22 de setembro de 2008

Ladies in Lavender/O Amor Não Escolhe Idades

Informação técnica no IMDb.

Director: Charles Dance
Escritores: Charles Dance (adaptação) e William J. Locke (conto)
Actores: Maggie Smith, Judi Dench, Daniel Brühl, Natasha McElhone
Nota: 4/5

Tomei conhecimento deste filme há algum tempo atrás, devido ao facto de a banda sonora contar com um violinista que aprecio (não que eu conheça muitos ou oiça com frequência), Joshua Bell. Por um acaso, estava a fazer zapping quando me deparei com o filme.

Para fugir à pressão nazi, Andrea, um jovem violinista polaco, parte rumo à América sendo atirado para fora do navio, a meio a viagem, por uma violenta tempestade. Acaba por dar à costa na Cornualha onde duas irmãs, solteiras e já de certa idade, o encontram e decidem tomar conta dele. Nasce então uma tensão entre as irmãs, já que, nomeadamente, Úrsula (personagem interpretada por Judi Dench) se apaixona pelo jovem e vê nele uma hipótese de ser amada, como nunca foi; além de se criar um sentimento de posse, quando as irmãs sentem o perigo da aproximação da artista russa Olga Daniloff (Natasha McElhone), após esta ouvir o jovem tocar.

É um filme algo triste mas encantador, com uma banda sonora belíssima (o concerto final é capaz de trazer lágrimas aos olhos), que mostra como um acontecimento pode mudar uma vida pacata e trazer mesmo a esperança de melhores dias, quando se teve uma vida algo vazia até então. Mas o que mais me impressionou neste filme foram as excelentes actuações de Maggie Smith e de Judi Dench, muito naturais e em extrema sintonia. Duas verdadeiras actrizes, duas grandes actrizes. Só por elas, pela sua interacção, pela sua polidez, pela sua interpretação, vale a pena ver o filme.

Altamente recomendado.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...