4 de novembro de 2014

Em Parte Incerta

Realizador: David Fincher
Adaptação do livro Gone Girl de Gillian Flynn pela própria
Atores: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris

Mais informação técnica no IMDb.

Opinião: Era um dos filmes que mais aguardava e para o qual mais expectativas tinha, não só por adaptar um dos livros que mais mexeu comigo no ano passado, mas porque a cada notícia via a minha visão passar para o ecrã. Só não me tinha apercebido que o Neil Patrick Harris (Barney!) entrava, já que a dada altura preferi ignorar as notícias para esfriar o entusiamo, mas apesar de não corresponder à ideia que tinha do Desi acabou por ser uma excelente escolha e fazer um ótimo trabalho.

Como várias adaptações que tenho visto, não será melhor que o original mas nem por isso deixa de ser uma boa obra em si mesma. A meu ver, acaba por ser uma excelente adaptação mesmo que alguns temas não tenham sido tão explorados como no livro, como acontece com a relação familiar do Nick e até a história do Punch and Judy, que levam a conhecer mais as personagens com que estamos a lidar. Limites de tempo acabam por ter coisas destas, mas não me parece ter estragado a coisa, e melhor que ninguém a Gillian Flynn soube ver o que da sua história seria o essencial. Não foi por aqueles temas terem sido aprofundados que o filme deixou de ter o aspecto doentio da obra original. Tanto teve que o meu irmão saiu de lá chocado. xD

David Fincher é um dos nossos realizadores de eleição e só por isso o meu irmão queria ver o filme. Quando percebeu que eu tinha lido o livro, tentou tirar-me o que eu sabia, um pouco como fazemos com As Crónicas de Gelo e Fogo, já que o meu irmão não lê e não se importa com spoilers, quer é saber o que acontece mesmo quando lhe digo que ainda não li os livros todos. No entanto, se o spoilo em "A Guerra dos Tronos", e spoilo-me de livre vontade porque digamos eu também preciso de saber o que acontece, com "Gone Girl" remeti-me ao silêncio dizendo-lhe apenas "vais gostar de ir às escuras e vais querer ver uma comédia romântica depois do filme para voltar a acreditar no amor". Perante a última parte o meu irmão ria-se... mas ri melhor quem ri por último e a cara chocada do meu irmão no meio do cinema numa determinada cena é das coisas que vou guardar com mais carinho na memória. Assim como ele a dar-me razão no final do filme e dizer que realmente precisava de ver algo fofinho para voltar a acreditar no amor. :D *huge grin* Geralmente é ao contrário, eu é que lhe dou razão e ele NUNCA me dá ouvidos, mas I won this time! \o/ :D

O elenco pareceu-me muito bem conseguido, não me recordo de quem tinha pensado para Nick (e se ainda não viram as escolhas do SLNB para o casting, não sabem o que perderam xD ) mas assim que vi o nome do Ben Affleck e o trailer, sobretudo o sorriso parvo que dá vontade de lhe dar um murro na cara, soube que era o meu Nick. Quanto à Rosamund Pike só a conhecia como Jane Bennett (só depois me lembrei que ela entrou num filme do Bond mas é normal que me tenha esquecido porque é mesmo fraquinho) que é um amor de pessoa, pelo que aqui me surpreendeu pela positiva, ainda que na primeira parte não a tenha sentido como vítima. Mas a verdade é que mesmo durante a leitura nunca senti a Amy como vítima, sempre me pareceu que algo não batia bem, e voltou a acontecer no filme por isso não tenho nada a apontar. No entanto, no filme fez mais sentido a Amy ser enganada e ir parar aos braços do Desi (no livro pareceu-me completamente out of character) e o final continua a mesma coisa perturbadora, ficando até mais patente a relação doentia de ambos e como ambos trazem ao de cima o melhor mas sobretudo o pior do outro.

Concluindo, é uma belíssima adaptação do livro, na medida em que está fiel e entende-se que nem tudo possa estar lá, mas a mensagem é passada e é, muito provavelmente, dos melhores filmes que vi este ano.

Veredito: Para ter na estante.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...