúdo pareceu-me bastante interessante.
As maiores felicidades para a escritora Deana Barroqueiro :)
Muito obrigada, excelentes leituras, Papillon
Cozinha-das-Letras

DEANA BARROQUEIRO disse...

Obrigada, amigas Slayra e Papillon!

Espero não as desiludir. Foi uma obra que me deu grande prazer a escrever e também alguma dor. E é das mais interventivas, porque dou a minha visão sobre a condição da mulher e a hipocrisia das histórias exemplares dos livros ditos sagrados. Julgo ter igualmente conseguido descrever em profundidade o erotismo e a libido feminina.
Estarei no dia 14 de Junho, às 19 h. na Fnac do Colombo, para uma apresentação do livro. Teria imenso prazer em conhecer-vos. Vou tentar deixar esta mensagem nos vossos blogues.
Um beijo de gratidão.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...