9 de janeiro de 2014

O Corcunda de Notre Dame

Diretor: Gary Trousdale, Kirk Wise
Baseado no livro Nossa Senhora de Paris de Victor Hugo por Tab Murphy, Irene Mecchi, Bob Tzudiker, Noni White e Jonathan Roberts
Atores: Tom Hulce, Demi Moore, Tony Jay, Kevin Kline

Mais informação técnica no IMDb.

Quando e onde o vi: 5 de janeiro, em casa já que uma colega emprestou-me o DVD. Vi a versão original porque, apesar de achar que as edições portuguesas são magníficas, agora prefiro ver no original porque se perde sempre algo com a tradução. Em alguns casos ganha-se, continuo a preferir a piada do enxofre do "Shrek" ao original, mas geralmente perde-se. Mas claro que a ver alguns dos meus preferidos de infância, é sempre em português. Primeiro amor e tal. <3 Conta para o desafio Disney Movie Challenge.

Opinião: Talvez seja incrível mas nunca vi este filme. Na verdade, e apesar de ser fã da Disney, quase sempre revi a mesma dezena de filmes que tinha por casa em VHS. Só de vez em quando consegui ver outros, que os meus tios alugavam em videoclubes, pois darem filmes de animação na TV era coisa impensável. Mesmo assim, este nunca vi, nem sequer tinha curiosidade em ver, pois pensava que seria uma outra espécie de "A Bela e o Monstro", mas sem a grandiosidade e a piada daquele, nem Monstro fofinho. :P Mas o facto é que, até pode não ser tão bom como "A Bela e o Monstro", mas vai daí sou parcial, o que não quer dizer que não seja um muito bom filme.

Tenho de começar por dizer que o desenho das personagens não me apelou tanto (pode ser impressão minha mas houve alturas em que os personagens me pareceram estranhos, que as feições não eram semelhantes) mas em termos de cenários é belíssimo, sobretudo no que à Catedral diz respeito, pois é simplesmente magnífica. Mas se o desenho não me convenceu, fê-lo o carácter das personagens, sobretudo Esmeralda que é fantástica. Eis um exemplo a seguir! Talvez tirando a parte do "varão"... :P Uma personagem feminina forte, que se sabe defender e desenrascar sozinha, ajudando também quem precisa. Sai um pouco do cânone e só ganha com isso.

O tom do filme também me pareceu mais sombrio. Tom em termos de conteúdo, pois a cidade de Paris e a Catedral acabam por ter imensa luz e vida. Apesar de aparentemente leve, o tema da descriminação não passa despercebido assim como a luxúria. Sim, eu vi um filme da Disney com referências sexuais?! Ok, n'"O Rei Leão" a Nala faz "olhos de cama" *momento solene pela perda da inocência característica da infância*, mas aqui o Frollo fala em fogo (do género "que arde sem se ver"), ficar fora de controlo ao ver Esmeralda dançar, diz "this fire in my skin, this burning, desire, is turning me to sin". Mas está claro que a culpa não é dele, é a bruxa que o enfeitiça... *revira os olhinhos* Não me admiraria de ver uma cena de violação, se não fosse de um filme de animação que estivesse a falar, e de tal servir de desculpa (e deixem-me já dizer que não é desculpa, não há desculpas para violações). Toda a música "Hellfire" é brilhante no ardor e urgência que transmite sobre o desejo sexual/carnal e não deixa de ser interessante como, apesar do ato de contrição por trás e referências à "Beata Maria", esta cena assemelha-se ao de alguém a fazer um pacto com o Demónio. É sem dúvida das melhores cenas que já vi.

Mas aquela não é a única música que se destaca, também gostei de "God Help the Outcasts", que me fez pensar na numa questão que me tinha surgido durante a leitura de The Handmaid's Tale, e claro "Someday" que não sabia pertencer a este filme! A sério, conheço-a e adoro-a há anos (ANOS!), desde que a ouvi pela primeira vez na voz de Chloë Agnew das Celtic Woman, e não sabia de onde era originária! Eu bem achei estranho algumas melodias durante o filme me lembrarem a música, ia mesmo cantando-a para mim, até que começam a rolar os créditos e eis que ela toca, numa versão que apesar de tudo não gostei por aí além (é a tal coisa do primeiro amor :P) mas que nem por isso me deixou de fazer parecer uma Madalena arrependida. *lágrimas* A letra da música mexe comigo, que posso dizer?

O humor não é nada de especial, as gárgulas são engraçadas mas é só isso. Achei o Febo um bocado chato, o típico gajo que conquista a moça. Eu até entendo porque ficou com ele e não vou dizer que ele estar ou não estar é a mesma coisa, porque ele tem impacto na história, mas sinceramente não via grande necessidade de um interesse amoroso. Mas isto sou eu que quero heroínas que mostrem que casar e ter filhos não é tudo o que há na vida para uma mulher. Entendo que sou eu que peço demais, ou peço finais que me agradem (apesar de ler romances em que fico toda "OMD eles ficaram juntos no fim!", sim sou a contradição em pessoa), mas que há que obedecer a certas regras e, afinal de contas, trata-se da adaptação de um clássico da literatura e na época a condição da mulher era diferente.

Posto isto, se ainda não viram não sejam parvos como eu e adiem o visionamento deste filme. A sério, às vezes só me apetece dar porrada no meu "eu" passado, mais ao menos como o Marshall faz num episódio de "HIMYM".

Veredito: Vale o dinheiro gasto. É um filme que me imagino a rever, não tanto por toda a história mas há bons momentos. Além disso quero ler o livro em que se baseia. Na verdade já ando para ler o livro desde que fui a Paris, onde visitei e apaixonei-me pela Catedral e a sua vista. Cheguei a dizer que odiava a cidade, jamais queria ir a Paris, e que vim de lá a adorá-la e a querer voltar? Só mais uma prova do quanto os meus juízos de valor podem estar, e geralmente estão, redondamente enganados. :P

1 comentário:

Tita disse...

Gostanto de filmes de animação <3
Já vi O Corcunda de Notre Dame há tantos anos e o que mais recordo é mesmo a banda sonora =) Tenho que rever.
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...