3 de fevereiro de 2012

Sherlock (2)

Criado por: Mark Gatiss, Steven Moffat
Atores: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman

Mais informação técnica no IMDb.

Temporada: Segunda. Crítica à primeira temporada aqui.

Opinião: Confirma-se, Moriarty é a minha personagem preferida. Tenho um soft spot para personagens loucas e dementes e este Moriarty é demais! Mas todos os personagens estão muito bem conseguidos e os atores vão muito bem.

Tinha alguma curiosidade para ver esta temporada, não só pelo cliffhanger em que tinha acabado a anterior mas sobretudo por Irene Adler entrar. Tive a oportunidade de ler a história em que ela entra e apesar de me recordar pouco da mesma, lembrava-me de que ela era "A Mulher". A única a enganar Sherlock, daí a curiosidade. Acabei, realmente, por gostar bastante do primeiro episódio, "A Scandal in Belgravia". Achei-o hilariante, com tiradas cómicas e pareceu-me existir química entre Lara Pulver e Benedict Cumberbatch. No entanto, a melhor química continua mesmo a ser entre aquele e Martin Freeman. Adorei sempre que Sherlock se entusiasmava e Watson chamava-lhe a atenção para a seriedade do crime em questão ou para como magoava as pessoas à sua volta. De facto, Sherlock sai mais humanizado nesta temporada, seja por se apaixonar (ou pelo menos deixar-se fascinar, até certo ponto, por um elemento do sexo feminino), pedir desculpa quando magoa as pessoas, nomeadamente a pobre Molly (Loo Brealey), defender a Mrs Hudson (Una Stubbs), temer o sobrenatural mesmo que sob o efeito de drogas e constatar que tem pelo menos um amigo.

Acho que foi sobretudo por aqui que a série ganhou nesta temporada, pois há semelhança da anterior e dos livros, houve situações em que descobri primeiro que Sherlock a resolução dos casos, sendo tal mais evidente no segundo episódio. O último é um carrossel de emoções, mas o final acaba por não surpreender. Sabia que tinha algo na manga, sobretudo porque o próprio sabia o que o esperava e achava muito estranho que não se tivesse preparado para o problema final. Agora vai ser curioso é ver como se vai limpar o nome de Sherlock, depois da campanha muito bem orquestrada por Moriarty para lançar a dúvida sobre as verdadeiras capacidades ou intenções de Sherlock.

Citações:

Sherlock Holmes: Please don't feel obligated to tell me that was remarkable or amazing. John's expressed that thought in every possible variant available to the English language.
Irene Adler: I would have you, right here on this desk, until you begged for mercy twice.
(...)
Sherlock Holmes: I've never begged for mercy in my life.
Irene Adler: Twice.

Sherlock Holmes: It's this or Cluedo.
John Watson: Ah, no. We are never playing that again.
Sherlock Holmes: Why not?
John Watson: Because it's not actually possible for the victim to have done it Sherlock, that's why!
Sherlock Holmes: It was the only possible solution!
John Watson: It's not in the rules.
Sherlock Holmes: Well then the rules are wrong!

Moriarty: Every fairy tale needs a good old fashioned villain. You need me or you're nothing — because we're just alike, you and I. Except you're boring. You're on the side of the angels.

Veredito: Vale o dinheiro gasto. Não gosto de me sentir mais inteligente do que a personagem principal, mas mesmo assim aprecio ver as suas deduções e a sua quase incapacidade de viver em sociedade. Além disso, é um enorme prazer ver as várias interpretações e como todas as personagens se relacionam e têm uma paciência enorme para aturarem Sherlock, apesar de tudo o que ele lhes faz ou diz, tem diálogos fantásticos e pormenores que me fazem rir, como o stress com o chapéu. :)

5 comentários:

Quigui disse...

Também gostei bastante desta segunda temporada de Sherlock. Achei que a Lara Pulver este extremamente bem como The Woman. O único contacto que tinha tido com ela foi na 3ª temporada de Robin Hood, que foi bastante medíocre, portanto não tinha lá grande impressão da moça. Mas acho que ela estava perfeita no papel.

O segundo episódio foi bastante assustador, especialmente com o Sherlock a duvidar de si.

O último valeu para parte emocional, já que eu sabia que (em princípio) havia marosca ali com o que acontece ao Sherlock. Há nos livros, e não estava a ver o Moffat e o Gatiss a fugir a isso. Vamos é lá ver como é explicado na temporada 3.

E falando em explicações, gostei bastante de como foi resolvida a situação do final da 1ª temporada. Um ano inteiro de especulações pela internet, e nunca ninguém se lembraria de um telefonema, ao som de BeeGees!

WhiteLady3 disse...

Gah, Robin Hood... Só vi a primeira série e mal. Armitage e o xerife, por muito bons que fossem, não conseguiram que me mantesse atenta à série. Achei mau demais, que raio de Robin Hood. *eye roll* Não cheguei a ver a Lara aí, mas vi-a como fada madrinha da Sookie no Sangue Fresco. O papel era pequeno e não deu para brilhar, mas até gostei da participação dela. Aqui é que realmente se revelou como uma enorme surpresa! Mas acho que o Andrew Scott ofusca todos com o seu demente Moriarty. :D

Sim, o segundo meteu medo, confesso que dei pulos na cadeira, mas acabei por descobrir demasiado cedo o que e quem estava por trás, daí que tenha ficado um bocado dececionada. Mas o mesmo aconteceu no livro. :/

Eu só acho que o terceiro podia ter um pouco mais de suspense no final. Não queria ver logo confirmado a minha suposição, se me faço entender. :/

Ri tanto com a cena da música dos BeeGees! xD Grande momento de tensão e... Ah, ah, ah, ah Stayin' alive, stayin' alive xD O engraçado é que até se adequa à situação e à temporada...

Quigui disse...

As primeiras temporadas até gostei, muito por causa do Armitage (se bem que também gostava muito do Harry Lloyd). Mas a última temporada foi mesmo má, especialmente no início. Foi mesmo o Armitage que me fez continuar a ver (e não ter muitas mais séries para ver na altura).

O Andrew Scott está muito bom como Moriarty, não sei até que ponto está de acordo com os livros, pois o que li de Sherlock Holmes até agora o Moriarty não entrava. Mas eu gostei bastante dele também na 1ª temporada - ele como o Jim, from IT nunca me faria pensar que fosse o Moriarty.

Quanto ao final da temporada 2, sim, acho que teria sido melhor deixar as coisas mais em aberto - tal como fizeram para a temporada 1. Mas mesmo assim vai andar muito zumbido no ar durante o próximo ano a tentar descobrir como é que o Sherlock fez aquilo.

WhiteLady3 disse...

Mas eu gostei bastante dele também na 1ª temporada - ele como o Jim, from IT nunca me faria pensar que fosse o Moriarty.
Também nunca pensei e acho que está aí o seu brilhante génio. Ele consegue passar por pessoa normal e assim despercebido (fá-lo também no 3º episódio desta temporada) mas é completamente demente! Já o Sherlock tem mais dificuldade em fazê-lo, tem de mostrar que é mais brilhante que toda a gente na sala.

Quigui disse...

O Sherlock tem de mostrar que é o mais brilhante, mesmo que a sala esteja vazia. O Moriarty, tirando ao Sherlock, não precisa de se provar, e gosta de trabalhar nos bastidores.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...