Informação técnica no IMDb.
Director: Christopher Nolan
Escritores: Jonathan Nolan e Christopher Nolan
Actores: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart
Nota: 4/5
Eis o filme que mais aguardava este ano. E não saí desiludida.
No que toca a super-heróis, sempre gostei dos filmes do Batman, desde os do Tim Burton até aos do Joel Schumacher (reconheço que estes são o degredo, mas o que posso dizer, são um dos meus guilty pleasures). Sempre achei que era o super-herói mais negro e mais humano de todos. São os únicos filmes deste género que consigo ver e rever vezes sem conta. E será o que vou fazer com este.
A história consegue prender do início ao fim apesar de ter uma grande moral por trás. Debruça-se sobre o conceito de herói e que tipo de luta deve este fazer, para derrotar o que há de mau no seu caminho, algo que poderia tornar-se facilmente lamechas. Já todos vimos aqueles filmes em que o herói carrega o peso do mundo às costas e como se sente isolado ao fazer o bem… isso não acontece neste filme, o que foi como que uma lufada de ar fresco. Há pessoas, que não tendo poderes, tentam lutar com o pouco que têm, sejam leis ou as palavras. Muito bem conseguido.
Mas este filme vive sobretudo das representações. Os actores que vinham do filme anterior continuam muito bem nos seus papéis. Christian Bale é um bom Batman, como já o tinha sido no filme anterior (e a meu ver está lado a lado com o Batman de Michael Keaton), Michael Caine e Morgan Freeman estão sempre bem. Dos novos actores tenho que ir na onda e dizer que Heath Ledger está realmente fenomenal. A princípio estranhei ele ter sido escolhido mas a partir do momento em que vi uma foto dele como Joker, percebi que tinha sido a escolha correcta. E isto confirmou-se com o pouco que ia sendo mostrado nos trailers e agora, após o visionamento do filme. Ele encarnou a personagem de forma sublime, consegue ser um monte de coisas ao mesmo tempo: calmo, imprevisível, maníaco, anárquico, estratega… É completamente demente. Fenomenal. Mas quem mais me surpreendeu foi Aaron Eckhart. Não se pode dizer que tenha visto muitos filmes com ele, de momento só me lembro do Possession (de outros filmes só fui vendo algumas partes) de que já havia gostado, e neste filme confirma a sua qualidade. É a sua personagem que passa por uma enorme transformação e consegue fazê-lo brilhantemente. Para mim foi o melhor actor, apesar da actuação de Ledger ser quase lendária. Mas ele não tem de interpretar duas personagens quase opostas, o que Eckhart fez na perfeição.
É realmente um grande filme, a não perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário