1 de janeiro de 2010

E com a opinião anterior acabei as críticas dos livros lidos em 2009. Já fiz um balanço das leituras nos inícios de Dezembro e mantenho as mesmas opiniões em relação a livros de que gostei e desgostei, mas se tiverem curiosidade podem ver o meu Top 10 aqui.

Quanto ao Natal, passou-se bem, só recebi um livro mas que promete ser muito bom, 1984 de George Orwell. Já depois, comprei O Festim dos Corvos, o 7º volume em português d’As Crónicas de Gelo e Fogo, e dois livros da Beatrix Potter que me trazem memórias de uma série animada que dava na televisão quando era mais pequena.

Mas este Natal ficou marcado pelo visionamento de filmes, a maior parte deles adaptações de livros que me deixavam de pé atrás como Eragon de Christopher Paolini e Stardust de Neil Gaiman. Já estou a ler o segundo, que trouxe logo da biblioteca assim que o vi na prateleira, pois achei o filme hilariante. Já o primeiro convenceu-me a tentar dar uma vista de olhos ao livro, pelo que poderá ser um dos próximos empréstimos, seguido de As Cinzas de Ângela, que tive ontem oportunidade de rever. A convicção de adquirir menos livros continua forte neste novo ano que começa!

Também tive oportunidade de rever o quinto filme da série Harry Potter, que na minha opinião é superior ao livro. Podem ler uma opinião (em inglês) que escrevi aquando do meu primeiro visionamento, em cinema, aqui. Pensar que ainda não tinha saído o sétimo volume. Os anos ultimamente parecem passar a correr… Daí que deseje um bom ano a todos e espero que vos traga tudo de bom.



Editado às 17h08: E porque só agora vi o comentário da Bia a propôr esta brincadeira, aqui ficam (em alguns casos mais uma vez) o melhor e o pior de 2009.

Melhor livro de suspense: Pompeii de Robert Harris
Não é bem suspense, é mais um thriller mas adorei as descrições de Pompeia e do desastre eminente.

Melhor livro de romance: North and South de Elizabeth Gaskell
Já me fartei de explicar o porquê em outros posts e sítios. :P

Melhor capa de livro: Pride and Prejudice and Zombies de Seth Grahame-Smith e Jane Austen
Eu adorei esta capa assim que a vi. É hilariante para além de realmente exemplificar o que vai no interior: uma obra intemporal com zombies. :D
E já agora, uma menção honrosa para as capas da série Uglies de Scott Westerfeld, nomeadamente as do Reino Unido que têm Barbies...

Pior capa do ano: O homem dos seus sonhos de Nora Roberts
Não sou grande apreciadora das capas da Harlequin e esta é um exemplo disso. Acho que deviam concertrar-se apenas numa das imagens, de preferência no casal.

Autor surpresa do ano: Elizabeth Gaskell
Vide críticas ao North and South...

Livro decepção: Elizabeth I Mysteries de Karen Harper
É mais livros decepções, no plural, porque os 3 que li ficaram muito aquém do que esperava e as expectativas não eram tão altas como isso.

Melhor personagem feminina: Mrs. Thornton seguida de perto por Margaret Hale ambas de North and South
A primeira é uma das personagens mais fortes que já encontrei e com um coração que, apesar de parecer gelado, ama incondicionalmente o seu filho. A segunda é também bastante forte, atenciosa e humilde, consolando outros por vezes em detrimento de si própria.

Melhor personagem masculina: John Thornton de North and South
Outra personagem bastante forte e marcada pelo seu passado, bastante orgulhoso mas que, quando confrontado com críticas de quem ama, torna-se mais humilde e aberto a ideias.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...