8 de dezembro de 2008

Poison Study (Study Trilogy, Livro 1)

Autor: Maria V. Snyder
Género: Fantasia
Editora: Mira | Nº de páginas: 409
Nota: 5/5

Resumo (da capa): CHOOSE: A QUICK DEATH OR SLOW POISON…

On the eve of her execution for murder, Yelena is reprieved, but her relief is short-lived. She is to be the Commander of Ixia’s food taster. Can Yelena learn all she needs to know about poisons before an assassin succeeds?

Her troubles have only just begun, however… Valek, her captor, has a uniquely cruel method to stop her escaping; General Brazell, father of the man she killed, still wants her dead; and someone is plotting against the Commander.

Resourceful and wily, Yelena gains friends, survival skills – and more than a few enemies. In a desperate race against time, the Commander’s life, the future of Ixia and the secrets of her own past will be in her hands…


Opinião: Tenho de dizer que as capas por vezes influenciam a minha escolha. Este foi um desses casos. Achei a capa bonita e depois li uma crítica favorável. Pouco mais me levou a comprar o livro. E ainda bem que o fiz!

Eu não compro livros em inglês para ficar com eles, porque cá em casa sou a única que lê (ficção entenda-se) nessa língua, mas para depois trocá-los no BookMooch. Este livro vai constituir por isso uma excepção. É simplesmente fantástico, pelo menos para quem gosta deste género, e achei algo inovador. Eu gosto de fantasia embora ainda não tenha lido muitos livros deste género. A maior parte da fantasia que leio, ou seja Tolkien e George R.R. Martin, parecem transportar-nos para uma época medieval o que não acontece com este livro. Associei-o mais a épocas modernas, industrializadas. Devido ao carácter autoritário e militar, associei-o mais à Alemanha de Bismark apesar de não saber muito sobre este período histórico. Mas passando ao enredo…

O livro conta a história de Yelena a quem, condenada à morte por ter assassinado o filho do General que a acolheu como orfã, é dada mais uma oportunidade de viver. A proposta feita por Valek, braço direito do Comandante (que governa todo o território de Ixia), tem como é óbvio um senão já que consiste em ela aceitar ser a provadora de comida do Comandante, sendo a sua função detectar venenos nos alimentos. Ou seja, apesar da segunda oportunidade, a sua vida continua ameaçada. Seguimos então Yelena no seu treino como provadora, enquanto vai fazendo amigos, evitando inimigos, revelando intrigas e descobrindo-se a si própria.

O mundo encontra-se pouco desenvolvido, vamos conhecendo um pouco de cada vez, quando é necessário para entender o que se passa à nossa volta. O ponto forte é sem dúvida as personagens. Há semelhança de Outlander, vemos relações de amizade nascerem e desenvolverem-se de forma consistente, levando mesmo ao romance. A personagem principal é forte, tendo também as suas fraquezas e os seus fantasmas. Gostei como a autora vai lançando, ao longo do livro, pistas sobre o passado e os poderes de Yelena, sem revelar logo tudo. E o mesmo é válido para os restantes personagens: Valek, o Comandante (cuja história acho a mais interessante), Irys…

A acção e intriga vêm em doses agradáveis, o que nos agarra ao livro para tentar descobrir o que se segue. A isto, junta-se a magia e um bocadinho de romance. Para mim é um livro completo, dando-me tudo o que peço quando leio: um escape do meu dia-a-dia.

4 comentários:

Célia disse...

Na próxima compra que fizer no BookDepository, está decidido qual é um dos livros que vem :)

Já agora, diz-me uma coisa? Que tal o inglês? Achaste fácil?

WhiteLady3 disse...

Também tenho que encomendar os restantes no BookDepository, aproveito e se calhar também peço os da saga Téméraire. :D

Sim, achei o inglês bastante acessível. Acho que senti mais dificuldade ao ler o Black Powder War.

Célia disse...

É só para dizer que já cá canta, prenda de mim para mim :)
Agora vamos ver quando lhe pego...

WhiteLady3 disse...

lol Que bela prenda, digo eu! Espero que gostes tanto como eu gostei. Pode ser que fazendo pressão, ele seja editado em português! Uma moça pode sonhar... Eu devo de oferecer-me os próximos volumes em 2009, este ano não deu para comprar prendas para mim. :(

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...