19 de abril de 2009

Harry Potter and the Goblet of Fire (Harry Potter, Livro 4) [áudio-livro]

Autor: J.K. Rowling; Stephen Fry (narrador)
Género: Fantasia
Editora: Bloomsbury Publishing | Nº de páginas: -
Nota: 5/5

Resumo (do site Amazon.co.uk): It is the summer holidays and soon Harry Potter will be starting his fourth year at Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry. Harry is counting the days: there are new spells to be learnt, more Quidditch to be played, and Hogwarts castle to continue exploring. But Harry needs to be careful - there are unexpected dangers lurking. J.K. Rowling continues to surprise and delight with the power of her rich, demanding and action-packed storytelling.

Opinião: Este é claramente o livro que marca a mudança nesta série, não só por retratar o renascimento de Voldemort, mas porque a própria escrita parece tornar um outro rumo, deixando de ser claramente para crianças, como acontecia com o primeiro. Os personagens crescem, há hormonas no ar, o tom negro, que se começava a notar no segundo livro, adensa-se. Há mortes e desaparecimentos, há um certo clima de insegurança que ameaça não só Hogwarts.

Mais uma vez, tendo conhecimento do que acontece mais à frente, não deixa de ser engraçado encontrar pistas, mais ao menos escondidas, para o que acontecerá ou será explicado nos volumes seguintes.

Novamente, uma excelente continuação desta série, que ainda hoje me continua a fascinar.

4 comentários:

Julianna Steffens disse...

Uma das coisas que mais admiro na Jk é que ela realmente acompanhou o crescimento dos seus leitores, a história evoluiu, e desta forma o Cálice de Fogo realmente é um divisor de aguas para a série de Harry Potter.

WhiteLady3 disse...

Eu também partilho essa opinião, que a JK conseguiu acompanhar o crescimento dos seus leitores. Mostra que ela tinha bastante defenido o público para o qual escrevia e que este cresce, não ficam criancinhas para sempre.

Livros e Outras Coisas disse...

Além de acompanhar os seus leitores, tornou as obras mais fidedignas demonstrando preocupação em criar uma atmosfera mais madura, endurecendo riscos e tornando os cenários mais sombrios, da mesma forte que as suas personagens se desenvolvem - deixando de ser crianças. Lembro-me de sentir arrepios ao ler certas passagens deste volume e de dizer "este harry já não é para crianças".
talvez esse crescimento em sintonia tenha estreitado mais os laços entre os leitores originais e os personagens, ganhando outros adeptos neste percurso.
O meu favorito é o seguinte. Não pude evitar as lágrimas quando Sirius morreu. Já tenho saudades da espera e da aquisição ansiosa de mais um Harry Potter. :)

WhiteLady3 disse...

Lembro-me de sentir arrepios ao ler certas passagens deste volume e de dizer "este harry já não é para crianças".Eu senti o mesmo, é por isso que discordo quando dizem que a série HP é para crianças. Quem diz isso nunca deve ter lido os livros, já que mesmo o segundo volume começa a lidar com a morte e, devo confessar, era arrepiante.

Eu por acaso não gosto do 5º volume. Achei que tinha muita palha, com as hormonas e tal, volta a ser mais infantil, com a história do Grawp e as traquinices do Peeves e mesmo dos gémeos, e a morte do Sirius também não me afectou muito, pelo menos não tanto como a do Dumbledore.

Mas concordo, também tenho saudades de esperar por mais um volume do HP. Nunca fui de ir comprá-los à meia noite ou no dia a seguir ao lançamento, mas adorava teorizar o que aconteceria no próximo volume... Bons tempos. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...