5 de outubro de 2007

The Adventures of Sherlock Holmes

Autor: Arthur Conan Doyle
Género: Mistério
Editora: Penguin Classics | Nº de páginas: 302
Nota: 3/5

Resumo (da capa): The always unflappable Sherlock Holmes solves the world’s most baffling puzzles with the able assistance of Doctor Watson. Mysteries of disguise, madness, red-headed members’ clubs and missing thumbs must all be untangled – and the only woman to ever beat the sleuth must be faced.

Opinião: Depois de ter lido O Cão dos Baskervilles, que em muito me decepcionou, tentei dar uma nova hipótese a Sherlock Holmes para me conquistar. Não o conseguiu.

Este livro contêm pequenas histórias relatando as aventuras de Sherlock e do seu amigo Watson, que as narra como sendo memórias. Tal como O Cão dos Baskervilles, tenho a apontar os demasiados clichés e lugares comuns (talvez de propósito? Sherlock faz menção, por várias vezes, a lugares comuns nos crimes perpetrados e por si investigados), em pouco ou nada surpreendendo o desenlace final das histórias. Por momentos até me senti mais inteligente que Sherlock, nomeadamente no primeiro caso, a tal história com a única mulher a bater Sherlock Holmes, o que julgo que não devia de acontecer. Por muito que goste de deduzir e chegar à conclusão certa, também gosto de ser surpreendida e não me importo de me sentir mais burra ou estúpida que a personagem principal, como acontece nos livros de Agatha Christie. Gosto que o autor guarde sempre algo para si, só o revelando no final e apanhando-me completamente desprevenida. Tal não acontece com Sherlock Holmes.

Sherlock Holmes não parece ser para mim.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...