1 de janeiro de 2010

Austenland [áudio-livro]

Autor: Shannon Hale; Katherine Kellgren (narradora)
Género: chick lit
Editora: Renaissance Press | Nº de páginas: -
Nota: 3/5

Resumo (do site Goodreads): Jane is a young New York woman who never seems to find the right man – perhaps because of her secret obsession with Mr. Darcy, as played by Colin Firth in the BBC adaptation of Pride and Prejudice. When a wealthy relative bequeaths her a trip to an English resort catering to Austen-obsessed women, however, Jane’s fantasies of meeting the perfect Regency-era gentleman suddenly become more real than she ever could have imagined. Is this total immersion in a fake Austenland enough to make Jane kick the Austen obsession for good, or could all her dreams actually culminate in a Mr. Darcy of her own?

Opinião: De tempos a tempos, Jane Austen ganha um novo protagonismo na cena literária, seja por os seus livros ou a sua vida serem adaptados, de forma algo constante, ao pequeno e grande ecrã ou por serem alvo de revisões que lhes juntam zombies ou monstros marinhos. Agora parece também existir um nicho na chick-lit com histórias que mostram como esta autora pode mudar algumas vidas. Já havia lido (e visto) The Jane Austen Book Club e depois de ler a crítica da Slayra a este livro não podia deixar de o ler, ainda que apenas para ver a protagonista
a andar de um lado para o outro em vestuário do século XIX.


Jane é então uma jovem na casa dos 30 e quase tudo o que qualquer mulher pode desejar, faltando-lhe apenas um namorado. Não que nunca os tenha tido, mas as suas relações nunca conhecem um final feliz, muito devido à sua obsessão por Mr. Darcy tal como ele é representado por Colin Firth. Uma tia, sabendo então disto, deixa-lhe em testamento umas férias pagas numa estância que retrata a Inglaterra dos livros de Austen, onde não faltam os cavalheiros para satisfazer o desejo de cada mulher encontrar o seu herói Austen preferido.

Na minha opinião, a protagonista é, quanto muito, obcecada pelo actor pois de outra maneira algumas coisas não lhe aconteceriam. Nunca chegamos a perceber bem o fascínio que Darcy exerce sobre ela (ou então sou apenas eu que não entendo, até porque ele não é meu herói preferido) e não posso deixar de culpar a protagonista por alguns dos romances fracassados, em que ela se atira quase de cabeça sem muitas vezes conhecer bem as pessoas. Além disso é um pouco irritante e repetitiva, com tanto lamento por ninguém gostar dela e decide então mergulhar no mundo Austen, mas depois quer algo real mas é melhor então mergulhar no mundo Austen, mas ninguém gosta dela… e por aí em diante. Felizmente, também é divertida a espaços e foi isto que me fez dar esta nota. Confesso que se tivesse lido talvez não achasse muita piada a certas ocasiões, mas tendo desfrutado desta obra no formato áudio ri bastante em determinadas partes, muito devido à narradora que soube dar a ênfase necessária a algumas expressões. Lembro-me, por exemplo, do momento em que sobressaltada Jane descobre a sua veia ninja ou o “Wooo!” quando se sente disputada por dois homens.

Em termos de desenvolvimento das personagens, só a protagonista se mostra convenientemente desenvolvida. As restantes são estereótipos ou uma cópia barata dos heróis de Austen, onde ficamos sem conhecer os motivos que os levam a agir e ficamos mesmo sem saber se são o que parecem. Quanto à história, é exactamente o que se espera de um livro destes e aconselho com algumas reservas, talvez para um daqueles dias em que se deseja algo leve e engraçado.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...