31 de janeiro de 2012

Janeiro 2012

Voltamos aos balanços mensais! Este mês li um único livro mas não me parece que tenha sido mau. Peguei nele quando podia e me sentia inclinada para tal, fui pensando sobre o que lia e fui fazendo outras coisas a que precisava de dedicar-me, nomeadamente no que toca a trabalho e organização pessoal. Ainda ando em fase de encontrar o sistema GTD perfeito para a minha pessoa (começou mais ou menos por esta altura), mas devagarinho parece que me vou organizando e atingindo algumas metas a que me tenho proposto. Ao contrário dos anos anteriores, pus por escrito as minhas resoluções deste ano e tem-me feito focar e alterar alguns dos meus maus hábitos. Mesmo assim, ainda estou longe da perfeição, ainda procrastino um pouco, mas não posso mudar de um dia para o outro, não é verdade?

Uma das coisas que andei a fazer foi organizar o meu computador. O de trabalho esteve a arranjar e o facto de ter precisado de fazer backup dos dados levou-me a arrumar pastas e apagar documentos que já não eram necessários. Fiz o mesmo no computador de casa e aproveitei para organizar também o meu Kindle e o Calibre. Este último é um programa para gerir e-books e até agora não tinha atinado com ele, mas com a ajuda da guru do Calibre e do Kindle *vénia à Canochinha* e os artigos do blog Dear Author lá parece que as coisas andam a funcionar como deve ser.

Falando em Dear Author, este blog costuma ter artigos bastante interessantes, tal como esteeste e este. Os últimos fazem referência a uma onda de desentendimentos entre leitores e autores devido a críticas negativas, que deu também origem a este texto da Maggie Stiefvater (sigo o blog dela há algum tempo e tenho um livro dela por ler cá em casa) e a esta série de postagens (link para o dia 1, mas têm os links para os restantes dias no final do post) da Meljean Brook que é hilariante. A sério, esta mulher já era das minhas pessoas preferidas por escrever boas histórias com heroínas fortes e com humor à minha medida, agora estou a um ponto de endeusá-la. :P Outro blog que gosto de seguir é o The OF Blog e também se debruçou um pouco sobre o tema, mas sobretudo sobre alguma imparcialidade que existe entre autores e bloggers. O autor do blog não vê com bons olhos o GoodReads ( :P ) mas não deixa de ser um blog muito interessante e ele lê em português!

Interessante é também este pequeno artigo sobre os e-readers esconderem livros que envergonham os seus leitores, e no qual me revejo sobretudo no que toca àqueles livros de romances com capas sugestivas, por assim dizer, e a entrevista com dois dos meus autores de eleição! Bernard Cornwell e George R.R. Martin a falarem um com o outro! OMD! Deve ter sido por e-mail mas só imaginar os dois a conversarem e a discutirem quem vão ou não matar nos seus livros e como, faz esta fã ficar doida. *regrets nothing!*

Do que me arrependo é do que se segue...

Para quem queria
fazer um rácio do género por cada 5 livros que ler dos que andam cá por casa, posso ir buscar um à biblioteca. Também estou a pensar, para a Feira do Livro, fazer algo como "se lidos x livros dos que tenho, posso comprar y", mas tenho mesmo de poupar e comprar poucos
este ano começou mal. Felizmente não tenho gasto dinheiro, mas os e-books a preço 0 na Amazon hão de ser a minha desgraça. Tenho de ter um pouco mais de controlo e não comprar livros só porque estão a preço 0 e têm uma capa bonita...

Compras e-books:
  • The Centurion's Wife (Acts of Faith, Livro 1) de Davis Bunn, Janette Oke
  • On Little Wings de Regina Sirois
  • Out of Time de Deborah Truscott
  • Child of the Mist (These Highland Hills, Livro 1) de Kathleen Morgan
  • The Lady of Bolton Hill de Elizabeth Camden
  • A Kingdom's Cost, a Historical Novel of Scotland de J.R. Tomlin
  • With This Kiss de Victoria Lynne

Ofertas:
  • Um Toque de Sangue (Sangue Fresco, contos 4.1, 4.3, 5.1, 7.1, 8.1) de Charlaine Harris, ganho num passatempo do blog Sangue Fresco.

Como só li um percebe-se o saldo negativo para a redução da pilha TBR, ainda que tenha sido a pilha do Kindle a aumentar, não deixa de ser uma pilha. Assim sendo a pilha cresceu 7 livros (8 livros comprados - 1 livro lido), tendo agora 398 livros por ler (54 e-books + 344 livros). E isto é um número aproximado que há livros que não adicionei ainda ao GoodReads por serem compras feitas antes de 2007, ano em que comecei a fazer o registo.

As coisas têm realmente de mudar.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...