17 de novembro de 2013

Before Midnight

Diretor: Richard Linklater
Escritor: Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke
Atores: Julie Delpy, Ethan Hawke

Mais informação técnica no IMDb.

Opinião: Finalmente consegui ver o final desta trilogia (ficará realmente por aqui?) que se revelou uma das melhores descobertas que fiz este ano. A sério, isto é o que acontece quando uma pessoa não dedica tanto tempo ao cinema como devia. Só acaba por descobrir pérolas tarde demais...

Mais uma vez é um excelente filme sobre relações e pareceu-me o mais real dos três. Não há coincidência nem encontro acidental, há 9 anos que Celine e Jesse vivem juntos, construíram uma vida a dois e têm duas filhas. Numa viagem de férias à Grécia, Jesse despede-se do filho do seu primeiro casamento, que estava a passar férias com a sua nova família, digamos assim, e as inevitáveis inseguranças aparecem. Como passar mais tempo com ele? E se voltasse para a América? Mas Celine também é assaltada por dúvidas e o pior parece acontecer.

Como já disse e não me canso de repetir, estes são dos filmes mais românticos e o melhor retrato de relações que já vi e este, sobretudo este, é fantástico ao ilustrar o corrupio de emoções pelas quais atravessa um casal, com ou sem filhos, e que a frase "e foram felizes para sempre" tantas vezes esconde. Nem sempre é fácil, há dúvidas, desconfianças, algumas desilusões. Há discussões... intensas, cruas e verdadeiras, onde cada um tem o seu coração na boca e os nervos à flor da pele. Há discussões que tornam as relações mais fortes ou acabam definitivamente com elas. É disso que é feito este belíssimo filme.

Quase que espero que façam outro, talvez daqui a mais 9 anos, porque me parece um dos melhores exercícios em termos de desenvolvimento de relações que tive oportunidade de ver e parece-me que há ainda espaço para estes personagens e a sua relação crescerem, há ainda questões que podem ser exploradas. Mais uma vez, gostei do final, mas como é deixado tão aberto como os seus antecessores só posso desejar uma continuação, embora também não me importe se ficar por aqui.

Veredito: Para ter na estante. Toda a trilogia, caso não hajam mais filmes, mas posso ter mais um? Posso? É extraordinário acompanhar a relação de Celine e Jesse e penso que seria ainda mais extraordinário se tivesse acompanhado conforme cada um foi saindo. Parece-me um caso de as personagens evoluem e o público evolui também com as personagens, talvez não no mesmo sentido mas não deixa de haver uma maturação. Deve de acabar por ser algo semelhante ao encontrar um amigo vários anos depois e porem-se a par da vida do outro.

2 comentários:

nel disse...

Eu adoro esta trilogia. Fui ver este ao cinema com o meu namorado e gostámos os dois imenso.

WhiteLady3 disse...

Esta é daquelas coisas que me faz querer viajar no tempo e dar um par de estalos ao meu "eu" passado por não ter visto antes. Este não fui ver ao cinema, acabei por ver os três em casa, mas a existir um quarto fillme *faz figas* não o devo de perder no cinema.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...